Dança em Rede

Ismael Ivo

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Atividade: Bailarino
  • Atividade: Coreógrafo

Histórico

Ismael Ivo nasceu em São Paulo, em 1955. Estreou como coreógrafo ao lado de Juliana Carneiro o espetáculo Cartas Portuguesas, em 1978. Cinco anos depois, mudou-se para Nova Iorque. Dançou e coreografou Young Blood, pelo Departamento de Arte Moderna do City College. Em 1983 foi convidado por Alvin Ailey para integrar sua companhia junior, a Alvin Ailey Dance Center, em Nova Iorque.

Em 1984, fundou o ImpulsTanz com Karl Regensburger, em Vienna. No ano seguinte, mudou-se para Berlim, na Alemanha. Em 1996, foi nomeado o diretor da Companhia de Dança do Teatro Nacional Alemão, teatro de Johann Wolfgang Von Goethe, em Weimar.

Criou diversos trabalhos, como o solo Under Skin, inspirado em Federico Garcia Lorca, Antonin Artaud e Winnie Mandela, o solo Delirium of a Childhood e Francis Bacon, dirigido pelo coreógrafo alemão Johann Kresnik.
Em 1999, coreografou e dançou Tristão e Isolda ao lado de Márcia Haydée. No ano seguinte, criou novamente em parceria com Márcia, a coreografia Aura, uma homenagem a Miles Davis e Alvin Ailey, que estreia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Floresta do Amazonas, que estreiou em Vienna.

Tornou-se diretor do festival de dança da Bienale de Veneza, na Itália, cargo que ocupa até hoje.

Trabalhos

1980 Pelo Teatro Galpão dança Ritual Of A Body Moon, solo de sua autoria

1982 Estreia o solo Clara Crocodilo, de sua autoria

1984 Coreografa o duo Discords For a Woman; Artaud, Artaud! ; ambos em Nova York, e Creatures of The Night, em Vienna

1985 Cria e dança o solo Phoenix no Teatro Schaubühne

1987 Cria o solo Under Skin, inspirado em Federico Garcia Lorca, Antonin Artaud e Winnie Mandela

1988 Coreografa Sacre du Printemps em Vienna, com estreia no Theatre od French Cultural Center

1989 Seu solo Delirium of a Childhood estreia em Berlim; coreografa e dança Apocalypse no Japão

1991 Cria o solo Die kreisrunden Ruinen

1992 Cria o solo Apocalypse e sai em turnê com o pianista Takashi Kako

1993 Coreografa e dança Francis Bacon, dirigida pelo coreógrafo alemão Johann Kresnik. Cria Labyrintos, seu primeiro trabalho para grupo; além de Mars

1994 Trabalha com o diretor húngaro George Tabori (1914-2007), em Leipzig, na ópera Moses and Aron, de Schönberg (1874-1951)

1995 Coreografa e dança Othello, também dirigida por Kresnik

1997 Para a Companhia de Dança de Weimar cria The Brief History of Hell e Fremd Im Eigenen Körper : Auswanderungen Zu Antonin Artaud

1998 Coreografa Kuss im Rinnstein (o beijo no asfalto de Nelson Rodriguez), peça dirigida por Marcio Aurelio, para a Companhia de Dança do Teatro Nacional. Também cria Michelangelo, dirigido por George Tabori, coprodução entre a Companhia do Teatro Nacional e Schaubühne Berlin. Dirige e coreografa Medea-Material, que une atores e bailarinos. Também cria a coreografia Callas

1999 Coreografa e dança Tristão e Isolda ao lado de Márcia Haydée. Cria Mephisto, baseado no texto Fausto de Goethe (1749-1832), dirigido por Marcio Aurelio, para a abertura da Capital Cultural da Europa em Weimar; o solo feminino, Ariadne; um solo para ele mesmo Dionysos ; além das peças Soli Bach e The Funeral of the Big Mama, inspirado em histórias de Gabriel Garcia Marquez

2000 Cria Babel para a temporada da Companhia de Dança do Teatro Nacional Alemão. Em parceria com Márcia Haydée, cria Aura, uma homenagem a Miles Davis e Alvin Ailey, que estreia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Floresta Do Amazonas que estreia em Vienna

2001 Coreografa e dança uma versão de The Maids, a partir do texto de Jean Genet, com direção de Yoshi Oida com a participação de Koffi Koko. Com Márcia Haydée coreografa Medea Again para a The Ankara State Ballet e com direção de George Tabori Ödipus after the play of Sophokle no teatro de Bertold Brecht

2002 Cria um novo duo com Márcia Haydée M.-like Callas. Cria o solo Mapplethorpe, em homenagem ao fotógrafo Robert Mapplethorpe (1946-1989) com a estreia na Bienal de Veneza

2004 Com Márcia Haydée cria a coreografia The Tempest para dancarinos tailandeses no Thailand Cultural Center, como contribuição para a Unicef e International Peace Foundation. Em Istambul, para o grupo CRR Company cria Naked Hamlet. Pelo Black Atlantic Program cria Olhos Da'Água e Black Berlin City Bus Tour

2006 Estreia o espetáculo Dubble, Bielefeld, na Alemanha. Coreografa, dança e dirige Apólo e Jacinto, primeira ópera escrita por Mozart (1756-1791) em comemoração do centenário compositor, para o Museu Pergamon, em Berlim

2007 Coreografa Matthaus Passion, com música de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e Mercato Del Corpo : Vendita Alla'Asta Di Danzatori e Danze, para a Bienal de Veneza

2008 Cria a instalação solo The Night of Dionysos que é apresentada em Stuttgart, Alemanha

2009 Coreografia Ballo Sport para a cerimônica de abertura do Campeonato Mundial de Natação de Roma 2009 e The Waste Land, para o Arsenale Della Danza

2010 Para o Teatro Castro Alves, em Salvador, Bahia, cria, dirige e coreografa À Flor da Pele. Também coreografa La Sacre du Printemps para o Campania Festival Italia; a ópera Rusalka, interpretata pela Ópera de Zurich; Equitazione para Accademia Nazionale di Danza, na Itália e Oxygen, para o Arsenale della Danza

2011 – Coreografa Babel – Il Terzo Paradiso e Sacrificium, Victims of Musical Sensuality.

2012 Apresentou Francis Bacon, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, na Plataforma
Internacional Estado da Dança.

Bibliografia

O Rito de Ismael Ivo (documentário) – Em DVD – Direção Ari Cândido Fernandes| Brasil, 2003

Anno Wilms/ Ismael Ivo/ Körper und Tanz – 1990

Para acessar o texto biográfico de Ismael Ivo e sua cronologia produzidas para o Figuras da Dança 2012, acesse http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/folhetos_figuras_da_danca.php

Links

http://www.culturebase.net/artist.php?539

http://www.labiennale.org

http://| http://www.impulstanz.com/

" 46
X