Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
A Companhia | Histórico
Fotos Arthur Wolkier | Clarissa Lambert | Silvia Machado | Willian Aguiar
Cia de Dança
Criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. Ao longo desse período já foi assistida por um público superior a 400 mil pessoas em oito diferentes países, passando por aproximadamente 60 cidades, em mais de 400 apresentações.

A Companhia apresenta um repertório variado, que vai do clássico ao contemporâneo. Em 2015 a São Paulo Companhia de Dança apresentará obras marcadas pela diversidade e pelo ineditismo. A brasileira Marcia Haydée criará Dom Quixote, um balé clássico a caráter inspirado na novela do espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). O argentino Mauricio Wainrot, diretor do Ballet Contemporáneo del Teatro Saint Martín, fará uma criação especial para a SPCD, inspirada em músicas de tango. A Companhia fará uma noite especial com três obras, de diferentes períodos do tcheco Jirí Kylián: a SPCD estreia Indigo Rose (1998) e reapresenta Petite Mort (1991) e Sechs Tänze (1986). Na quarta edição do Ateliê de Coreógrafos Brasileiros a SPCD estreia as criações dos jovens Clébio Oliveira e Binho Pacheco.
Workwithinwork (1998), de William Forsythe, ganha apresentação na Temporada de Assinaturas e as noites se completam com obras do repertório como La Sylphide, de Mario Galizzi a partir do original de 1836 de August Bournonville (1805-1879), Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita com colaboração de Rodrigo de Castro; Bingo!, de Rafael Gomes; e GEN, de Cassi Abranches. .

Além das apresentações em cidades do interior do Estado de São Paulo em 2015, a São Paulo Companhia de Dança vai circular por capitais brasileiras, pelo interior do Estado de São Paulo e por países como Alemanha, França e Luxemburgo. A Companhia também lançou a sua terceira Temporada de Assinaturas no Teatro Sérgio Cardoso.

A dança tem muitas histórias, e para revelar um pouco delas a Companhia criou a série de documentários Figuras da Dança que traz para você essa arte contada por quem a viveu. A série conta hoje com 30 episódios que você pode assistir nos canais Arte 1 e Canal Curta!. Em 2015 as carreiras de Nora Esteves e Maria Pia Finocchio serão retratadas. A SPCD também produz a série de documentários Dança em Construção e livros de ensaios na área de Registro e Memória da Dança.
Os Programas Educativos e de Formação de Plateia para a Dança, outra vertente de ação da SPCD, vem no movimento da Companhia – a cada cidade por onde nos apresentamos encontramos pessoas que apreciam e praticam a arte da dança. Na Palestra Para os Educadores temos a oportunidade de diálogo sobre os bastidores dessa arte; nas Oficinas de Dança, um encontro para vivenciar o cotidiano dos bailarinos da SPCD e os Espetáculos Gratuitos Para Estudantes e Terceira Idade a proposta é de ver, ouvir e perceber o mundo da dança e por meio do Dança em Rede, uma enciclopédia de dança online disponível no site da Companhia, mapeamos a dança de cada cidade por onde a SCPD passa. A Companhia também promove espaços onde interessados na Arte da Dança possam compartilhar experiências. Assim, a SPCD criou o Seminário Internacional de Dança, que visa abordar a prática da dança em diferentes perspectivas e o Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança, evento que proporciona um ambiente de Arte, permitindo um estudo teórico-prático de técnicas de dança que em 2015 ganha segunda edição, em Piracicaba, interior de São Paulo.

A SPCD busca uma conexão com a plateia pela paixão, curiosidade e percepção do mundo da dança em movimento. A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas – como coreógrafos, iluminadores, fotógrafos, professores convidados, remontadores, escritores, artistas plásticos, cartunistas, músicos, figurinistas e outros – para que se possa pensar um projeto brasileiro de dança.
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD