Grupo Luceros – Arte Flamenco

  • Categoria: Grupos de dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: São Paulo
  • Ano: 2001
  • Contato: http://www.facebook.com/LucerosArteFlamenco


    Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD

Conteúdo

O grupo é uma reunião dos bailarinos Ale Kalaf, André Pimentel, Milene Muñoz e Priscila Grassi, que possuem formação em dança flamenca além de incursões em outras áreas como balé clássico e dança contemporânea.

Em sua trajetória o Luceros segue uma rotina de apresentações em festivais estaduais e nacionais, teatros e casas de espetáculos em São Paulo.

A exemplo da filosofia de trabalho do grupo podemos citar o espetáculo Luceros Dança Toninho Ferragutti, criado a partir do encontro do Grupo Luceros com o músico e compositor Toninho Ferragutti e apresenta um vibrante resultado, traçando a rota percorrida entre o flamenco tradicional e a expressão da brasilidade de seus componentes, num diálogo que abre novas perspectivas criativas e aliam a dança flamenca a diversas tendências artísticas.

Em 2011, o espetáculo foi contemplado pelo PROAC da Secretaria de Cultura de São Paulo para produção de espetáculos de dança. Com com direção cênica de Clarice Abujamra e direção musical de Toninho Ferragutti, e em companhia dos músicos, Toninho Ferragutti (acordeom), Beto Angerosa (percussão), Zé Alexandre Carvalho (baixo acustico) e Alexandre Ribeiro (clarinete), o Grupo apresentou-se em diversas cidades do interior paulista e em São Paulo no Teatro Sérgio Cardoso, Galeria Olido, Museu da Casa Brasileira, entre outros. "

Links

http://youtu.be/-wOLZovYQc8

http://youtu.be/_2FblC9d8ng

http://youtu.be/7hTA2L8oWaM

http://youtu.be/Xy8PKHzcs-8

http://youtu.be/n1z5U4HFyb8

http://youtu.be/EeG-ItyHJr0

http://youtu.be/ZBOdPzaz3fc

Bibliografia

criou e produziu o espetáculo “Poético” que ficou em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo e no Teatro Municipal de São Sebastião.

Produziu e apresentou o espetáculo Memórias Poéticas" em parceria com Raies Dança Teatro, no Theatro São Pedro, em São Paulo.

Apresentou-se como grupo convidado no “Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos”, no Teatro Municipal de São José dos Campos ao lado do bailarino espanhol Davi Paniagua.

Participou do Circuito Cultural Paulista e da Virada Cultural Estadual com o espetáculo “Yendo”, em 2010 e “Luceros Dança Toninho Ferragutti”, em 2012. "

Trabalhos

O Grupo Luceros apresentou-se como convidado no espetáculo Paisagem Flamenca, na casa de Show Café Piu Piu em São Paulo"
X