Dança em Rede

Adriana Villela

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: MG
  • Cidade de origem: Belo Horizonte
  • Atividade: Bailarina

Histórico

Adriana Villela nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Iniciou seus estudos com o professor Joaquim Ribeiro e Carlos Leite (método Vaganova), em sua cidade natal. Aos 16 anos tornou-se profissional da Companhia de Dança do Palácio das Artes (Fundação Clóvis Salgado) tornando-se solista aos 17 anos, sob a direção do maître argentino Eduardo Helling. Sob a direção de Dalal Achcar, fez parte do elenco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro tendo dançado os repertórios da Companhia ao lado de grandes artistas nacionais e internacionais. Ingressou para a Companhia Nacional de Bailados, em Portugal, sob a direção do diretor Armando Jorge, onde dançou o repertorio clássico e moderno da Companhia, sendo solista dos principais balés de repertório, como Suite en Blanc, Paquita, remontado por John Auld, do Royal Ballet, de Londres, O Quebra Nozes (A Fada Açucarada), Napoli, Raymonda (III Ato) remontagem de Hanns Brena, A mesa verde, Carmina Burana,There is a time de Jose Limón, entre outros. A convite do alemão Erick Payer foi como primeira bailarina atuar no Stdattheater Augsburg, na Alemanha, onde participou de todas as montagens clássicas e contemporâneas. Como primeira bailarina dançou no Stadttheater Monchemgladbach/krefeld todo o repertório clássico e moderno sob a direção de coreógrafos internacionais como Irene Schneider, Uwe Scholz, Hans Van Manen, Michael Maclen, Jonh Auld, Michael Renauld e outros. Fazem parte do seu repertório os balés Five Tangos, Petroushka, O Pássaro de Fogo, O Corsário, Dom Quixote, Coppélia, La Fille Mal Gardée, Theme and Variations, La Bayadè re, Les Noces, Giselle, Sonho de Uma Noite de Verão, entre outros. Dançou na Companhia de Dança Palácio das Artes sob a direção de Patrícia Avellar Zol. Foi diretora do Festival Sesi Capézio por 9 anos, em Belo Horizonte. Foi convidada como júri internacional do Concurso de Dança em Madri, em 2005. Ministrou curso de verão Krefeld, na Alemanha, em 2007. Ê curadora artística e coordenadora da Mostra de Mariana há três anos. Ê assistente do remontador oficial Ivo Ivaylo Iliev (Bulgária) para remontagem dos balés do coreógrafo Uwe Scholz. Como Maître, repetiteur, ministra cursos de aulas de pontas e de repertório . Ea'membro do Conselho Internacional da Dança (CID UNESCO). Foi ensaiadora da São Paulo Companhia de Dança, com direção de Inês Bogéa. Ensaiadora de balés específicos, como Theme and Variations, de George Balanchine, Sechs Tänze, de Jirí Kylián, Supernova, de Marco Goecke, Bachiana nº1, de Rodrigo Pederneiras, Ballet 101, de Eric Gauthier, Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes, de Marius Petipa e Lev Ivanov, Gnawa, de Nacho Duato e Five Tangos, de Han Van Manen. Ministrou aulas para a Cia de Dança Deborah Colker como convidada. Foi jurada no Festival de Joinville.2013

Trabalhos

Durante sua carreira como bailarina, dançou os balés Five Tangos, Petroushka, O Quebra Nozes (Fada Açucarada), O Pássaro de Fogo, O Corsário (Medora), Dom Quixote (Kitri), Coppélia (Swanilda), La Fille Mal Gardée, Theme and Variatios, Paquita, La Sylphide, La Bayadè re (Gamzatti), Suite na Blanc La Flute, Graduation Ball, Les Noces, Les Silphides, A Mesa Verde, Festival das Flores, Raymonda (III ato), Sagração da Primavera, Dumbarton Oaks, Sonhos de uma Noite de Verão, Giselle (no papel principal), Carmina Burana, Os Três Mosqueteiros (Milady), A Buenos Aires, There is a Time de Jose Limon, Concerto para Dois Pianos Rachmaninoff Uwe Scholz, Anna Karerina (no papel principal), Mozart e A Boutique Fantástica.

Links

Por Carolina Romano de Andrade l Pesquisa SPCD 137

Verbete editado por:

Atualizado (MARÇO 2023)
X