Secretaria da Cultura

go!
Cadastro para Jornalistas
Nome:
Email:
Veículo:
Função:
Endereço:
Cidade: Estado: Cep:
Telefone:
Cadastro para Jornalistas


Solicitação de cadastro enviada com sucesso!
Em breve faremos contato.
A Companhia | Histórico
Fotos Arthur Wolkier | Clarissa Lambert | Silvia Machado | Willian Aguiar
Cia de Danca
Criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A SPCD apresenta espetáculos no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior. Ao longo desse período, já foi assistida por um público superior a 400 mil pessoas em 11 diferentes países, passando por aproximadamente 60 cidades, em mais de 400 apresentações.

A Companhia apresenta um repertório variado, que vai do clássico ao contemporâneo. Em 2015, a São Paulo apresentará obras marcadas pela diversidade e pelo ineditismo. Nas temporadas do Teatro Sérgio Cardoso, que ocorrem em junho e novembro, teremos muitas novidades: a brasileira Márcia Haydée criará Dom Quixote, um balé clássico a caráter, inspirado na novela do espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616); o argentino Maurício Wainrot, diretor do Ballet Contemporáneo del Teatro San Martín assina Litoral, que estreia no  2° Ateliê Internacional SPCD. a Companhia fará uma noite especial com três obras, de diferentes períodos, do tcheco Jirí KyliánIndigo Rose (1998), Petite Mort(1991) e Sechs Tänze (1986); as estreias do 4º Ateliê de Coreógrafos BrasileirosCéu Cinzento, de Clébio Oliveira; uma obra com título ainda a definir de Binho Pacheco, além das coreografias que já integram o repertório da SPCD: workwithinwork (1998), de William ForsytheLa Sylphide, de Mario Galizzi a partir do original de 1836 de August Bournonville (1805-1879); Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita com colaboração de Rodrigo de Castro; Bingo!, de Rafael Gomes; e GEN, de Cassi Abranches.
A dança tem muitas histórias e para revelar um pouco delas, a Companhia criou a série de documentários Figuras da Dança, que traz para você essa arte contada por quem a viveu. A série conta hoje com 30 episódios que você pode assistir nos canais Arte 1 e Canal Curta!. Em 2015 serão retratadas as carreiras de Nora Esteves e Maria Pia Finocchio. E para conhecer um pouco mais dos bastidores da SPCD confira a série de documentários Canteiro de Obras, nos mesmos canais de TV. Além disso, você pode participar doDança em Rede, uma enciclopédia colaborativa de dança online disponível no site da Companhia.

Os Programas Educativos e de Formação de Plateia para a Dança, outra vertente de ação da SPCD, acompanham o movimento da Companhia – a cada cidade por onde nos apresentamos, buscamos encontrar o público em geral e pessoas que apreciam e praticam a arte da dança. Na Palestra Para os Educadores temos a oportunidade de dialogar sobre os bastidores dessa arte com os participantes; as Oficinas de Dança são espaços de aprendizado e troca de informações sobre técnicas de dança; e nos Espetáculos Gratuitos Para Estudantes e Terceira Idade a proposta é de ver, ouvir e perceber o mundo dessa arte.
A SPCD busca uma conexão com a plateia pela paixão, curiosidade e percepção do mundo da dança em movimento. A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas – como coreógrafos, iluminadores, fotógrafos, professores convidados, remontadores, escritores, artistas plásticos, cartunistas, músicos, figurinistas e outros – para que se possa pensar um projeto brasileiro de dança.
Rua Três Rios 363 | 1º andar| Bom Retiro
São Paulo | SP | CEP 01123-001
Tel: +55 11 3224-1380

Website desenvolvido por VAD