Dança em Rede

Angel Vianna

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: MG
  • Cidade de origem: Belo Horizonte
  • Atividade: Bailarina
  • Data de nascimento: 21/12/2023

Histórico

Maria Ângela Abras Vianna, mais conhecida como Angel Vianna, nasceu em 17 de junho de 1928, em Belo Horizonte, Minas Gerais e conheceu seu parceiro, Klauss Vianna (1928-1992), em 1940, quando começou seus estudos formais no Instituto Padre Machado. Em 1945, deu início as suas aulas de piano com o professor Francisco Masferrer (1914-1955) e em 1948, seus estudos de dança no Ballet de Minas Gerais. Entra para a Escola de Belas Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em 1952, dirigida por Alberto Veiga Guignard (1896-1962). Participa do 1º Festival Universitário de Arte e ganha o primeiro lugar na modalidade escultura com a obra Pé de Bailarina. Em 1953, começa a frequentar informalmente o curso de anatomia da Escola de Odontologia e Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Expõe Nu e Cabeça. Casa-se com Klauss Vianna, em 1955 e, no mesmo ano, inauguram o Ballet Klauss Vianna, em Belo Horizonte. Nas férias de janeiro de 1957, ingressa na recém-criada Companhia de Nina Verchinina e estreia como profissional no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1958, nasceu o primeiro filho do casal, Rainer Vianna. Em 1962, dá aulas no I Curso de Férias na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Em Belo Horizonte, ensina capoeira aos atores de O Pagador de Promessas, direção de Haydée Bittencourt. Em 1963, a convite do professor e coreógrafo alemão Rolf Gelewski (1930-1988), Angel e Klauss passam a dar aulas na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Dança no Grupo Juventude Dança, dirigido por Gelewski e em 1964, aprofunda-se no estudo da capoeira com Mestre Gato. Mudam-se para o Rio de Janeiro em 1965, onde Angel dança em emissoras de televisão, como a Excelsior e a Tupi. Em 1966, leciona na Academia de Ballet Tatiana Leskova. Em 1972, começa a dar aulas de Expressão Corporal no Curso de Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música e, no ano seguinte, ministra o Curso Vivências, Percepção e Consciência Corporal para a Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Abre o Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação, com Tereza d’Aquino e Klauss Vianna, em 1975, e viaja a Salvador a convite da Secretaria de Educação e Cultura da cidade para dar o Curso para Atores. Em 1976, cria o Grupo Teatro do Movimento, para o qual dirige Movimento e Forma, com coreografias de Oscar Arraiz, Lourdes Bastos e Eric Valdo. Viaja à Argentina para estudar Eutonia com Gerda Alexander. Coreografa Pulsações e Som e Corpo. Em 1983, inaugura o Espaço Novo – Centro de Estudos do Movimento e Artes. Implanta o Curso Profissionalizante de Dança Contemporânea e em 1984, dá aulas no curso de formação para atores da Casa das Artes de Laranjeiras (Cal). Em 1992, morre Klauss Vianna e em 1993, organiza o evento Angel Vianna, Assim se Passaram Dez Anos. Em 1995, Angel cria o Corpo Teatro do Movimento e o grupo cria Kine. Morre Rainer Vianna. Angel cai e quebra o fêmur. Em 1999, recebe a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural da Presidência da República do Brasil por sua contribuição à cultura brasileira e em 2000 é homenageada com o Diploma Orgulho Carioca. Abre a Faculdade Angel Vianna, em 2001, com os cursos de bacharelado e licenciatura plena em Dança. Em 2003, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) concede a Angel Vianna o título de Doutora Notório Saber nas áreas de conscientização do movimento, cinesiologia e dança. Inicia uma parceria com a UFBA e lança a pós-graduação lato sensu em Estudos Contemporâneos em Dança na Faculdade Angel Vianna, em 2005, e em 2006, participa do projeto Acervo Klauss Vianna – Um Resgate Histórico. No ano seguinte, inicia a pós-graduação lato sensu em Terapia através do Movimento e Estética do Movimento na Faculdade Angel Vianna. Em 2009 inicia a pós-graduação Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas, na Faculdade Angel Vianna. Recebe homenagem do Centro Coreográfico, no Rio de Janeiro, com a Semana Angel Vianna, e o teatro da instituição passa a se chamar Teatro Angel Vianna. Para saber mais sobre a carreira de Angel Vianna, acesse o texto e a cronologia da artista publicados no livreto do documentário Figuras da Dança, produzido pela São Paulo Companhia de Dança em sua homenagem em http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/folhetos_figuras_da_danca.php

