Secretaria da Cultura
bandeira Espanha bandeira Inglaterra
-A A+
WCAG2A-Conformance
São Paulo companhia de Dança Associação Prodança

PRÓ-DANÇA

Sobre a
Pró-Dança

A Associação Pró-Dança (APD) foi criada em junho de 2009, sendo qualificada como organização social da cultura em 30 de outubro do mesmo ano, conforme ato publicado no Diário Oficial nº. 204, de 31 de outubro de 2009, p. 01.

A Associação Pró-Dança (APD) foi criada em junho de 2009, tendo sido qualificada como organização social da cultura, em 30 de outubro de 2009, conforme ato publicado no Diário Oficial nº. 204, de 31 de outubro de 2009, p. 01.

A Associação Pró-Dança tem um Conselho de Administração e um Conselho Fiscal, formado por pessoas de notório saber em diferentes áreas do conhecimento e interessadas na produção, difusão e sustentação da dança. São membros do Conselho de Administração os Srs. Andrea Calabi, Beatriz Hack, Eric Klug, Flávia Regina de Souza Oliveira, Gioconda Bordon, Jeferson de Souza Dias, José de Oliveira Costa, José Fernando Perez, Maria do Carmo Abreu Sodré Mineiro, Ricardo Campos Caiuby Ariani, Ricardo Uchoa Alves de Lima, Rodolfo Villela Marino e Silvana Tinelli. E fazem parte do Conselho Fiscal os Srs. Durval Borges Morais, Helio Nogueira da Cruz e Priscila Grecco de Oliveira Neves. A Pró-Dança teve como diretoras artísticas, desde sua criação até abril de 2012, Iracity Cardoso e Inês Bogéa. Atualmente é dirigida por Inês Bogéa. Além dos integrantes já mencionados, são membros associados da Pró-Dança os senhores: Arnaldo Vuolo, Débora Duboc, Eugênia Gorini Esmeraldo, Gioconda Bordon, Henri Philippe Reichstul, Inês Bogéa, Jorj Petru Kalman, Luca Baldovino, Lygia da Veiga Pereira Carramaschi, Ricardo Cavalieri Guimarães, Suzana Salles e Walter Appel.

A principal atividade da associação é a gestão da São Paulo Companhia de Dança, através de contrato firmado com a Secretaria de Estado da Cultura em dezembro de 2009 e renovado em 2014.

A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais para a Companhia. Desde 2008 a Sao Paulo Companhia de Dança, que conta com 37 bailarinos contratados, foi assistida por um público de mais de 400 mil pessoas em diferentes cidades do Brasil e do exterior.

A difusão da dança produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. Os Programas Educativos e de Formação de Plateia para a Dança, outra vertente de ação da SPCD, vem no movimento da Companhia a cada cidade por onde nos apresentamos encontramos pessoas que apreciam e praticam a arte da dança. Na Palestra Para os Educadores temos a oportunidade de diálogo sobre os bastidores dessa arte; nas Oficinas de Dança, um encontro para vivenciar o cotidiano dos bailarinos da SPCD e os Espetáculos Gratuitos Para Estudantes e Terceira Idade a proposta é de ver, ouvir e perceber o mundo da dança e por meio do Dança em Rede, uma enciclopédia de dança online disponível no site da Companhia, mapeamos a dança de cada cidade por onde a SCPD passa. A Companhia também promove espaços onde interessados na Arte da Dança possam compartilhar experiências. Assim, a SPCD criou o Seminário Internacional de Dança, que visa abordar a prática da dança em diferentes perspectivas e o Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança, evento que proporciona um ambiente de Arte, permitindo um estudo teórico-prático de técnicas de dança.

A dança tem muitas histórias, e para revelar um pouco delas a Companhia criou a série de documentários Figuras da Dança, que traz para você essa arte contada por quem a viveu. A série conta hoje com 30 episódios: Ismael Guiser (1927-2008), Ivonice Satie (1950- 2008), Ady Addor, Marilena Ansaldi, Penha de Souza, Ruth Rachou, Luis Arrieta, Hulda Bittencourt, Tatiana Leskova, Angel Vianna, Antonio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Décio Otero, Márcia Haydé, Sônia Mota, Ana Botafogo, Célia Gouvêa, Lia Robatto, Marilene Martins, Ismael Ivo, Edson Claro (1949-2013), Hugo Travers, J.C Violla, Cecília Kerche, Eva Schul, Janice Vieira, Eliana Caminada, Mara Borba, Jair Moraes e Paulo Pederneiras. A SPCD também publicou 6 livros de ensaios, além de documentários para professores e outros que registram os bastidores da sua ação.

São Paulo Companhia de Dança: Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380

SPCD
Histórico
Direção Artística
Bailarinos
Audições
Expediente
PRODUÇÃO
Criações
Remontagens
Circulação de
Espetáculos
Programas de Sala
EDUCATIVO
Inscrições
Espetáculo
Gratuito
para Estudantes
e Terceira Idade
Palestra para
os Educadores
Oficinas de Dança
Seminário
Internacional
de Dança
Ateliê
Internacional
SPCD
Brincadeiras
de Dança
MEMÓRIA
Dança em Rede
Figuras da Dança
Dança em
Construção
Livro de Ensaios
Exposições
Fotográficas
COMUNICAÇÃO
Acessibilidade
comunicacional
Releases
Fotos para
download
Na mídia
Cadastro de
imprensa
ASSINATURAS
Seja um assinante
Temporada 2015
Temporada 2014
Temporada 2013
AGENDA
TRABALHE
CONOSCO
Vagas disponíveis
Compras
Contratações
Envie seu Currículo
PRÓ-DANÇA
Sobre o Pró-Dança
Conselheiros
e Diretoria
Estatuto
Relatórios
e Balanços
Trip Advisor
Ouvidoria da Sec. de Estado da Cultura
Para falar com a Ouvidoria clique aquiOuvidoria da
Sec. de Estado da Cultura

Telefone: (11) 2627 -8054
Portal Transparência Cultura
www.transparenciacultura.sp.gov.br
Contador Amigo