Dança em Rede

Antônio Carlos Cardoso

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Cidade de origem: Porto Alegre
  • Atividade: Bailarino
  • Data de nascimento: 10/08/1939

Histórico

Antonio Carlos Cardoso nasceu no dia 8 de outubro de 1939 na cidade de Porto Alegre (RS). Em 1957, inicia seus estudos no teatro e somente entre 1958 e1959 começa a fazer aulas de dança para ter mais ferramentas como ator. Inicia com a mestra Marina Fedossejeva, responsável por sua formação como bailarino. Entre 1960 e1962 vai para o Rio de Janeiro e torna-se bailarino do Theatro Municipal, onde também faz programas para as TVs Tupi, Record, Rio e dança em shows no Copacabana Palace. Faz aulas com Tatiana Leskova e Eugênia Feodorova (1925-2007). Faz audição no Ballet Nacional de Marseille, na França, em 1965, e é contratado para a turnê de verão. Ingressa no Ballet da Opera Stadttheater Bonn, na Alemanha. Em 1966, muda-se para Karlsruhe, na Alemanha para dançar na companhia Badisches Staatstheater. Nasce sua filha Adriana Cardoso e em 1967 retorna a São Paulo. Em 1969, dança na Sociedade Ballet de São Paulo, de Halina Biernacka (1914-2005), e incentivado por Ismael Guiser, cria Sem Título para a mesma companhia. Entre 1970 e 1971, cria o grupo Dança Viva, ao lado de Marilena Ansaldi. Cria a coreografia com o mesmo nome, que fica em cartaz durante dois meses. Entre 1972 e 1973 volta para a Europa e dança no Real Ballet de Flandres, na Bélgica. Assume a direção do Corpo de Baile do Municipal, em 1974, (que em 1981 passa a se chamar Balé da Cidade de São Paulo). Sua gestão é marcada pela grande transformação dessa companhia, construindo um repertório novo e sólido, com um perfil moderno. Estabelece uma forte parceria com Victor Navarro, que cria muitos balés para a companhia. Entre outros coreógrafos, também é responsável por revelar Luis Arrieta. Permanece no cargo até 1980. Em 1979, ganha o prêmio Governador do Estado de São Paulo por serviços prestados à dança. Em 1980, nasce sua segunda filha, Mayra Asscherick Cardoso. Em 1981, é convidado para criar e dirigir o Balé do Teatro Castro Alves, cargo que ocupa até 1983 e em 1984, é artista convidado pelo governador americano no programa American State Governement for The Cultural Exchange Program. Volta a dirigir o Balé da Cidade de São Paulo, em 1985. Em 1986, trabalha com a profissionalização de um grupo jovem da Academia de Balé da Bahia e, em 1987, é convidado para assumir novamente o cargo de diretor do Balé do Teatro Castro Alves. Fica até 1988. No mesmo ano, é professor convidado da Êcole de Dance de Genéve, Suíça. Em 1989, dá aula no Tanz-Forum, em Colônia, e no Balé da Ópera de Berlim. Em 1990, em Portugal, é professor convidado da Companhia de Dança de Lisboa e do Balé Nacional de Portugal. Em 1991, retorna novamente ao Balé do Teatro Castro Alves como diretor e fica no cargo até 2005. O grupo começa sua carreira internacional, em 1993, e se apresenta em diversos países, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Portugal. Paralelamente ao cargo de diretor do Balé do Teatro Castro Alves inicia seus estudos na Casa da Photographia, em Salvador, com Marcelo Reis, em 1998. Também frequenta o curso de Walter Firmo. Em 2001, é professor convidado no Balé Teatro Guaíra, em Curitiba. Depois de participar de várias exposições coletivas de fotografia, apresenta, em 2002, sua primeira exposição individual na galeria Pierre Verger, em Salvador, com fotos de dança e outros trabalhos. Em 2003, faz nova exposição individual no mesmo local, também com fotos de dança. Tem seus trabalhos publicados na revista Ballettanz, na Alemanha, nas edições de janeiro e novembro. Em 2004, apresenta sua primeira exposição no exterior, no teatro Triangle, em Rennes, na França. Publica seus trabalhos na revista Fotografe Melhor. Em 2006, participa de uma exposição coletiva na Casa da Photographia e apresenta a exposição individual “Uaikuru”, na galeria Pierre Verger, ambas em Salvador. Em Porto Alegre, apresenta a mesa exposição, durante o festival Porto Alegre em Dança, e “Diversidades”, na Casa de Cultura Mário Quintana. Em 2008, assume a coordenação de dança da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. Participa de uma exposição coletiva no Centro de Cultura Judaica de São Paulo e em 2009, dá cursos na casa de cultura Mário Quintana. No mesmo ano, é professor convidado do Terpsi Teatro de Dança e atua como fotógrafo. Para saber mais sobre Antonio Carlos Cardoso baixe gratuitamente o pdf do livreto produzido sobre o artista pela São Paulo Companhia de Dança, na ocasião do lançamento do DVD Figuras da Dança, que homenageia o artista em http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/remontagens.php

Trabalhos

1964 Viaja por seis meses para o México com o musical O Teu Cabelo não Nega, de Carlos Machado, sobre Lamartine Babo.
1968 Participa de programas televisivos e do desfile da Rhodia Movimento 68, que, além de modelos, reunia músicos, atores, bailarinos e outros profissionais ligados à arte.
1969 Cria Sem Título para a Sociedade Ballet de São Paulo, de Halina Biernacka.
1972/1973 Cria X para o Real Ballet de Flandres, Bélgica. Participa de uma oficina de composição coreográfica com Hans van Manen.
1975 Cria, para a Companhia de Dança Penha de Souza, Tangata, com música de Astor Piazzola (1921-1992).
1976 Cria para o Corpo de Baile Municipal Nosso Tempo, um dos grandes sucessos da companhia, e Soledad, uma nova versão de Tangata.
1977 Coreografa Percussão para Oito, com música de Paulo Herculano, para o Corpo de Baile Municipal.
1979 Cria Brahms e Aquarela do Brasil para o Corpo de Baile Municipal.
1980 Cria Sol do Meio Dia para o Corpo de Baile Municipal.
1984 Coreografa a peça Os Sete Pecados Capitais, com direção de Celso Nunes.
1991/1992 Cria Pássaro de Fogo para o Balé do Teatro Castro Alves. Coreografou para a Companhia de Dança do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, De Buscas e Solidão (música de Peter Gabriel).

Bibliografia

Documentário Antonio Carlos Cardoso – Figuras da Dança | Direção Inês Bogéa e Sérgio Roizenblit| São Paulo Companhia de Dança, SP, 2009

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)
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