Secretaria da Cultura
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

COMUNICAÇÃO

Destaques na Mídia 10 Anos

Velho e Novo
Dancing Times/ Grã-Bretanha
Por Fátima Nollen
Agosto, 2018
Apesar da crise financeira do Brasil uma nova companhia de dança surgiu na última década, que coleciona elogios pela qualidade, seu repertório diversificado e seu elenco. [...] Para o décimo aniversário, as festividades começaram com uma turnê de festivais na Alemanha, Áustria, França e Luxemburgo, turnê que deixou o público eletrizado e entusiasmado. São os trabalhos da SPCD no Brasil, no entanto, que a tornam tão relevante. Ivan Grandi acredita que “a São Paulo é uma das companhias mais sólidas do Brasil, pois oferece obras clássicas e contemporâneas para o público e um amplo campo para coreografias e bailarinos em diferentes estilos e gêneros”. Muitos bailarinos brasileiros precisam de um lugar para trabalhar, e Rodrigo Pederneiras pensa: “A SPCD é fundamental para a dança no Brasil. Porque não há muitas companhias no Brasil. O seu repertório eclético, toda a atividade com diferentes coreógrafos, mais o rico trabalho educativo que desenvolve a faz uma líder entre seus pares.” [...] Em uma nota prática, [Mario] Galizzi [uma referência na dança sul Americana] enfatiza que Inês Bogéa é também um exemplo maravilhoso de uma administradora artística. "Ela encontra patrocinadores, organiza turnês e conferências e recebe inúmeros convites para se apresentar em todo o Brasil e além; isso faz dela uma grande diretora ". Márcia Haydée também me contou sobre Bogéa em termos semelhantes. [...]

Leia a íntegra em PDF
São Paulo Companhia de Dança: Goecke e a psicofisicalidade coreográfica
Escrituras Cênicas/ São Paulo-SP
Por Wagner Corrêa
Junho, 2018
[...] Abrir assim, a série de 3 programas retrospectivos, em comemoração aos dez anos de um dos mais importantes grupos coreográficos do país, com uma seleção de obras de M.Goecke, tem um duplo e significante conceitual artístico. Afinal, graças à SPCD, seu emblemático inventário estético chegou aos nossos palcos em retomadas nacionais, com a singularidade de uma destas criações (Peekaboo) ter sido idealizada para esta Cia, com estreia em uma de suas turnês europeias. Revelando os sérios propósitos e os avanços estilísticos de um grupo brasileiro de dança, provocativo de sólida convivência da tradição clássica à contemporaneidade, através de obras mestras destas duas tendências. Sempre sob o olhar artesanal e o comando seguro de Inês Bogéa, via sua incrível trupe de 30 bailarinos. À diretora artística da SPCD não falta inteligente arrojo ao privilegiar, num mesmo espetáculo, três obras de um coreógrafo sob a prevalente marca criativa de reiterativa linguagem gestual, entre o automatismo simétrico e a mecanicidade nervosa. [...]

Leia a íntegra em PDF
Poder Inesgotável
Verkleinert/ Alemanha
Por Sabine Rampe
Maio, 2018
[...] Sem dúvida, o verão fez uma estreia antecipada. No teatro da cidade o termômetro deve subir alguns graus a mais no momento. O que os bailarinos da companhia brasileira mostram é caracterizado por poder irreprimível e aparentemente inesgotável. No final, apenas o público continua a ser uma faixa sem fôlego. [...] A São Paulo Companhia de Dança é jovem. Fundada há apenas dez anos, a trupe, liderada por Inês Bogéa, já fez nome. O repertório é extremamente diversificado, inclui obras clássicas e contemporâneas.

Leia a íntegra em PDF
Aplausos frenéticos para a São Paulo Companhia de Dança
Ruhrfestspiele/ Alemanha
Por Tina Brambrink
Maio, 2018
OS BRASILEIROS COMBINAM SENSUALIDADE, TEMPERAMENTO E VIRTUOSIDADE O entusiasmo do público vem do fundo de seus corações e corta o silêncio no Ruhrfestspielhaus. Neste momento, a São Paulo Companhia de Dança encanta todo o salão. Esse cosmo de movimentos é altamente poético, espirituoso e poderoso, mas preciso, tecnicamente brilhante e surpreendente, que se deseja ter mais olhos para não perder nenhum dos magos do corpo no palco. [...] 75 minutos de puro prazer. Linda - muito curta! Somente após vários minutos de aplausos, o público desaparece na agradável noite de primavera.

Leia a íntegra em PDF
Com dedicação e tempoeramento inspirador
BNN Mantel Kritik/ Alemanha
Por Nicolaus Schimidt
Abril, 2018
[...] No sul ensolarado, fazendo malabarismos com melancias e garrafões, os camponeses se alegram, Kitri realiza seus fouettés quando passa pelos toureiros, enquanto Basílio flerta com as garotas. A Companhia mostra bailarinos expressivos, entre eles o alto Joca Antunes dá a Dom Quixote uma elegância antiquada poética e afugenta todos os adversários, e Bruno Veloso, o homem de pequenos passos, um virtuoso bailarino que interpreta Sancho Panza. Destaque também para André Grippi e Geivison Moreira como os dois toureiros, Diego de Paula como o viril líder sensual dos Ciganos, Luiza Yuk como Dulcinea, Daniel Reca como o jovem Gamacho. Thamiris Prata, como Kitri representando muito bem a dança acadêmica. No geral, um triunfo do conjunto.