Trabalhos

1950 Com o Ballet de Minas Gerais dança Cântico dos Cânticos e Tocata e Fuga.
1951 Participa das Temporadas Líricas como integrante do corpo de baile do Ballet de Minas Gerais.
1955 Dança como solista As Sílfides, de Fokine, com o Ballet de Minas Gerais.
Cria o figurino e dança o balé Cobra Grande, de Klauss Vianna, para o Ballet de Minas Gerais.
1959 Dança O Caso do Vestido e Neblina de Ouro, coreografias de Klauss Vianna.
1960 Dança Arabela, a Donzela e o Mito, coreografias de Klauss Vianna.
1962 Cria O Circo, com música de Villa-Lobos. Dança Marília de Dirceu, de Klauss Vianna. Participa do 1º Encontro das Escolas de Dança do Brasil, promovido por Paschoal Carlos Magno (1906-1980).
1967 Participa como atriz da peça A Ópera dos Três Vinténs, dirigida por José Renato e coreografada por Klauss Vianna. Dança Giselle na Companhia de Dalal Achcar. Rudolf Nureyev (1938-1993) e Margot Fonteyn (1919-1991) são os solistas.
1968 Cria para suas alunas da escola Tatiana Leskova Procissão dos Navegantes.
1969 Faz sua primeira direção corporal da peça As Relações Naturais, texto de Qorpo Santo (1829-1883), direção de Luís Carlos Maciel.
1970 Faz a direção corporal de Maroquinhas Fru-Fru, texto e direção de Maria Clara Machado (1921-2001).
1971 Faz direção corporal das peças: Miss Brasil, direção de João Marcos Fuentes e texto de Maria Clara Machado, e Woysec, de Georg Büchner (1813-1837), direção de Marilda Pedroso. Cria O Circo para o festival de Tatiana Leskova.
1972 Faz a expressão corporal de atores nas peças Tango, de Slavomir Mrozek, com direção de Amir Haddad.
1973 Faz a direção corporal de A China Ê Azul, de José Wilker, direção de Rubens Corrêa.
1974 Faz a preparação corporal de Somma, ou Os Melhores Anos de Nossas Vidas, coletânea de peças dirigidas por Amir Haddad. Cria o grupo Brincadeiras. Cria XPTO – Ou o que Vai pelo Mundo para seus alunos da escola Tatiana Leskova.
1978 O grupo Teatro do Movimento estreia Mal Ária Ba!, com direção de José Possi Neto. Sem recursos, encerra o grupo.
1979 Faz a preparação corporal da peça Papa Highirte, de Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), direção de Nelson Xavier, e do musical infanto-juvenil Apenas um Conto de Fadas, de Eduardo Tolentino.
1980 Faz a preparação corporal de Unhas e Dentes, direção de Luis Carlos Ripper.
1981 Cria Terreno Baldio para o grupo Trans-Forma, em Belo Horizonte. Dirige e coreografa Pé de Pato Mangalô Três Vezes, com colaboração de Rainer Vianna.
1982 Participa do Congresso Brasileiro de Psicomotricidade da UERJ. Faz a preparação corporal da peça Eu Posso?, de Reynaldo Loy, direção de Luis Carlos Ripper. Trabalha com Eduardo Tolentino em O Trágico Acidente que Destroçou Teresa, de José Wilker.
1983 Angel e Rainer fazem a preparação corporal da peça República dos Prazeres, de Sérgio Fonta.
1985 Trabalha como atriz na peça A Rosa Tatuada, de Tennessee Williams (1911-1983), direção de Luis Carlos Ripper.
1986 Faz a preparação corporal das peças Imaculada, monólogo de Franco Scaglia, Ação Entre Amigos, de Márcio Souza, direção de Paulo Betti, A Cerimônia do Adeus, de Mauro Rasi (1949-2003), e Sábado, Domingo e Segunda, de Eduardo Felipo, dirigida por José Wilker.
1987 Dança no espetáculo Movimento Cinco Mulheres, de Rainer Vianna.
1989 Faz a preparação corporal de O Jardim das Cerejeiras, de Anton Tchecov (1860-1904), com direção de Paulo Mamede.
1990 Faz a preparação corporal das peças A Obscena Senhora D, de Hilda Hilst (1930-2004), adaptação e direção de Eid Ribeiro, e Casamento Branco, de Tadeu Rozewicz, com direção de Sérgio Britto.
1997 Dança seu solo Angel,Simplesmente Angel no evento Confort Dança.
1998 Apresenta o solo Memória em Movimento. Trabalha como preparadora corporal no filme A Ostra e o Vento, de Walter Lima Jr.
1999 Dança Inscrito, de Paulo Caldas. Faz a preparação corporal do filme Um Copo de Cólera, de Aluízio Abranches, e da peça Nostradamus, direção de Renato Borghi.
2002 Apresenta-se no Panorama RioArte de Dança com a coreografia Impromptus, de Alexandre Franco.
2009 Dança Atempo, de Maria Alice Poppe, no festival Corpos Ímpares.

Bibliografia

Documentário Angel Vianna – Figuras da Dança | Direção Inês Bogéa e Moira Toledo| São Paulo Companhia de Dança, SP, 2010

Angel Vianna – A Pedagoga do Corpo | Enamar Ramos | Summus Editorial

Angel Vianna – Sistema, Método ou Técnica? | Suzana Saldanha | Editora Funarte

Angel Vianna – Uma Biografia da Dança Contemporânea | Ana Vitória Freire | Editora Dublin, 2005

Videografia

http://www.youtube.com/watch?v=ou2GE8e8k5k

(Pesquisa SPCD)

 

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)
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