Dança em Rede

Eneida Dreher

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Cidade de origem: Uruguaiana
  • Atividade: Professora de Dança

Histórico

Iniciou seus estudos em dança com Lya Bastian Meyer e Ilse Simon e mais tarde com Tatiana Leskova no Rio de Janeiro. Em 1976, foi para Nova Iorque para estudar o estilo e técnica de Jazz, do Luigia's Jazz Center (The First World Jazz Centre- USA), tendo como professor o próprio Luigi. Em 1980, ele vem ao Rio de Janeiro ministrar um curso de Jazz e Eneida o auxilia durante as aulas. Entre 1986 e 1987 estuda em Essen, na Alemanha, através de uma bolsa do Goethe Institut de Munique, na Escola Superior de Dança Staatliche Hochschule Für Musik Ruhr(Tanz)", dirigida por Pina Bausch. Em 2005, forma-se no curso superior de Tecnólogo em Dança, pela Universidade Luterana do brasil (ULBRA/ RS). Buscando uma formação complementar, em julho de 2006, forma-se instrutora no Método Pilates promovido pela Escola de Pilates Condicionamento Físico e Mental (linha clássica), de Porto Alegre. Ao longo de sua carreira, Eneida destaca-se no cenário gaúcho sendo pioneira do ensino de dança em Farroupilha- RS. Primeira bailarina do "Grupo Experimental de Dança", da Associação dos Professores de Dança do RS, em 1974. Fundou junto com Ilse Simon o Simon Dreher Dança", estúdio que lançou o Modern Jazz Luigi, no RS, em 1976. Foi primeira Bailarina da "Companhia de Dança do RS", criada pela Associação dos Professores de Dança do RS, (1981), apresentando-se com a obra "Carmina Burana", juntamente com a OSPA e três Corais, na PUC-RS. Atuou como primeira bailarina, diretora e co-fundadora da "Terra Cia. de Dança do RS", marco histórico da dança cênica gaúcha, realizando 431 apresentações no RS, RJ, SP,BH, Alemanha e Itália, no curto período de agosto de 1981 à setembro de 1984 (média 14 apresentações mensais). Alguns trabalhos em prol da dança: Diretora artística da Cia. de Dança do "Palácio das Artes", de Belo Horizonte, MG, em 1988. Autora do pré-projeto "Centro Municipal de Aperfeiçoamento da Dança", apresentado em dezembro de 1988 para o Secretário Municipal de Cultura, que seria a primeira escola gratuita para o aperfeiçoamento técnico e teórico em Dança, em nível médio. Coordenadora de dança do Instituto Estadual de Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura, de 1991 à 1994, elaborando e apresentando o projeto- (*) "Escola Oficial de Dança do Estado do Rio Grande do Sul", visando corrigir duas distorções na área: a inexistência da formação integral do bailarino e professor e, a inexistência de uma estrutura em dança oficialmente reconhecida e, como tal, legalmente capaz de conferir titulação em nível médio para os trabalhadores que existem de fato mas não de direito. (*) Este projeto originou-se do projeto " Centro de Formatividade em Dança" criado por uma comissão de profissionais da área e desenvolvido na Casa de Cultura Mário Quintana. Ministra workshops de Dança Moderna em: Salvador –BA, a convite do diretor do Ballet do Teatro Castro Alves, Antônio Carlos Cardoso (1988)

Trabalhos

1968 – Balmasqué
1970 – Composições de Delibes
1972 – Batucada
1975 – La Deniè revalse
1976 – Linkage
1978 – Bem Vindas as Máquinas
1978 – Ganzá
1980 – Momentos de Variação
1981 – Carmina Burana
1981 – Blu
1980 – Building Clown
1980 – Estas Canções
1982 – Jazz Variações
1982 – Catulli Carmina
1982 – Triunfos de Afrodite
1982 – Batalhas
1981 – Solidões I e II
1982 – Suspiros I e II
1982 – Cartão Postal Nº 1
1982 – Vozes
1983 – Building Birds
1983 – Expedientes Extraviados
1983 – Five In

Bibliografia

SESC-Santos-SP (1996)

Videografia

III Porto Alegre Em Cena (1996), promovido pelo Governo Municipal

Links

Departamento de Artes Dramática da Universidade Federal do RS-UFRGS (1992).

Realiza em 1997, oficinas de Dança Moderna para atores, como convidada exclusiva, no IV Porto Alegre Em Cena – mostra local, nacional e internacional de espetáculos de teatro e dança.

Diretora artística e maitre, no período de 1989 à 1999, da Terpsí – Teatro de Dança- RS, pioneira no Estado e uma das primeiras do Brasil a assumir como linguagem cênica a dança-teatro.
Em 1997 , a Terpsí e suas diretoras recebem meritório destaque e registro histórico no livro editado pela Fundação Nacional de Arte – FUNARTE “Dança do Brasil”.

Ministra, como convidada , aulas de Dança Moderna para companhias que visitam Porto Alegre: ” Wim Vanderkeybus/Última Vez Company”, da Bélgica e “Balé Teatro Castro Alves”, Salvador-BA (1997).

Em 1999, assume novamente a Coordenação de Dança do Instituto Estadual de Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura, nele permanecendo até março de 2000.

Em 2001 presta assessoria Geral Administrativa e de Produção na montagem do espetáculo multimídia ” O BANHO” da Terpsí – Teatro de Dança, que transforma o Armazém A do Cais do Porto em um grande teatro branco – CRT BrasilTelecom (LIC).

Em 2002 é membro da “Comissão Nacional de Seleção ” do projeto Encena Brasil – Teatro e Dança de apoio a montagem ou circulação nacional da Funarte e do Ministério da Cultura- Rio de Janeiro.

Em novembro de 2002, é convidada novamente pela Cia. Terpsí como Assessora Geral a participar do projeto inédito ” Um diálogo entre Sul e Norte – As artes cênicas aproximando o Brasil” selecionado e patrocinado pela Petrobrás. Este projeto levou 48 artistas e técnicos representantes do teatro e da dança do RS para Manaus, Belém do Pará, São Luis do Maranhão e Fortaleza durante um mês em tournée com seus espetáculos e oficinas.

Em abril de 2003 ministrou oficina de técnica e estilo Luigi, no evento “Dança 24 horas” realizado pelo curso de Tecnólogo em Dança da Universidade Luterana do Brasil -ULBRA.

Apresentações dos trabalhos acadêmicos em cadeiras de roda

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)
X