Carolina Natal

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: São José dos Campos
  • Atividade: Coreógrafa de Dança Contemporânea da Cia Jovem de Dança de São José dos Campos
  • Data de nascimento: 30/12/1979

Conteúdo

Carolina Natal é bailarina e pesquisadora em dança. Ê Doutora em Multimeios na UNICAMP com Estágio Doutoral de um ano na Paris VIII – Vincennes-Saint Dennis –França. Sua pesquisa é voltada para a percepção da dança na imagem em movimento e sua relação com a linguagem cinematográfica, a DANCINE. Produziu alguns vídeos de dança que foram projetados em festivais nacionais e internacionais, na categoria experimental ou videodança. Concebeu e realizou um espetáculo em Paris, Metastasis, realizado simultaneamente na Maison du Brésil e na Fondation suisse, ambas as casas situadas na Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP). Neste período, participou também de uma residência artística em parceria com o Théâtre Internationale da CIUP. Trabalhou em diversos centros culturais em São Paulo e foi professora substituta no curso de Dança da UFRJ. Atualmente é Coreógrafa de Dança Contemporânea da Cia Jovem de Dança de São José dos Campos.

Links

Blog:
http://intimidadesdoolhar.blogspot.com.br/ (DANCINE)

(por Carolina Romano de Andrade | Pesquisa SPCD)


30

Bibliografia

Natal, Carolina. Tese – Unicamp – Instituto de Artes – Dancine: sob a perspectiva da inter-relação espacial. Campinas: Tese apresentada ao Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da UNICAMP, 2012.
Natal, Carolina. “Dancine: inter-relação de espaços.” In: Dança em Foco: Ensaios Contemporâneos de Videodança. Org. Leonel Brum, Paulo Caldas e Regina Levy. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2012
Natal, Carolina. “Videodança: Um novo gênero ou uma tendência contemporânea?” In: Arte, Tecnologia e Comunicação: Novos Territórios do Conhecimento (CIANTEC). Aveiro, (Portugal), 2009.

Videografia

1.“Balé das Sombrinhas” (2010): http://vimeo.com/20454832
2. “ETC...” (2009): http://www.youtube.com/watch?v=A-rOme6oox4&feature=plcp
3. “Travessias Rasgadas” (2007):
http://www.youtube.com/watch?v=cD5ihGnB2bY&feature=plcp
4. “ Singular” (2006): http://www.youtube.com/watch?v=Ri7yG9kUzns&feature=plcp

Trabalhos

Metastasis (2011)– Espetáculo realizado em Paris na Fondation suisse e Maison du Brésil. Direção e interpretação: Carolina Natal e Graziela Andrade.
Travessias Rasgadas (2007) – Videodança - Concepção e interpretação: Carolina Natal
Martim-Cererê – O Brasil-Menino: Espetáculo realizado com a Cia Jovem de São José dos Campos. Concepção e Coreografia: Carolina Nata. Estréia em Novembro-2012


X