Acessibilidade

Desde 2013, a São Paulo Companhia de Dança utiliza o recurso de audiodescrição – modo que transmite ao público cego informações sobre cenário, figurino e movimentos dos bailarinos por meio de fones de ouvido, em suas apresentações pelo interior e capital de São Paulo e outras cidades do Brasil.

A partir de 2014, com o objetivo de viabilizar a implantação de mais recursos de acessibilidade comunicacional, a SPCD promoveu e ampliou o programa. A tecnologia avançada do aplicativo Whatscine transmite para smartphones e tablets os recursos de audiodescrição, janela de libras e legendagem, permitindo que as pessoas com deficiência entrem em contato direto com o universo da dança.

Em 2015, a Companhia desenvolve um novo site com base nos princípios da web universal, que busca a acessibilidade para o maior número de pessoas possível e seguindo os padrões de desenvolvimento web da W3C (Word Wide Web Consortion) a partir de suas diretrizes de acessibilidade para conteúdo web: WCAG 2.0 ou Web Content Acessibility Guidelines (Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo), garantindo a fácil navegação e usabilidade a todos os tipos de público. Estas diretrizes foram criadas por um grupo de trabalho internacional formado por pesquisadores, programadores de software e partes interessadas.

WCAG 2.0 define a forma de tornar o conteúdo web mais acessível a pessoas com deficiência. A acessibilidade abrange um largo espectro de carências, incluindo as limitações visuais, auditivas, físicas, cognitivas, neurológicas, ou ainda as ligadas à fala, à linguagem ou à aprendizagem. Embora estas diretrizes cubram uma ampla diversidade de situações, elas não podem contemplar todas as necessidades das pessoas com todos os tipos, graus e combinações de deficiências. Estas diretrizes tornam também o conteúdo Web mais usável para os indivíduos mais idosos cujas capacidades mudam como resultado do envelhecimento e melhoram, frequentemente, o uso para os utilizadores em geral.

Além de atender as normas do WCAG 2.0 e permitir o acesso direto aos títulos, menu ou links das páginas sem a necessidade de percorrer todo o texto, este site possui uma ferramenta para ampliação das fontes e outra para aumento do contraste de tela.

X