go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
1° Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança
Venha comemorar dançando o Dia Internacional da Dança!
Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Associação Pró-Dança, Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba e Piradança apresentam o 1° Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança.


Voltado para bailarinos pré-profissionais e profissionais, além de professores, jornalistas e fotógrafos de dança, o 1° Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança aconteceu entre os dias 29 de abril e 03 de maio, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, no Engenho Central. (Av. Maurice Allain, 454). Todas as atividades foram gratuitas mediante inscrição e seleção. O evento também arcou com alojamento e alimentação dos selecionados.

O Ateliê deu continuidade às atividades de produção, difusão e sustentação da dança cênica e promoveu um estudo teórico-prático de técnicas de dança (clássica e contemporânea) e de métodos de formação do bailarino dos dias de hoje, buscando dar acesso a técnicas e práticas corporais com mestres de renome nacional e internacional.

Durante cinco dias os participantes se dividiram em quatro grupos distintos para aulas de Balé Clássico, Improvisação e Composição, Dança Contemporânea, História da Dança do Brasil, História da Dança do Ocidente. Todos participaram de processos coreográficos assinados por importantes coreógrafos do Brasil e exterior. Durante o dia, as atividades ocorreram nas salas de ensaio e, a noite, nos palcos. Nos dias 29 e 30 de abril, às 20h30, a SPCD apresentou obras de seu repertório; no dia 1º de maio, a Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba) subiu ao palco; e, no dia 3, os alunos apresentaram os processos coreográficos desenvolvidos ao longo dos quatro dias. Os espetáculos tiveram mediação de Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, e aconteceram no Teatro Municipal Erotides de Campos.

Os professores ouvintes tiveram uma programação especial. Além de acompanharem as aulas participaram de conversas sobre dança clássica, contemporânea, metodologia e criação mediadas por Marcela Benvegnu, coordenadora de Educativo e Comunicação da SPCD, e convidados. Os jornalistas e fotógrafos selecionados tiveram o acompanhamento de um orientador e produziram um material especialmente para o blog do Ateliê e para o Jornal de Piracicaba.
Somou-se às apresentações noturnas, o Espetáculo Aberto Para Estudantes e Terceira Idade, que aconteceu no dia 30 (quarta-feira), às 15h, também no Teatro Municipal Erotides de Campos. Nesta ação, o público estabeleceu um contato geral com o universo da dança: assistiu a coreografias e trechos de obras do repertório da SPCD e recebeu um material didático com ilustrações assinadas por cartunistas brasileiros. Durante a atividade, Inês Bogéa subiu ao palco para mediar brincadeiras com os alunos, trazendo a dança para uma linguagem lúdica e divertida. A atividade foi gratuita.

Dentre as personalidades do cenário da dança nacional e internacional que participaram do 1º Ateliê Internacional SPCD estão:

PROFESSORES E ORIENTADORES | Dimitri Magitov, professor de balé da John Cranko Scholl (Stuttgart, Alemanha); Hilary Cartwright, professora convidada do The Juilliard School (Nova York, Estados Unidos); Ludmila Sinelnikova, professora de dança clássica da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Rússia/Brasil); Luiz Fernando Bongiovanni, professor, coreógrafo e diretor do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias (Brasil); Paulo Caldas, diretor e coreógrafo da Staccatto Cia. de Dança (Brasil); Miriam Druwe, professora, coreógrafa e diretora artística da Cia. Druw (Brasil); Vera Aragão, professora do curso de Dança do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade (Brasil); Tíndaro Silvano, professor e coreógrafo, desenvolve criações para companhias nacionais e internacionais (Brasil); Ana Terra, professora do curso de graduação em Dança da Universidade Anhembi Morumbi (Brasil); Henrique Rochelle, pesquisador e teórico de dança (Brasil), Eleni Destro, codiretora da revista Corre! (Brasil) e Wilian Aguiar, fotógrafo especializado em dança (Brasil).

COREÓGRAFOS | Allan Falieri, bailarino, coreógrafo e professor convidado em festivais de dança no Brasil e exterior (Madrid/Brasil); Clébio Oliveira, bailarino, coreógrafo e professor de dança contemporânea (Berlim/Brasil); Daniela Cardim, assistente de direção, professora, ensaiadora e coreógrafa do New English Ballet Theatre (Londres); Eric Frederic, maître do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Bélgica/Brasil); Erika Novachi, professora e coreógrafa, diretora residente do Galpão 1 Cia. de Dança (Brasil); Samuel Kavalerski bailarino e coreógrafo, assistente de coreografia do projeto MOV_OLA (Brasil); Beatriz de Almeida, professora, coreógrafa e diretora do Estúdio de Dança Beatriz de Almeida (Brasil) e Jorge Teixeira, diretor artístico da Cia. Brasileira de Ballet e diretor-fundador do Conservatório Brasileiro de Dança (Brasil).

Saiba mais sobre cada um deles aqui

Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD