Fernanda Oliveira

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: RJ
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Atividade: Primeira-bailarina senior do English National Ballet
  • Data de nascimento: 02/08/1980

Conteúdo

Fernanda Oliveira começou os estudos em balé clássico aos 6 anos no Centro de Dança Rio, onde se formou em 1995 pelas mãos de professores como Maria Angelica Fiorani.

Decidida a se profissionalizar, ela contou com o trabalho de coaching de Pedro Kraszczuk entre 1995 e 1999, o que a ajudou a conquistar primeiros-lugares em Buenos Aires, na Argentina, e no concurso do Conselho Brasileiro da Dança.

Em 1999, conseguiu sua primeira colocação profissional ao ser admitida como solista do Ballet Nacional do Chile. Apenas um mês após o início dos trabalhos, ela recebeu uma bolsa de um ano de duração para a Royal Ballet School, em Londres, onde estudou até 2000.

Ainda na escola, prestou audição e foi aceita pelo English National Ballet (ENB), onde ingressou no Corpo de Baile. A escalada na companhia inglesa foi progressiva. Em 2001, ela já estreou nos papéis principais de Odette/Oditte em “O Lago dos Cisnes”. O bom desempenho lhe valeu uma ascensão a corifeu, em 2002, seguida por promoções a solista (2003), primeira-solista (2004), primeira-bailarina (2007) e primeira-bailarinasenior (2009).

Em julho de 2007, participou do evento “Concert for Diana”, no Estádio de Wembley, em Londres, que celebrava a imagem da princesa de Gales dez anos após sua morte. Poucos dias depois, retornou ao Brasil para se apresentar em uma gala no Festival de Dança de Joinville. No mesmo ano, estrearia ainda o balé “The Snow Queen”, que teve o papel de Gerda criado especialmente para ela pelo coreógrafo Michael Corder,

Em 2011, Fernanda foi a bailarina da companhia escolhida para vestir um tutu especialmente feito pela maison Moschino em um evento de arrecadação de fundos para o ENB.

Entre seus balés preferidos estão “Manon”, de Kenneth MacMillan (1929-1992), “Romeu e Julieta”, de Derek Dean, e “O Lago dos Cisnes, de Rudolf Nureyev (1938-1993). Já dançou como convidada do Ballet Nacional da Croácia e participou de galas na Suíça, Ilhas Canárias, Itália, Paris e Grécia e no evento “Russia Ballet Icons Gala 2013: Vaslav Nijisnky”, em 2013."

Links

Perfil de Fernanda Oliveira no site do English National Ballet

(por Amanda Queirós | Pesquisa SPCD)" 644
X