Ilara Lopes

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: MG
  • Cidade: Belo Horizonte
  • Atividade: Coreógrafa
  • Atividade: examinadora da Royal Academy of Dance
  • Atividade: Professora
  • Data de nascimento: 09/03/1947

Conteúdo

Começou a dançar aos quatro anos, quando sua família se mudou de Belo Horizonte para São Paulo. Na capital paulista, estudou com o casal russo Maria e Paulo Zemerov, antigos bailarinos do Ballet do Teatro Mariinsky (ex-Kirov), de São Peterburgo.

Aos 14 anos, já atuava como solista do grupo formado por seus professores e, aos 15, começou a trabalhar como assistente de algumas classes.

Antes mesmo de concluir a formação, abriu sua própria escola, o Ballet Ilara Lopes, em 1964.

Quando soube da existência do método da Royal Academy of Dance de Londres, resolveu estudá-lo e, entre 1973 e 1974, especializou-se nele com aulas em Londres, conquistando todos os diplomas oferecidos pela academia, inclusive o Solo Seal, referente ao grau máximo de estudos, que referenda o trabalho de bailarinos solistas.

Em 1980, fundou com o argentino Ricardo Ordoñez (1939-2009) o Ballet de Câmara da Cidade de São Paulo, sediado em sua própria escola, no qual atuou por cinco anos como solista.

Em 1984, deu início a seu próprio grupo, o Uirapuru, vinculado ao Ballet Ilara Lopes. Com ele, viajou pelo país participando de vários festivais e conquistando, inclusive, primeiros-lugares nas categorias pas-de-deux de repertório e variação feminina no 3º Festival de Dança de Joinville (SC), em 1985.

Em paralelo, passou a coreografar para o grupo, premiado por seis anos consecutivos com seus trabalhos no Encontro Nacional de Dança (ENDA), em São Paulo.

Ao longo dessa trajetória, Ilara foi também convidada para dançar em várias cidades, entre as quais La Paz, na Bolívia, onde representou o Brasil, em 1986, no Festival Internacional de Dança da cidade.

De 1992 a 1996, Ilara assumiu o cargo de assistente de direção artística da então Escola Municipal de Bailados da Prefeitura Municipal de São Paulo (hoje Escola de Dança de São Paulo).

Em 1995, prestou exames para se tornar examinadora da Royal Academy of Dance, cargo que exerce até hoje. Com o título em mãos, viajou para Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Israel, Itália, Malásia, México, Peru, Singapura e várias cidades brasileiras prestando exames do método e ministrando cursos de verão no país e no exterior.

Em 2000, fundiu sua escola à de Nice Leite, que passou a se chamar Núcleo de Dança Nice Leite - Ilara Lopes, localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo.

Em 2011 e 2012, Ilara integrou o corpo docente do Festival de Dança de Joinville e ministrou cursos de balé clássico.

A convite da diretora artística Inês Bógea, passou também a atuar como professora e ensaiadora da São Paulo Companhia de Dança a partir de 2013.

Links

Site do Núcleo de Dança Nice Leite - Ilara Lopes

(por Amanda Queirós | Pesquisa SPCD)" 614
X