Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
E-mail:
Senha:
Dança em rede
O que é
Dança em Rede?
Uma enciclopédia colaborativa online da dança, que busca conhecer e divulgar a dança do Brasil. Os visitantes podem escrever e editar verbetes com fotos, textos, links para sites de compartilhamentos de vídeos e publicações, em diversas categorias: grupos, escolas, profissionais da dança, companhias, e outros. O Dança em Rede apresenta textos informativos sobre a dança do Brasil e exterior, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à esta arte.
Seja um colaborador
A plataforma é aberta a todos os interessados. Você pode participar incluindo ou completando verbetes existentes. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nosso sistema.
Verbete do dia
Tap Week Brasil
Descritivo

Tap Week Brasil (TWB) se define como uma programação de workshops que reúne estudos de sapateado americano, música, percussão corporal e o consequente aperfeiçoamento técnico e artístico na área, tanto para amadores como para profissionais. É um evento desenvolvido pela equipe do Circuito Tap que conta com a participação de sapateadores do Brasil inteiro em sua Jam Session e Noite de Performances.

A equipe do Circuito Tap é formada por Geraldo Pelegrino Jr., Gisella Martins e Renata Pestana; sapateadores profissionais das cidades de São Paulo e Araraquara, que realizam diversas ações culturais como: workshops, encontros, mostras coreográficas através do Tap Week Brasil; divulgam eventos culturais e trabalhos de outros profissionais por meio do Circuito Tap News (um informativo on line, distribuído gratuitamente aos sapateadores por E-mail) e ainda reúnem a classe no Blog Circuito Tap, diário on line disponível para comentários e postagens de sapateadores amadores ou profissionais do Brasil inteiro.

O Tap Week Brasil já realizou seis edições, iniciando em Araraquara (primeira edição – Junho 2010), com 68 participantes nos workshops e 85 pessoas na Jam Session; em São Carlos (segunda edição – Julho/agosto 2010) com 40 participantes nos workshops e 210 espectadores no Teatro Municipal prestigiando a mostra coreográfica; em São Paulo-SP (terceira edição – Janeiro 2011) com 40 participantes; e o retorno a Araraquara (quarta edição – Julho de 2011) com 30 participantes nos workshops e 60 participantes na Mostra Coreográfica. Em comemoração ao Dia Internacional do Sapateado o TWB foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara em Maio de 2012 com a participação de 30 pessoas movimentando toda a cidade; e em sua sexta edição na cidade de São Paulo contamos com a aproximadamente 30 pessoas no workshop e Jam Session, nos dias 06, 07 e 08 de Setembro de 2012, este encontro não se limitou ao uso apenas da sala de aula, pois todos os participantes e a equipe de professores fizeram performance fotográfica na Av Domingos de Moraes e ainda uma visita ao musical “New York, New York” para prestigiar a sapateadora e amiga Christiane Matallo.

A realização do evento gera renda direta e indireta para a cidade sede durante sua produção e execução, e é oferecido aos participantes dos workshops, um grande número de aulas ministradas por profissionais com reconhecimento nacional na cidade sede do evento, por valores muito abaixo do mercado, oportunizando a participação de todos, proporcionando o desenvolvimento teórico/prático dos intérpretes e professores da área para seus alunos.


OBJETIVO

Fomentar a linguagem do sapateado, abarcando não somente os sapateadores - pessoas diretamente ligadas à linguagem - mas também o público geral, possibilitando o acesso à informação histórico-cultural desta arte e de seu processo evolutivo artisticamente.

Estabelecer-se como ponto de encontro itinerante entre sapateadores e interessados na arte do sapateado e da música. Criar um espaço de reunião de sapateadores profissionais e amadores para compartilharem experiências, conhecimentos e vivências por meio de workshops, mostra artística, jam sessions e; justamente por seu caráter de itinerância, transportar, difundir e  “pulverizar” tal troca de conhecimento e aprendizado em diversas localidades do Brasil.


