Helena Coelis

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: CE
  • Cidade: Fortaleza
  • Atividade: diretora de escola de dança
  • Atividade: Professora

Conteúdo

A bailarina, professora e diretora de dança Helena Coelis é natural de Fortaleza/CE. Foi aluna de mestres como Hugo Bianchi, Regina Passos e Dennis Gray, que dirigia a Escola de Dança Clássica e Moderna do Sesi.

Com o fechamento da escola em 1978 e o retorno de Dennis Gray ao Rio de Janeiro, Helena decidiu montar a própria escola e a maior parte dos bailarinos seguiu para fazer aula em sua academia. Helena investia num formato que se assemelhava ao Sesi e buscava trazer coreógrafos e professores de outros estados, tendo, possivelmente, sediado o primeiro curso de dança moderna em Fortaleza, em julho de 1982, com a professora Lourdes Braga sobre a coreógrafa Martha Graham (1894-1991)*.

Em 1977, Helena criou o Grupo de Ação em Dança – GAD, formado por bailarinos que desejavam profissionalizar sua atuação no Ceará. Atenta para a necessidade de incluir projetos sociais em sua escola, criou em 2007, em parceria com a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), o projeto Mão Amiga, que atendia 96 crianças carentes de Fortaleza.

Helena é professora aposentada pela Universidade de Fortaleza - Unifor, onde lecionou as disciplinas de Dança e Ginástica no curso de Educação Física (1977-2007), e fundou a Companhia de Dança da Unifor, a qual dirigiu no período de 1998 a 2007. Atualmente é professora no Curso de Educação Física na Faculdade Estácio FIC.

Links

Página do projeto Memória Viva que entrevistou a professora Helena Coelis:
http://www.memoriaviva.ufc.br/

(por Elisa Parente | Pesquisa SPCD)" 652

Bibliografia

*A Dança Possível: as Ligações do Corpo Numa Cena. / Rosa Cristina Primo Gadelha. - Fortalza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.

Trabalhos

GAD
- Pedro da Vida e da Morte (1982). Direção Helena Coelis
- Céu e Terra (1983). Direção Helena Coelis

Academia de Dança Helena Coelis
- Paquitas e Visões (2008). Direção: Helena Coelis.
- Três Raças (2000). Coreografia Wilemara Barros. Direção: Helena Coelis
- Tributo a Chiquinha Gonzaga (2000). Coreografia: Helena Coelis e Douglas Mota

Companhia de Dança da Unifor
- Ouro e Prata (2002). Coreografia de Wilemara Barros e Douglas Mota. Direção: Helena Coelis.
- Ballet Les Sylphides do Romântico ao Contemporâneo (2003). Coreografias e adaptação de Wilemara Barros, Lúcia Machado e Cláudia Pires. Direção: Helena Coelis.
X