Cia. de Danças de Diadema

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: Diadema
  • Ano: 1995
  • Responsável: Ana Bottosso
  • Responsável cargo: Diretor
  • Telefone: (11) 7852-8364
  • Endereco: Rua Graciosa, 300
  • Bairro: Centro
  • E-mail: cia@ciadedancas.apbd.org.br

Conteúdo

Criada em 1995 pela bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, a Cia. de Danças de Diadema se formou através de uma parceria da artista com a Prefeitura do Município de Diadema. A região do ABCD Paulista, sobretudo Diadema, naquela época, não contava com nenhum núcleo de dança representativo e que pudesse alavancar esta linguagem na cidade.

Por isso, Ivonice sugeriu que fosse realizada uma série de workshops na região para que, por meio de um mapeamento, avaliassem a dança e sua fruição no município. Detectou-se que era muito escassa a prática desta linguagem e assim nasceu a ideia de criar uma companhia onde os próprios bailarinos, além de atuarem nos palcos, também fossem artistas orientadores nas oficinas realizadas nos centros culturais da cidade, por meio da Secretaria de Cultura local.

Embora tenha passado por transformações estruturais, o grupo mantém até hoje esta filosofia de trabalho, preservando o contato direto com a população da cidade, por meio do projeto das oficinas.

Embora o projeto não seja profissionalizante, mas apenas de sensibilização, muitos indivíduos que participaram das oficinas são hoje bailarinos profissionais da companhia e de outras pelo Brasil e exterior.

O grupo conta com um repertório de 22 obras, criadas por renomados artistas do cenário da dança nacional e internacional, bem como por integrantes do próprio elenco.

Desde 2003, o elenco é comandado por Ana Bottosso. Bailarina, coreógrafa e professora de Balé Clássico e Dança Contemporânea, Ana se formou nos cursos de Habilitação Plena para Bailarinos da Royal Academy of Dance de Londres, conquistando os diplomas de Elementary, Intermediate, Advanced e Teacher Certificate.

Ela participou de cursos e trabalhos com profissionais renomados como: Ismael Guiser, Luis Arrieta, Marika Gidali, Susana Yamauchi, Henrique Rodovalho... Foi a idealizadora e coordenadora de projetos como ABCDança, Pés na Estrada, Cirandança e No Movimento das Alamedas, que envolvem desde estudantes até profissionais da dança de todo país.

Videografia

Trabalhos

2012 - Voo do Cisne
2011 - Paranoia
2010 - Meio em Jogo
2009 - La Vie en Rose???
2007 - Crendice... Quem Disse?
2006 - Quixotes do Amanhã
2006 - Lacrimosa
2005 - Cá Tinha um Sonho que se Tornara Pessoas e Ruas
2004 - Sala de Espera
2003 - No Prego
2002 - Balaio de Danças
2001 - Baque
2001 - Romance Capixaba
2001 - Tribal Urbano
2000 - Rap.Xote
1999 - Arte & Raiz
1998 - Três Mais Um
1997 - Fábrica Coreográfica
1996 - Jardin de L'Enfant
1996 - Linha de Montagem
1995 - Pierrot de Veias
X