Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Wanda Garcia
Categoria: Profissionais da dança
Atividade atual: Bailarina aposentada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro/ Professora formadora de professores e jurada de festivais
Cidade natal: Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (Brasil)
Nascimento: 30/06/1936
Biografia:
Wanda Garcia é formada pela Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Estudou com a grande mestra Luiza Carbonnel e aprimorou sua Arte com Tatiana Leskova e Eugênia Feodorova.

Consta em seu currículo, 31 anos de participação no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dançando com estrelas nacionais e internacionais como Tamara Toumanova, Margot Fonteyn, Alicia Alonso, Natalia Markova, Ivete Chauviré, George Skibine,  Leonide Massine, Ivan Rabowski, Fernando Bujones, Nina Verchinina, Tatiana Leskova, Bertha Rosanova, Marcia Haydée, Ana Botafogo, entre outras.

Dançou na Cia. Brasileira de Ballet do Rio de Janeiro sob direção de Eugênia Fedorova e no Ballet Nina Verchinina sob a direção da mesma.

Há 30 anos, leciona o Curso de Reciclagem para Professores e Bailarinos em várias escolas de dança no Rio de Janeiro e  outros estados. Paralelamente, graduou-se em Comunicação Social pela FINES (Faculdades Integradas Estácio de Sá), sendo habilitada em Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas.   Colaborou com o jornal especializado em dança "Notícias da Dança" ,com uma coluna sobre comportamento, críticas e novidades no mundo da Dança.

Foi atriz da extinta TV Tupi, onde atuou no Teatrinho Kibon,Teatro do Lar Feliz, Teatro Coty, Câmera um e vários programas como bailarina. Fez parte do elenco de apoio das novelas Que Rei sou Eu e Cassino da Urca, ambas da Rede Globo. Atualmente, é convidada a ser jurada em diversos festivais de dança no Brasil.
 
Principais trabalhos:
Principais trabalhos como bailarina:

1952 - Presta concurso para ingressar no Corpo de Baile do Theatro municipal do Rio de Janeiro.

1953 – Participa como estagiária da temporada do balé Giselle, Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

1958 – Participa como bailarina já efetivada em todas as temporadas do ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

1984- Aposenta-se como bailarina.

1990 – Participa como professora e coreógrafa da Escola Estadual de Dança  Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Principais trabalhos como professora e coreógrafa:

1980- Professora de várias escolas de dança em Niterói por 10 anos

1983- A pedido do Sindicato dos Profissionais da Dança do R.J. criou o Curso de Reciclagem Para Professores e Bailarinos que sobrevive até hoje

1988- Foi professora e assistente da Professora de Contemporâneo no Rio de Janeiro, Regina Miranda

199O- Como coreógrafa, na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, viaja para Lima, no Peru e Buenos Aires, na Argentina, para participar em Festivais, com sucesso absoluto.

1991- Criou o Ballet Wanda Garcia que participou de vários festivais com sucesso e que findou em 1994.

Outros trabalhos:

-Professora e coreógrafa dos projetos sociais Dançando Pra Não Dançar, Ballet de Santa Teresa e Ballet Brasil da Ilha do Bom Jesus.

-Fez parte do corpo de baile de  televisões, onde dançou nos Espetáculos Tonelux (Tv Tupi), Estampas Eukalol (TvRio), dentre outras.

- No cinema, dançou em várias chanchadas com Oscarito, Zé Trindade, Costinha, Golias, Ankito, Eliana, Adelaide Chioso, Trio Irakitâ, Dercy Gonçalves e Grande Otelo.

-Trabalhou no Departamento de Relações Públicas do Fluminense Futebol Clube por duas gestões.

-Foi sócia artista do Tijuca Tenis Clube onde atuou como atriz em duas peças.

-Fez parte da Diretoria do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro nas gestões da Senhora Helba Nogueira e Senhora Lourdes Braga.

-Foi Relações Públicas do Conselho Brasileiro da Dança nas gestões da Senhora Helba Nogueira e Senhora Mariza Estrella.

- É  jurada nos Festivais de Dança e ministra o Curso de Reciclagem para Professores e Bailarinos, além de promover divulgações de Festivais, audições,
espetáculos e mercado de trabalho na Dança.







 
 
Links:







(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)

Wanda Garcia
Foto: Acervo pessoal

Durante sua carreira de bailarina no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Foto: Acervo pessoal

Wanda Garcia (mais conhecida como Tia Wandinha), com suas alunas
Foto: Acervo pessoal

Homenageada pela Revista Dance In Festival
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD