Ana Paula Campoy

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: RS
  • Cidade: Caxias do Sul
  • Atividade: bailarina de flamenco
  • Atividade: produtora cultural

Conteúdo

Iniciou seus estudos em dança no ballet clássico, em 1991. Dedicou-se durante 12 anos a esta modalidade e concluiu os níveis Grade 4, Grade 5, Intermediate Foundation, Intermediate, Advanced Foundation e Advanced 1, segundo o método Royal Academy of Dancing.

No ballet clássico, teve como principais mestres Carolina Sigrist, Luciana Checchia, Adriana Rod, Toshie Kobayashi, Nora Esteves e Rosana Presente. Neste mesmo período, complementou sua formação com aulas de jazz e de dança contemporânea sob a orientação de Luciana Checchia, Rubén Terranova e Êrika Novak.

Em 2001, participou da primeira formação da Cia. Cisne Negro II, renomada companhia de ballet contemporâneo, dirigida por Hulda Bittencourt.

Seus estudos de flamenco foram introduzidos em maio de 1997, por Verena Menichelli. Seis meses depois, ingressou no Grupo Flamenco Corpo Livre do qual participou por sete anos. Nesta fase de sua carreira, atuou como bailarina em shows, espetáculos, mostras de danças e nos principais festivais e competições de danças do Brasil (Festival de Dança de Joinville, Encontro Nacional de Dança, ENDA Gala no Theatro Municipal de São Paulo, Dança Ribeirão, Festidança São José dos Campos, entre outros) recebendo, no total, treze premiações.

Em 2001, esteve na Espanha para aprimorar seus conhecimentos em flamenco, assistindo espetáculos e fazendo aulas no Centro de Arte Flamenco y Danza Española Amor de Dios e na Academia de Baile La Chiqui, na cidade de Jerez de la Frontera.

Em 2003 foi convidada por Cylla Alonso para integrar a Cia. D'ART- Flamenco do Brasil, na qual trabalhou como bailarina e ensaiadora até junho 2005.

Desde 2001, frequenta workshops internacionais com grandes mestres da arte flamenca como Manuel Liñan, Mercedes Ruiz, Paul Vaquero, La Tacha, La China, Rafaela Carrasco, Javier La Torre e Eva la Yerbabuena.

Atualmente, paticipa de um grupo de estudos com o bailaor Fábio Rodrigues, com quem também realiza aulas regulares. Ê diretora do Grupo Flamenco Corpo Livre, da Academia de Danças Corpo Livre. Como professora e coreógrafa, atua na Academia de Danças Corpo Livre, em Valinhos, e no Centro de Arte Flamenca de Campinas. Ê fundadora e produtora da Kabal Produções Artísticas.

Links

br.linkedin.com/pub/ana-paula-campoy/46/396/894/

http://www.feiraflamenca.com.br/kabal-2/


Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD 235

Videografia

http://youtu.be/_XS8AE8gDeY

http://youtu.be/IqQOs_ew0Ak

http://youtu.be/K70VCYVWVSE

http://youtu.be/3HO3JFSG7QA
X