Gumboot Dance Brasil

  • Categoria: Grupos de dança
  • Ano: 2008

Conteúdo

Foi criado em 2008, pelo bailarino Rubens Oliveira, que trabalhou com nomes como Antônio Nobrega, Inês Bogéa, Susana Mafra e Benjamin Taubkin, além de atuar por oito anos na Cia Teatro Dança Ivaldo Bertazzo, onde conheceu o Gumboot por meio do grupo Kova Brothers, da África do Sul. Interessado na dança foi à África do Sul para intensificar sua pesquisa direto na fonte. Em seu retorno ao país, formou o Grupo Gumboot Dance Brasil, que desde então tem passado por diversas cidades apresentando e ensinando a técnica. O grupo possui dois espetáculos no repertório que foram criados em 2010 e 2013 e é o único grupo do país, e um dos raros no mundo, a pesquisar a técnica Gumboot.
;
; Em seu primeiro espetáculo, que contou com a participação da banda Afroelectro, buscou seguir os passos do Gumboot tradicional, genuíno, exatamente como aprendeu na África. Mas ao intensificar a pesquisa, se deu conta de que não precisaria se inspirar nas histórias dos mineradores da África do Sul para criar.
;
; Com YEBO, segundo espetáculo criado, o grupo circula ha três anos, utilizando a própria história do Brasil para desenvolver e aprimorar a pesquisa a partir da movimentação do Gumboot. Pesquisa esta que foi se atualizando e se harmonizando de acordo com os corpos dos dançarinos, ficando cada vez mais consistente e criando parâmetros corporais próprios.
X