Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes

  • Categoria: Coreografias
  • País: Rússia
  • Cidade: São Petesburgo
  • Ano: 1892
  • Grupos: Mariinsky Ballet
  • Autores: Marius Petipa
  • Remontagens:

    Bolshoi Ballet
    Kirov Ballet
    American Ballet
    San Francisco Ballet
    Royal Ballet
    New York City Ballet
    Boston Ballet
    São Paulo Companhia de Dança
    Theatro Municipal do Rio de Janeiro
    The National Ballet of Canada
    São Paulo Companhia de Dança (Grand Pas de Deux), com remontagem de Tatiana Leskova





Conteúdo

Marius Petipa (1818-1910) Criador de grande parte dos balés de repertorio como La Bayadè re, em 1877, A Bela Adormecida, em 1890, O Lago dos Cisnes, em 1895 e Raymonda, de 1898, Marius Petipa é considerado um dos maiores nomes da dança clássica e o principal responsável pela criação da técnica de balé russo, conhecida hoje no mundo inteiro. Foi mestre de grandes bailarinos como Vaslav Nijinsky, Ana Pavlova e Michel Fokine. Durante sua carreira teve grandes colaboradores, como Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893).

Lev Ivanov (1834-1901) completou sua formação na Escola de Ballet de São Petersburgo Imperial Theatre, na Rússia. Em 1850, se juntou ao corpo de baile do Teatro Marinsky, onde em 1869 se tornou primeiro bailarino. Criou, em parceria com Marius Petipa, O Quebra-Nozes, em 1892 e o O Lago dos Cisnes, em 1895, ambos com músicas de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893).

Sinopse

O Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes é o ponto alto deste balé inspirado no conto O Quebra -Nozes e o Rei dos Ratos (1816), de E.T.A. Hoffmann (1776-1822), em que a Fada Açucarada dança com o Príncipe Marzipan para homenagear a menina Clara, que veio visitar o Reino dos Doces acompanhada pelo Príncipe Quebra-Nozes.

Dançado no mundo todo como parte das festividades natalinas, O Quebra-Nozes conta a história de Clara, que ganha de presente de Natal do seu padrinho um boneco Quebra-Nozes. Ao final da festa ela adormece junto ao boneco e sonha estar em mundos encantados, participar de batalhas e aventuras.

Depois de salvar seu príncipe na luta contra o Rei dos Ratos, ele a leva para conhecer o Reino das Neves e em seguida o Reino dos Doces, onde a Fada Açucarada e seu Príncipe Marzipan dançam este famoso Grand Pas para homenageá-la.

A São Paulo Companhia de Dança estreou este grand pas de deux, em setembro, de 2012, em Indaiatuba. A remontagem é de Tatiana Leskova e os bailarinos foram Luiza Lopes e Diego de Paula.
X