Leia a íntegra em PDF
A São Paulo Companhia de Dança seduziu no Linz Posthof
Kronen Zeitung/ Áustria
Por MC
Abril, 2018
No sábado, a São Paulo Companhia de Dança apresentou-se com três diferentes coreografias no TanzTagen no Linz Posthof. A plateia local foi eletrificada e agradeceu ao aclamado grupo de dança latino-americano com aplausos intermináveis. [...] A São Paulo Companhia de Dança não deixou nada a desejar: Gen, de Cassi Abranches, tinha uma nota feminina e balançante e exigiu do conjunto o mais alto nível. Com Gnawa, de Nacho Duato, a companhia finalmente desencadeou um entusiasmo flamejante!

Leia a íntegra em PDF
Quando as pernas com linhas perfeitas encontram quadris balançantes
Nachrichten/ Áustria
Por Kasch
Abril, 2018
Repetidamente o público chamava os bailarinos de volta ao palco com seus aplausos e batidas de pés no chão, já antes do intervalo e mais ainda no fim de uma hora e meia de apresentação com a São Paulo Companhia de Dança, que deixou todos sem palavras. [...] Tão perfeitos, precisos e ao mesmo tempo rápidos são os movimentos que o olho quase não consegue acompanhar. Tão suaves, delicados e ao mesmo tempo fortes são os bailarinos, tão incrível a experiência como um todo, que tira o fôlego e fica difícil resumir em palavras. Pura dança, do mais alto nível. ”[...] Uma noite fascinante, onde o melhor é simplesmente deixar-se levar, para deleitar-se maravilhado.[...]

Leia a íntegra em PDF
São Paulo na Vanguarda
Madame Figaro/ França
Por Da edição
Abril, 2018
A dança brasileira não se resume necessariamente em samba e carnaval, a São Paulo Companhia de Dança fez vibrar a Casa da Dança de Lyon, com a direção de Inês Bogéa, ex-bailarina do Grupo Corpo, que agora representa e guia essa jovem companhia que, com talento e energia, começa a competir com os maiores grupos internacionais. Técnica perfeita conquistada no treinamento clássico, juntamente com uma bela sensibilidade de interpretação, que se presta perfeitamente à apresentação de coreógrafos como o alemão Marco Goecke e seu sensível (Peekaboo) para oito bailarinos, ou Uwe Scholz que, em com música de Rachmaninov, é inspirada pelas pinturas de Kandinsky para um trabalho de bela elegância pictórica.

Leia a íntegra em PDF
Feliz Leverkusen
Tanznetz/ Alemanha
Por Günter Pick
Fevereiro, 2018
Desta série foi vista a Companhia de Dança de São Paulo, que poderia também ser chamada de NDT brasileira. Não só porque todos os coreógrafos do programa também trabalharam para a NDT, mas porque os dançarinos dançam no mesmo nível elevado. Billy Forsythe não escreveu a sua obra prima In the Middle, Somewhat Elevated, que a Companhia mostrou durante a sua apresentação, nem para o seu grupo de dança de Frankfurt, nem para a NDT, mas para os artistas do balé da Ópera de Paris. No entanto, São Paulo não tem do que se envergonhar e se houvesse um campeonato de grupos de dançarinos (Deus nos livre de algo desse tipo), eles poderiam ocupar seu lugar no pódio como grupo puramente brasileiro.

Leia a íntegra em PDF
Começam as comemorações dos 10 anos da São Paulo Companhia de Dança
Agenda da Dança/ São Paulo-SP
Por Tárcisio Cunha
Janeiro, 2018
Nos últimos anos o Brasil sofreu, e ainda sofre muito quando o assunto é manter uma companhia de dança. Muitas foram as vezes que vimos uma companhia ou outra a ponto de findar suas atividades devido à falta de investimento por parte de patrocinadores e/ou governo (de quem ainda se depende muito). Mas as lutas para se manter de pé continuam e grandes nomes da dança brasileira brilham nos palcos nacionais e internacionais. É neste cenário que, há 10 anos, o Governo do Estado de São Paulo criou uma companhia de dança voltada tanto para o público clássico quanto o contemporâneo. Dirigida por Inês Bogéa – doutora em artes, bailarina, escritora, professora de Arte Educação: Teoria e Prática na USP, bailarina do Grupo Corpo por 12 anos-, que sabe como ninguém entender seu público, e fez da São Paulo Companhia de Dança uma das mais sólidas companhias no cenário mundial da dança.

Leia a íntegra em PDF
Página 1 de 7
Próxima
Última
São Paulo Companhia de Dança
Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e Sábado, das 10h00 às 14h00

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2018
Temporada 2017
Temporada 2016
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Capezio
Plie
Balletto
Transparência APD/SPCD
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Portal Transparência Cultura
Contador Amigo