Secretaria da Cultura
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

EDUCATIVO

Convidados
3º Ateliê
Internacional
SPCD (2017)

Ady Addor (professora orientadora dos professores)

Ady Addor
A carioca Ady Addor foi primeira bailarina e atuou em companhias como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Balé do IV Centenário, Ballet Nacional da Venezuela, Ballet Nacional de Cuba e American Ballet Theatre, de Nova York. Famosa por sua qualidade como bailarina dramática, encerrou a carreira na dança em 1961, aos 26 anos e, desde então, dedica-se à família em São Paulo. Montou uma escola no bairro de Pinheiros, o histórico Balleteatro. Foi professora do Balé da Cidade e continua sendo uma das mais respeitadas maîtresses de balé do país.

Al Barker (pianista)

Al Barker
É músico de formação erudita e popular. Ganhou diversos prêmios em concursos infantis, como Prêmio “Jovens Solistas OSESP 1985”. Foi pianista da TV Cultura por ocasião do “Festival Cultura 2006”. Participou da fundação e geriu a Orquestra Poplar da UNIBES entre 1998 e 2008, como professor arranjador e regente de grupos de crianças entre 8 e 15 anos num projeto focado em “ganho de auto-estima” para crianças carentes (300 crianças a cada ano). Apresentações: Azael Rodrigues, Bourbon Jazz Festival Paraty, Celine Imbert, Claudia Riccitelli, Dave Gordon, Gabriel Improta, Maestro Fabio Mechetti, Heartbreakers, Jair Rodrigues, Izzy Gordon, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), XVI Festival de Inverno de Campos do Jordão, dentre outras.

Ana Cláudia de Mattos Carvalho (orientadora de jornalismo)

Ana Cláudia de Mattos Carvalho
Atualmente proprietária da Texteria Imprensa & Cia, especializada em comunicação.Trabalhou em redações e assessorias de empresas privadas e órgãos públicos – como as prefeituras de Manaus e São José dos Campos. Em 2003, mudou-se para Manaus (AM), trabalhando nos jornais O Estado do Amazonas, O Diário do Amazonas, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Doutor Thomas. Já em 2007, retornou para São José, cidade onde cresceu, ingressando como repórter do Jornal Valeparaibano / O Vale. Atuou ainda como correspondente no Litoral Norte de São Paulo e editora do projeto Sua Vida (páginas temáticas) e de cadernos especiais.

Edison Araya (professor de balé clássico)

Edson Araya
É integrante do corpo de baile do Ballet de Santiago do Chile desde 1998, participando de todo o repertório da companhia. Trabalhou sob a direção de grandes personalidades como Ivan Nagy, Márcia Haydée e Ricardo Bustamante, entre outros. Desde 2000, atua como professor paralelamente à sua carreira no Ballet de Santiago, ministrando aulas na Faculdade de Artes da Universidade do Chile, na escola de Brigitte D’Harroche em Barcelona (Espanha) e na Academia de Dança Clássica de Brasília. Nos últimos anos tem se dedicado à fotografia de dança.

Edson Santos (professor de jazz)

Edson Santos
É professor e coreógrafo, com ênfase em lyrical jazz e contemporary jazz. Durante 13 anos foi bailarino e assistente de coreografia de Roseli Rodrigues no Grupo Raça Cia de Dança, onde também foi coordenador de dança, assim como no Instituto Gustavo Gomes. Foi professor convidado e mediador em diversos eventos de dança. Atualmente é coreógrafo e diretor artístico da Cia. Independente de Dança de SP, membro do comitê de especialistas em dança para pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Biomecânica do Movimento e da Postura Humana da USP e um dos responsáveis pelo primeiro curso de capacitação de professores em Jazz Dance do Estado de São Paulo.

