Secretaria da Cultura
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

EDUCATIVO

1º Ateliê
Internacional
SPCD (2014)

Foto: SPCD


Voltado para bailarinos pré-profissionais e profissionais, além de professores, jornalistas e fotógrafos de dança, o 1° Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança aconteceu entre os dias 29 de abril e 03 de maio, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, no Engenho Central. (Av. Maurice Allain, 454). Todas as atividades foram gratuitas mediante inscrição e seleção. O evento também arcou com alojamento e alimentação dos selecionados.

O Ateliê deu continuidade às atividades de produção, difusão e sustentação da dança cênica e promoveu um estudo teórico-prático de técnicas de dança (clássica e contemporânea) e de métodos de formação do bailarino dos dias de hoje, buscando dar acesso a técnicas e práticas corporais com mestres de renome nacional e internacional.

Durante cinco dias os participantes se dividiram em quatro grupos distintos para aulas de Balé Clássico, Improvisação e Composição, Dança Contemporânea, História da Dança do Brasil, História da Dança do Ocidente. Todos participaram de processos coreográficos assinados por importantes coreógrafos do Brasil e exterior. Durante o dia, as atividades ocorreram nas salas de ensaio e, a noite, nos palcos. Nos dias 29 e 30 de abril, às 20h30, a SPCD apresentou obras de seu repertório; no dia 1º de maio, a Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba) subiu ao palco; e, no dia 3, os alunos apresentaram os processos coreográficos desenvolvidos ao longo dos quatro dias. Os espetáculos tiveram mediação de Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, e aconteceram no Teatro Municipal Erotides de Campos.

Os professores ouvintes tiveram uma programação especial. Além de acompanharem as aulas participaram de conversas sobre dança clássica, contemporânea, metodologia e criação mediadas por Marcela Benvegnu, coordenadora de Educativo e Comunicação da SPCD, e convidados. Os jornalistas e fotógrafos selecionados tiveram o acompanhamento de um orientador e produziram um material especialmente para o blog do Ateliê e para o Jornal de Piracicaba.

Somou-se às apresentações noturnas, o Espetáculo Aberto Para Estudantes e Terceira Idade, que aconteceu no dia 30 (quarta-feira), às 15h, também no Teatro Municipal Erotides de Campos. Nesta ação, o público estabeleceu um contato geral com o universo da dança: assistiu a coreografias e trechos de obras do repertório da SPCD e recebeu um material didático com ilustrações assinadas por cartunistas brasileiros. Durante a atividade, Inês Bogéa subiu ao palco para mediar brincadeiras com os alunos, trazendo a dança para uma linguagem lúdica e divertida. A atividade foi gratuita. Dentre as personalidades do cenário da dança nacional e internacional que participaram do 1º Ateliê Internacional SPCD estão:

PROFESSORES E ORIENTADORES | Dimitri Magitov, professor de balé da John Cranko Scholl (Stuttgart, Alemanha); Hilary Cartwright, professora convidada do The Juilliard School (Nova York, Estados Unidos); Ludmila Sinelnikova, professora de dança clássica da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Rússia/Brasil); Luiz Fernando Bongiovanni, professor, coreógrafo e diretor do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias (Brasil); Paulo Caldas, diretor e coreógrafo da Staccatto Cia. de Dança (Brasil); Miriam Druwe, professora, coreógrafa e diretora artística da Cia. Druw (Brasil); Vera Aragão, professora do curso de Dança do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade (Brasil); Tíndaro Silvano, professor e coreógrafo, desenvolve criações para companhias nacionais e internacionais (Brasil); Ana Terra, professora do curso de graduação em Dança da Universidade Anhembi Morumbi (Brasil); Henrique Rochelle, pesquisador e teórico de dança (Brasil), Eleni Destro, codiretora da revista Corre! (Brasil) e Wilian Aguiar, fotógrafo especializado em dança (Brasil).

COREÓGRAFOS | Allan Falieri, bailarino, coreógrafo e professor convidado em festivais de dança no Brasil e exterior (Madrid/Brasil); Clébio Oliveira, bailarino, coreógrafo e professor de dança contemporânea (Berlim/Brasil); Daniela Cardim, assistente de direção, professora, ensaiadora e coreógrafa do New English Ballet Theatre (Londres); Eric Frederic, maître do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Bélgica/Brasil); Erika Novachi, professora e coreógrafa, diretora residente do Galpão 1 Cia. de Dança (Brasil); Samuel Kavalerski bailarino e coreógrafo, assistente de coreografia do projeto MOV_OLA (Brasil); Beatriz de Almeida, professora, coreógrafa e diretora do Estúdio de Dança Beatriz de Almeida (Brasil) e Jorge Teixeira, diretor artístico da Cia. Brasileira de Ballet e diretor-fundador do Conservatório Brasileiro de Dança (Brasil). Saiba mais sobre cada um deles aqui.

São Paulo Companhia de Dança: Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Trip Advisor
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Para falar com a Ouvidoria clique aquiOuvidoria da
Sec. de Estado da Cultura

Telefone: (11) 2627 -8054
Portal Transparência Cultura
www.transparenciacultura.sp.gov.br
Contador Amigo