Dança Charme

  • Categoria: Estilos de danças
  • País: Brasil

Conteúdo

O Charme é uma manifestação cultural típica do município do Rio de Janeiro caracterizada por bailes que ocorrem geralmente, nas zonas norte, oeste e centro da cidade. São frequentados por pessoas de camadas populares, em sua maioria, negros.

Esses bailes surgem na década de 80, caracterizados por coreografias em grupos e gestos bem sensuais. Mais recentemente, a subcultura jovem Hip Hop, cujas composições exploram a vertente da crítica social, se faz também presente no circuito Charme. A chegada deste estilo, veio dar um novo impulso à dinâmica interacional dos bailes, introduzindo um ritmo mais rápido e coreografias individualizadas.

A Dança Charme é o nome dado à sequência de passinhos sociais que os charmeiros executam enquanto ouvem o DJ tocando nos Bailes Black do Rio.
O movimento SOUL e FUNK dos anos 70 e início de 80 contribuíram muito pra formação rítmica desta dança.

Com a popularidade do termo CHARME no fim dos anos 80, sua forma particular de se movimentar e envolver os quadris recebe o nome de DANÇA CHARME, embora esta nomenclatura só tenha ganhado força nos últimos anos.

Os passinhos sociais mais famosos são: o PASSO DO DESFILE, o PASSO DA MÃO NO CABELO, o PASSO DO SAMBINHA, PASSO DO FAT JOE, dentre outros.

A Dança Charme é reconhecida por ser sensual, elegante e envolvente. Assim, a coreografia é o elemento estruturante da estética do Charme que mais chama a atenção em um baile.

Referências

- O Charme do Baile: Identidade, cultura popular e etnicidade em bailes black no Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007, Ester Oliveira.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charme_(m%C3%BAsica)

-O Charme: Território Urbano-Popular de Elaboração de Identidades Juvenis, Universidade Federal Fluminense, 2004, Carlos Henrique dos Santos Martins


-"Cultura Charme –A Música, a Dança, o Estilo e a Paz", pesquisa realizada pelo diretor artístico da Companhia Dança Charme e Cia. e ativista do Movimento Charme, Marcus Azevedo.

-http://www.freewords.com.br/informacao/charme-a-danca-do-momento/






(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)" 39"
X