Eva Schul (professora de dança contemporânea)

Eva Shul
Nascida em Cremona (Itália), Eva Schul reinventou a dança moderna e contemporânea no Sul do Brasil. Com importante passagem na área de gestão, Eva contribuiu para a criação dos cursos superiores de Dança e Teatro na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), foi assessora-diretora de dança do Instituto Estadual de Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura (IEACEN/RS). Entre suas principais criações estão as coreografias Ecos do Silêncio, Joplin Blues, Hall of Mirrors, Tiro Liro Livre e Canção da Experiência, que receberam premiações no Festival de Dança de Joinville/SC. Há 25 anos, dirige a Ânima Cia de Dança em Porto Alegre, atuando também como coreógrafa da Cia. Municipal e professora do Grupo Experimental da prefeitura de Porto Alegre.

Joseph Arena (orientador de fotografia)

Joseph Arena
É diretor da Arena Lótus Filmes e Fotografias, além de fotógrafo, cinegrafista e professor de fotografia/cinegrafia. No total tem 31 anos de experiência (21 como fotógrafo e 10 como cinegrafista), e já recebeu 24 prêmios nacionais de Fotografia e 14 prêmios internacionais de Fotografia, entre eles 3º lugar no Nikon Photo Contest no Japão e 6 anos consecutivos na lista dos melhores do mundo da revista francesa Photo. Aos 17 anos leu um livro sobre técnica fotográfica que era de seus avós e começou a praticar como autodidata, até decidir abandonar a faculdade de psicologia e se dedicar exclusivamente a Fotografia, fazendo vários cursos e workshops desde então.

Sérgio Rocha (professor de dança contemporânea)

Sérgio Rocha
Sérgio Rocha é bailarino, coreógrafo, percussionista, cantor, compositor e professor de dança contemporânea, sapateado e percussão corporal em movimento. Iniciou seus estudos em dança em 1979, em Belo Horizonte e, como profissional, dançou nas Companhias Vacilou Dançou (RJ), República da Dança (SP) e Cisne Negro Cia. de Dança (SP). Em 2001, fundou a Companhia Repentistas do Corpo onde atua, coreografa e dirige seus trabalhos autorais. Assina coreografias do repertório das companhias Corpo de Dança do Amazonas, Cia. de Dança de Diadema e La Mínima Cia. de Dança, além de desenvolver workshops de Percussão Corporal em Movimento e Dança Contemporânea.

Carlos Eduardo Pereira da Silva (fisioterapeuta e palestrante)

Andrea Pivatto
NNascido em Campos do Jordão, graduou-se em Fisioterapia em 2005, especializou-se em Ortopedia em 2007 e em Acupuntura em 2009. Possui mestrado em Engenharia Biomédica. É titular da clínica CAEFISIO.

Gisèle Santoro (palestrante)

Gisèle Santoro
Membro dos júris dos concursos internacionais de dança de Varna, Moscou, Paris, Osaka, Montevidéu, Houlgate, Garches, Evry, dos nacionais do Rio de Janeiro, Belém e Taguatinga. Foi membro do júri de seleção do Prêmio Estadão de Cultura. Conhecida internacionalmente como Maître de Ballet, pedagoga e coreógrafa, Gisèle atuou no Brasil, na Europa (Itália, Alemanha, França, Áustria), nos Estados Unidos (New York, Buffalo, Miami, Iowa, Los Angeles), na Austrália (Melbourne, Sidney), no Paraguai, Rússia, Japão e Uruguai. Diplomou-se na Escola do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, integrando seu corpo de baile. Posteriormente entrou para a Fundação Brasileira de Ballet, convidada por E. Feodorova, com quem efetuou Pós-Graduação. Fundou em 1985 o Ballet de Brasília, que tem se apresentado em diversas cidades do país.

Inês Bogéa (diretora artística)

Inês Bogéa
É diretora artística da São Paulo Companhia de Dança. Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora e professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP). De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de várias obras literárias. Na área de arte--educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.
São Paulo Companhia de Dança: Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2018
Temporada 2017
Temporada 2016
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Trip Advisor
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Para falar com a Ouvidoria clique aquiOuvidoria da
Sec. de Estado da Cultura

Telefone: (11) 2627 -8054
Portal Transparência Cultura
www.transparenciacultura.sp.gov.br
Contador Amigo