Secretaria da Cultura
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

MEMÓRIA

Exposições Fotográficas

A dança é uma arte que se realiza na cena, no encontro entre as pessoas, artistas e plateia, mas que ganha continuidade quando registrada em imagens. Cada foto registra um instante que existe na memória de quem viu o espetáculo ao vivo, mas que ganha ainda mais movimento quando contempladas por novos olhares. Esse é o objetivo das Exposições Fotográficas da São Paulo Companhia de Dança, registrar e possibilitar que mais pessoas entrem em contato com esta linguagem.
Exposição Figuras da Dança
Foto: Marcela Benvegnu

Exposição Figuras da Dança (2015)

Durante uma semana do mês de março, a São Paulo Companhia de Dança, em parceria com o projeto Dança In Foco, realizou a exposição Figuras da Dança com direção e concepção de Darling Quadros e curadoria de Inês Bogéa, diretora da SPCD, no Shopping Mueller Joinville, em Joinville (SC).
Composta por 30 painéis fotográficos com imagens e frases de personalidades da dança brasileira, a mostra revelou fragmentos e instantes da trajetória de Ismael Guiser (1927-2008), Ivonice Satie (1950- 2008), Ady Addor, Marilena Ansaldi, Penha de Souza, Ruth Rachou, Luis Arrieta, Hulda Bittencourt, Tatiana Leskova, Angel Vianna, Antonio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Décio Otero, Márcia Haydé, Sônia Mota, Ana Botafogo, Célia Gouvêa, Lia Robatto, Marilene Martins, Ismael Ivo, Edson Claro (1949-2013), Hugo Travers, J.C Violla, Cecília Kerche, Eva Schul, Janice Vieira, Eliana Caminada, Mara Borba, Jair Moraes e Paulo Pederneiras, nomes que compõe a série de documentários homônima, criada e dirigida por Inês desde 2008. Além da exposição, o público pode acompanhar a exibição de todos os capítulos da série Figuras da Dança e participar de uma entrevista ao vivo com a bailarina Cecília Kerche.
Amor, Vida e Morte
Foto: Wilian Aguiar

Amor, Vida e Morte (2014)

Em 2013, a São Paulo Companhia de Dança norteou suas escolhas coreográficas sob a ótica de um tema amplo – Amor, Vida e Morte – e em 2014, a partir desta premissa, realizou uma exposição fotográfica contendo o mesmo nome em estações do metrô de São Paulo. A mostra contou com 22 imagens de obras que tivessem estes sentimentos como matéria da criação dançadas pela Companhia ao longo de 2013. Sob a visão de Marcela Benvegnu, Silvia Machado, Thomas Kolish e Wilian Aguiar, o público pode conferir fragmentos de Petite Mort, de Jirí Kylían e Por Vos Muero, de Nacho Duato; e nas três criações especiais para a SPCD: Romeu e Julieta, de Giovanni Di Palma; Bachiana nº1, de Rodrigo Pederneiras; e Peekaboo, de Marco Goecke. A exposição se iniciou em março, na Estação Sé, seguindo, em abril, para a Estação Clínicas, e finalizou sua itinerância em maio, na Estação Luz.
Jogo de Corpo
Foto: André Porto

Jogo de Corpo (2014)

No ano de Copa do Mundo no Brasil, a São Paulo Companhia de Dança apresentou um ensaio fotográfico de dança inspirado no futebol – um registro dos movimentos dos corpos e da bola suspensos no ar. Uma partida de futebol tem um paralelo interessante com uma coreografia nas questões técnicas, de estilo e táticas, elementos fundamentais para a expressividade na dança e no futebol. As imagens do fotojornalista André Porto, registraram instantes inspirados livremente em imagens marcantes do futebol brasileiro, que ganharam vida de novo nos corpos dos bailarinos.
A exposição ganhou duas edições: a primeira, entre junho e julho, aconteceu no Parque da Juventude; a segunda, na forma de uma mostra itinerante, passou pelas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que teve início em setembro, na Estação Palmeiras – Barra Funda, seguindo, para a Estação Brás, Tatuapé e Osasco, em outubro e novembro, terminando sua itinerância na Estação Osasco.
Dança das Imagens
Foto: Acervo SPCD

Dança das Imagens – Exposição de fotos da São Paulo Companhia de Dança (2012)

Um olhar para a diversidade, para força dos conjuntos e para a individualidade de cada bailarino da São Paulo Companhia de Dança em cena foi a tônica da exposição Dança das Imagens – Exposição de fotos da São Paulo Companhia de Dança, que reuniu 18 imagens de espetáculos da SPCD em uma retrospectiva da Companhia sob o olhar dos fotógrafos Alceu Bett, João Caldas, Reginaldo Azevedo, Silvia Machado, e Wilian Aguiar. Realizada no metrô de São Paulo, a mostra itinerante se iniciou em janeiro, na Estação Brás, e seguiu para a Estação Paraíso no mês de fevereiro, terminando em março, na Estação Luz. Além da exposição, os bailarinos realizaram uma improvisação em cada estação.
São Paulo Companhia de Dança: Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Trip Advisor
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Para falar com a Ouvidoria clique aquiOuvidoria da
Sec. de Estado da Cultura

Telefone: (11) 2627 -8054
Portal Transparência Cultura
www.transparenciacultura.sp.gov.br
Contador Amigo