Dança em Rede

Dalal Achcar

  • Categoria: Profissionais da dança
  • Atividade: Bailarina

Histórico

Dalal Achcar iniciou seus estudos em dança com Pierre Klimov e teve uma grande influência artística de Madame Maria Makarova. Formou-se pela escola russa Vaganova e teve seu aperfeiçoamento em Paris, Nova Iorque e Londres. Fundou a Associação de Balé do Rio de Janeiro, em 1956, juntamente com Márcia Kubitschek e Maria Luisa Noronha e também sua companhia de dança Balé do Rio de Janeiro, em 1962. Participou da fundação da Ebateca – Escola de Balé do Teatro Castro Alves, em Salvador. Em 1968, foi convidada para ser diretora artística do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde coreografou, logo de início, o espetáculo Dança para Indira, em homenagem à Indira Ghandi. Em 1969, Dalal introduziu e representou no Brasil o método de ensino da Royal Academy of Dancing, de Londres, aprimorando o nível de várias escolas e academias do País. Em 1981, ela retorna ao Theatro e abre a temporada de Coppélia, com a versão de Enrique Martinez, seguida das apresentações do balé Romeu e Julieta, de John Cranko, com a participação de Natalia Makarova, Márcia Haydée, Richard Cragun, Bujones, entre outros nomes. Firmou convênio com o Colégio Brasileiro de Almeida, do Rio de Janeiro, em 1974, para a realização do Curso Profissionalizante de Dança, como opção dos alunos de 2º grau. E em 1985, idealiza, junto com Gilberto Motta, Carlota Portella e a professora Edília Coelho Garcia, o primeiro curso Superior de Formação de Professores de Dança, do Rio de Janeiro. De 1983 a 1986, Dalal assume a direção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde passou por duas gestões. A segunda foi de 1991 a 1994. Teve participação ainda na realização do III Festival Internacional de Dança do Rio de Janeiro, em 1987. Fundou e presidiu, em 1984, a Associação de Amigos do Theatro Municipal, entidade cultural sem fins lucrativos que, ainda hoje, busca dinamizar a realização dos principais eventos do Theatro, canalizando das empresas os recursos para as temporadas de ópera, concertos e balés. Idealizou ainda, como presidente da fundação, demais outros projetos, como Pacote Cultural, que viabilizou a participação gratuita de mais de 30 mil alunos de escolas públicas a assistir um espetáculo de balé no Theatro Municipal, entre outros. À frente do Municipal, realizou apresentações de grandes obras, como Giselle, O Quebra Nozes, Pedro e o Lobo, Floresta Amazônica, La Bayadere, O Lago dos Cisnes, A Megera Domada, entre outros. Criou também, em 1971, o Centro de Arte e Cultura Balé Dalal Achcar, onde trabalha o balé clássico e demais danças com jovens e crianças de diversas idades.

Trabalhos

Dalal foi responsável por remontar a primeira versão completa do balé O Quebra Nozes, no Brasil, em 1974. Em 1982, remonta Dom Quixote. Entre suas criações estão, Floresta Amazônica (1975), Something Special (1976), criado especialmente para Natalia Makarova e Anthony Dowell, Cenas Brasileiras, versão moderna de Romeu e Julieta (1978), Cinderela (1979), Sonho de Uma Noite de Carnaval (1980), Branca de Neve (1981), Dom Quixote (1982), O Morcego (2000), dentre outros.

Bibliografia

Balé – Arte, Técnica e Interpretação | Dalal Achcar | 1980

Balé uma Arte | Dalal Achcar | Editora Ediouro | Rio de Janeiro, 1998

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)
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