Dança em Rede

A Tarde de Um Fauno

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: França
  • Cidade de origem: Paris
  • Ano de criação: 1912
  • Duração: 14
  • Grupos de estreia: Ballets Russes
  • Autores: Vaslav Nijinsky
  • Remontagens: Ballet da Ópera de Paris

Histórico

Vaslav Nijinsky se formou na escola do Ballet do Teatro Maryinsky, juntando-se à companhia imediatamente após a formatura, como partner das primeiras bailarinas principais, Kschessinska, Karsavina e Preobrajenska, já na sua primeira temporada, sendo logo após chamado por Diaghilev (que foi também seu amante) a dançar para os Ballets Russes. Nijinsky ficou famoso pelas suas apresentações com a companhia de Diaghilev, da qual se tornou coreógrafo em 1912. Os três ballets que coreografou, A Tarde de um Fauno, Jeux, e A Sagração da Primavera, estão entre os mais controversos da história da dança. Durante a turnê sul-americana dos Ballets Russes, Nijinsky se casou com uma bailarina húngara, o que ofendeu Diaghilev, que o demitiu. Nijinsky tentou montar sua própria companhia em 1914, mas ela faliu em duas semanas. Ao início da Primeira Guerra Mundial, Nijinsky já mostrava sinais de esquizofrenia. Ele voltou a dançar com os Ballets Russes de 1916 a 1918. E, 1919, Nijinsky escreveu em seis semanas um livro de memórias chamado O Diário de Nijinsky. No mesmo ano fez sua última apresentação pública e foi internado em um sanatório. Nijinsky esteve em tratamento durante a maior parte do resto de sua vida, morrendo em uma clínica em Londres em 1950.

Sinopse

Nesta coreografia, um fauno vê um grupo de ninfas passar, se aproxima delas, assustando-as. Elas se afastam e depois retornam, o fauno quer se aproximar, mas elas fogem novamente, ficando só uma. Esta permite que ele se aproxime e até a toque, mas logo foge dele e vai embora, deixando cair um lenço seu, que o fauno toma e toca e acaricia como se fosse a própria ninfa, deitando-se com ela, numa simulação sexual.

Primeira coreografia de Nijinsky, realizada quase inteiramente com os corpos dos bailarinos virados para a plateia, numa proposta de semelhança com os frisos de vasos gregos, foi notada por sua característica inovadora, moderna, e carga sexual.

Bibliografia

Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança:

ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BALANCHINE, George; MASON, Francis. Complete Stories of the Great Ballets
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
CRAINE, Debra; MACKRELL, Judith. The Oxford Dictionary of Dance
DILS, Ann; ALBRIGHT, Ann Cooper. Moving History / Dancing Cultures: a dance history reader
FARO, Antonio Jose; SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de Balé e Dança
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
KOEGLER, Horst. The Concise Oxford Dictionary of Ballet
NIJINSKY, Vaslav. O Diário de Nijinsky
PORTINARI, Maribel. História da Dança
SCHOLL, Tim. From Petipa to Balanchine
SORELL, Walter. Dance in Its Time

Videografia

http://youtu.be/xEzId7pNhvA

Verbete editado por:

Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa - Atualizado (MARÇO 2021)
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