FICHA TÉCNICA – EQUIPE CIRCUITO TAP

Geraldo Pelegrino Junior – Iniciou seus estudos em
sapateado no ano de 2000 nas Oficinas Culturais de Araraquara. Fez cursos com grandes nomes do sapateado como: Steven Harper (RJ), Adriana Salomão (RJ), Chloe Arnold (EUA), Derick Grant (EUA), Christiane Matallo (SP), dentre outros. Foi campeão do DESAFIO TAP IN RIO 2009, coreografou para companhia TRIBO DO TAP de Uberlândia. Atualmente é professor e coreografo da CIA SHUFFLE TRIPS de Araraquara e ministra aulas no Centro de Dança Gilsamara Moura e Escola de Dança Ritmus.

Gisella Martins – Sapateadora e coreógrafa, diplomada pela Royal Academy of Dance, Broadway Dance Center, Steps (NY), estudou com mestres nacionais e internacionais, também formada em Fisioterapia pela Universidade Anhembi Morumbi. É diretora da companhia Let´s Tap. Ministra os workshops teóricos e práticos Prevenção de Lesões, Anatomia Para Bailarinos, e Bases Metodológicas para Professores de Sapateado. Ministrou cursos no SESC Consolação/SP (2010, 2011 e 1012), atuou como artista convidada da Semana de Sapateado de Araraquara (2010), do VI Sapateia São Paulo no Parque do Ibirapuera (SP), e ainda como jurada do FESTIDANÇA (São José dos Campos). Trabalhou na escola Pulsarte (SP) de 2007 a 2012 como professora, coordenadora e produtora de eventos e espetáculos; Ministrou curso de sapateado para a terceira idade no CRECI-Centro de Referência da Cidadania do Idoso / Prefeitura Municipal de São Paulo (2010 a 2012). Idealizadora do CIRCUITO TAP - TAP WEEK BRASIL (juntamente com Geraldo Jr. e Renata Pestana). Redatora do Circuito Tap News, informativo sobre sapateado com distribuição gratuita.

Renata Pestana – Graduada em Dança pela UNICAMP e pós-graduada em Dança pela UFBA/FAV, dirige a NECESSIDANÇA Núcleo de Dança em Araraquara e atua como docente na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira. É co-diretora e intérprete da Ditirambo Cia. de Dança Contemporânea desde 2000 e sapateadora da Cia. Shuffle Trips desde 2008. Durante 2002, residiu na Califórnia, Estados Unidos, onde pode estudar dança nas escolas “The Hirsh School of Dance Arts” e “Ananheim Ballet School”, com os professores Mr. Hirsh e Lawrence Rosenberg respectivamente.


Professores convidados que já participaram das edições do TWB:

Ana Karla Marconato (Araraquara-SP)
Divanir Gattamorta (Campinas-SP)
Iara Schmidt (Lion-França)
José Paulo dos Santos (Bruxelas-Bélgica)
Luizz Baldijão (São Paulo-SP)
Melissa Tannús (Campina-SP)
Patrícia Stellet (São José dos Campos-SP)
Roberta Forte (Atibaia-SP)

Todos os vídeos podem ser acessados pelo blog:
http://tapweekbrasil.blogspot.com

Acesse também o blog do CIRCUITO TAP e confira todas as novidades do mundo do sapateado no Brasil e exterior!http://www.circuitotap.blogspot.com.br  
















 



Junho de 2010, 85 pessoas prestigiaram a noite de
mostra beneficente no Espaço Solaria.

Teatro Municipal de São Carlos com inúmeros grupos e mais de 200 espectadores.

Terceira Edição do TWB em São Paulo-SP

Jam Session no Grand Hotel Morada do Sol em Araraquara (4ª Edição)

Idealizadores: Renata Pestana, Geraldo Jr. e Gisella Martins
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD