Dança em Rede

Claudia Mota

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Atividade: Bailarina

Histórico

Claudia Mota iniciou seus estudos com Valéria Moreyra. Formou-se pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como professores Amélia Moreira, Regina Bertelli, Jacy Jambay e Pedro Kraszczuk. Trabalhou com o maitre Fernando Alonso, no Ballet de Camagüey, em Cuba, recebendo de suas mãos o Diploma de Excelência em Técnica Cubana. Posteriormente, aperfeiçoou-se no Ballet Dalal Achcar. Ê Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde já trabalhou com nomes importantes como: Jean-Yves Lormeau, Elizabeth Platel, Gustavo Mollajoli, Boris Storojkov, Slawa Muchamedov, Dennis Gray, Richard Cragun, Tatjana Thierback, Eugenia Feodorova, Tatiana Leskova, Márcia Haydée, J. Slavick, Dalal Achcar, Vladimir Vassiliev, Nathalia Makarova, entre outros.  

Trabalhos

Repertório:

– Giselle – Giselle e Myrtha ( Sir Peter Wight)
– O Lago dos Cisnes – Odete e Odile (Eugenia Feodorova e Yelena Pankova)
– Coppelia – Swanilda ( Henrique Martinez)
– A Bela Adormecida – Princesa Aurora (Marius Petipa)
– Don Quixote – Kitry ( Dalal Achcar)
– O Quebra Nozes – Rainha das Neves e Fada Açucarada ( Dalal Achcar)
– La Bayadè re – Gamzatti ( Natália Makarova)
– Romeu e Julieta – Julieta ( John Cranko)
– Onegin – Tatiana ( John Cranko)
– Paquita – Paquita (Eugenia Feodorova)
– Carmen – Carmen ( Roland Petit)
– Les Sylphides – Mazurka ( Eugenia Feodorova)
– Les Grand Pas de Quatre – Marie Taglione (Jules Perrot)
– Serenade – Valsa ( George Balanchine)
– Divertment no 15 – Principal ( George Balanchine)
– Voluntaires – Principal ( Glen Tetley)
– Les Presàge – Paixão ( Massine, remontagem Tatiana Leskova)
– Suite en Blanc – Serenade e Sieste ( Serge Lifar)
– A Floresta Amazônica – Deusa ( Dalal Achcar)
– A Megera Domada – Bianca ( John Cranko)
– Uwe Sholtz’s The Creation – cenas 4, 18, 19, 27 e 29
– coreografias do Mauricio Wainrot, Carmina Burana, Chopin n 1 e Ecos.

Trabalhou com coreógrafos contemporâneos, como Luiz Arrieta, Oscar Arraiz, David Parsons, Henrique Rodovalho, entre outros.

Primeira bailarina brasileira a interpretar Carmen”, de Roland Petit no Brasil, recebendo grande elogio da crítica francesa, pela Revista EUROPEAN DANCE NEWS.

Fez intercâmbio com o American Ballet Theatre e San Francisco Ballet, indicada por Natalia Makarova e Dalal Achcar.

Ê constantemente “Partner” de bailarinos estrelas convidados pelo Theatro Municipal do RJ.

José Manuel Carreño ( ABT)
Iñaki Urlezaga ( Royal Ballet)
Andrea Volpintesta ( Scala de Milano)
Robert Twesley ( English National Ballet)
Jesus Pastor ( ABT)
Sascha Radetsky ( ABT)
Thiago Soares ( Royal Ballet)
Vitor Luiz ( San Francisco Ballet)
Federico Fernandez ( Teatro Cólon)
Bruno Rocha ( Het National Ballet)

Apontada por Natalia Makarova como um dos maiores talentos dos últimos anos no Brasil, recebeu o Título de Melhor Bailarina da América Latina, por seu reconhecimento técnico, sua versatilidade e grande potencial artístico, pela Sociedade Cultural Latino Americana.

Ê convidada por Escolas, Companhias e Galas no Brasil e no exterior. Atualmente integra como Estrela Convidada o “Ballet en Gala”, Cia de Primeiros Bailarinos Sul Americanos liderada por Federico Fernandez, se apresentando em galas mundiais, recentemente nas cidades de Mendoza e Buenos Aires, na Argentina.

Como partner de Iñaki Urlezaga, interpretou “Giselle”, em turnê pela Argentina com o Ballet Concierto, se apresentando nas cidades de Santiago de Estero, Tucumán e Rosário.

A convite do Maitre de Ballet Pedro Pablo Peña, participou da International Gala of Etoiles of Miami, USA, com grande destaque e presença no canal de TV CNN.

Videografia

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2023)
X