Ballet Comique de la Reine

  • Categoria: Coreografias
  • País: França
  • Cidade: Paris
  • Ano: 1581
  • Duração: 380
  • Grupos: dançado pela Corte da Rainha
  • Autores: Balthasar de Beaujoyeulx
  • Remontagens: As obras do balé de corte eram montadas especificamente para cada uma das situações em que eram apresentadas, sendo que os próprios textos e coreografias eram propostas de significação específicas para aquele contexto, frequentemente, de forma que não eram, em geral, remontados pela sua sociedade. Apesar de haver grande interesse histórico nesses balés, todo o acesso a eles vêm da literatura, já que não houve manutenção (e sequer composição) de um repertório.

Conteúdo

Balthasar de Beaujoyeulx originalmente Baldassare de Belgiojoso foi um coreógrafo, compositor e violinista franco-italiano, servo da corte de Catarina de Médici, tutor musical dos filhos da rainha e responsável por desenvolver entretenimentos para a corte.

Ele compôs diversos balés para a corte e foi o responsável pelo desenvolvimento dos cenários, direção, direção de palco e coreografias do Ballet Comique de la Reine, integrando pela primeira vez uma proposta narrativa com a música e a coreografia.

Links

Trecho da trilha sonora do Ballet Comique de La Reine e gravuras da época
http://youtu.be/XCzIWfhEOME



Por Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa 37

Bibliografia

Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança.

ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BALANCHINE, George; MASON, Francis. Complete Stories of the Great Ballets
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
CRAINE, Debra; MACKRELL, Judith. The Oxford Dictionary of Dance
DILS, Ann; ALBRIGHT, Ann Cooper. Moving History / Dancing Cultures: a dance history reader
FARO, Antonio Jose; SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de Balé e Dança
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
KOEGLER, Horst. The Concise Oxford Dictionary of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
SORELL, Walter. Dance in Its Time

Sinopse

O Balé conta o mito da Deusa Circe, que aprisiona marinheiros de Odisseu, o herói da Odisséia e da batalha de Tróia, enfeitiçando-os.

O Ballet foi apresentado na ocasião do casamento da irmã da rainha, como um presente de entretenimento para a corte. Com um desenvolvimento conjunto de texto, trilha sonora e cenografia, é a primeira proposta de um teatro total (que englobasse todas as artes em prol da apresentação).

A Coreografia era dividida em um prólogo, seis entradas e um gran finale, sendo a primeira de que se tem notícia a fazer essa construção, posteriormente tornada comum, de finais exagerados.

O ballet, que durava cinco horas e meia tinha a coreografia majoritariamente geometrizada, como era o costume da época. Uma das entradas que ficaram célebres, com 15 bailarinos, apresentava 40 formações diferentes, sendo que todas elas, assim como seus bailarinos, ficavam voltados para o rei o tempo todo.

O Ballet Comique de La Reine definiu o gênero do Ballet de Corte, tornando-se seu molde, que foi copiado durante todo o século seguinte.
X