Secretaria da Cultura
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

EDUCATIVO

Campos do Jordão
3º Ateliê
Internacional
SPCD (2017)

lago
Foto: Douglass Fagundes

O Auditório Claudio Santoro e o Museu Felícia Leirner são espaços reconhecidos nos calendários sociais e culturais da cidade de Campos de Jordão, atuando em três diferentes frentes: artes visuais, música e patrimônio ambiental. A realização do 3º Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança nesses espaços amplia ações de formação e difusão da dança no Estado.

O Auditório divide espaço com o Museu Felícia Leirner, que conta com 85 esculturas em cimento branco, granito e bronze em meio à área remanescente da Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira e abriga uma rica biodiversidade e inclui espécies ameaçadas de extinção. Tanto o auditório quanto o museu são administrados pela Organização Social de Cultura ACAM Portinari - Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, parceira da Companhia na realização do 3º Ateliê Internacional SPCD. A presença da São Paulo Companhia de Dança em Campos do Jordão remonta a 2010, quando a Companhia se apresentou na cidade durante o 41º Festival de Inverno de Campos do Jordão com grande sucesso.

HISTÓRICO

Localizado no interior do Estado de São Paulo, a 173 km da capital, o município foi fundado em 1874. A partir do final do século 19, Campos do Jordão ganhou fama de ser um local adequado para o tratamento de doenças pulmonares devido ao seu clima. O turismo começou a se desenvolver na cidade a partir dos anos 1950 e, atualmente, é a principal fonte de renda da cidade, que se tornou um dos principais destinos de inverno do país. As indústrias de confecção de malhas, de fabricação de chocolates, o artesanato e a exploração de água mineral, constituem outras fontes de arrecadação local.

Campos do Jordão é um importante centro cultural do Vale do Paraíba. A cidade é sede do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins, reconhecido nacional e internacionalmente como um importante evento de música erudita e do Festival da Viola. Em Campos do Jordão está o Palácio Boa Vista, que abriga um amplo acervo de arte do período colonial e modernista brasileiro, o Museu de Xilogravura, maior de seu tipo no país, além do Museu Felícia Leirner e do Auditório Claudio Santoro.

TURISMO E LAZER

Campos do Jordão é uma das 70 estâncias do Estado de São Paulo, sendo classificada como estância climática. A cidade abriga o mais antigo Horto Florestal do Brasil, com a maior reserva natural da nativa araucária de São Paulo. Conheça alguns dos principais pontos turísticos do município:

Parque Estadual de Campos do Jordão-Horto Florestal - Com uma área de 8.300 hectares de natureza preservada, com araucárias centenárias, trilhas para caminhadas, fauna diversificada e áreas de piquenique, o Parque Estadual de Campos do Jordão também é conhecido como Horto Florestal.

Teleférico – Construído em 1970, é o primeiro monocabo do Brasil. Possui 74 assentos e transporta os turistas até o Morro do Elefante, a 1.800 metros de altitude.

Parque Amantikir – – Composto por um conjunto de jardins com cerca de 70 espécies de plantas cultivadas, o parque recebe milhares de turistas.

Vila Capivari – Bairro nobre da cidade, concentra bares, restaurantes, lojas, hotéis e grande parte da vida noturna. A maioria das construções da área são inspiradas na arquitetura europeia.

Horto Florestal e parque Amantikir
Foto: Tadeu Sales
São Paulo Companhia de Dança: Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2018
Temporada 2017
Temporada 2016
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Trip Advisor
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Para falar com a Ouvidoria clique aquiOuvidoria da
Sec. de Estado da Cultura

Telefone: (11) 2627 -8054
Portal Transparência Cultura
www.transparenciacultura.sp.gov.br
Contador Amigo