Hélio Bejani

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: Piracicaba
  • Atividade: Trabalha junto à direção da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa
  • Data de nascimento: 25/12/1959

Conteúdo

Em 1982, iniciou seus estudos de balé clássico em Campinas, São Paulo, no Ballet Lina Penteado sob direção de Ady Addor e Cleusa Fernandes.

Em 1985 ingressou para o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através de concurso público, atuando como Bailarino Principal em diversos balés do repertório da Companhia, com destaque para O Lago dos Cisnes, Coppélia, Suite en Blanc, Raymonda, Le Sylphides, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, Serenade, dentre muitos outros.

Foi professor convidado da Cia de Ballet da Cidade de Niterói e ensaiador e Assistente de Direção do Corpo de Baile e Coordenador Artístico da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Entre 2008 e 2013, foi Diretor Artístico do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em sua formação acadêmica, Hélio possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica (UNIMEP) e Licenciatura em Dança (UNIVERCIDADE).

Atualmente trabalha junto a Direção da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.



Links

Comissão de frente, coreografada por Hélio Bejani, que ganhou o Prêmio Estandarte de ouro em 2013: http://globotv.globo.com/rede-globo/carnaval-2013/v/comissao-de-frente-da-salgueiro-retrata-o-poder-da-imagem-na-sociedade/2398657/

http://globotv.globo.com/rede-globo/carnaval-2013/v/comissao-de-frente-do-salgueiro-tem-trovadores-medievais-transformados-em-cangaceiros/1822142/

Entrevista de Hélio Bejani, sobre a restauração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: http://www.youtube.com/watch?v=o_GjJbGAiSo






(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)"" 324"

Videografia

Dançando na inauguração do Teatro do Engenho, com Ana Botafogo: http://www.youtube.com/watch?v=h8Wo31qPjtU
"""

Trabalhos

Como partner da bailarina Ana Botafogo, participou da II GALA LATINO-AMERICANA DE BALLET em Assunção (Paraguai) e de muitos outros espetáculos por todo o Brasil.

Coreografou para Ana Botafogo e para os mais renomados Gupos e Companhias como Cia Brasileira de Ballet, Ballet da Cidade de Niterói, Grupo Rio Ballet, entre outros.

Coreografou A Bela Adormecida, Coppélia e A Flauta Mágica com sua própria adaptação e direção. Coreografou para o espetáculo “Isto é Brasil”,para Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo.

Dirigiu e coreografou o espetáculo, “MADE IN CORAÇÃO”, que lhe valeu o Prêmio de melhor Diretor de Grupo em 1999, outorgado pela revista Você e a Dança da cidade de São Paulo.

Dirigiu e coreografou o Espetáculo “Descobrimento do Brasil” comemorativo aos 500 anos do Brasil, na cidade de Fortaleza CE.

Ê coreógrafo da Comissão de Frente do Salgueiro desde 2008, recebendo prêmio Estrela do Carnaval em 2008, Estandarte de Ouro em 2013 e Tamborim de Ouro em 2013.
X