Laura Laguna

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: RJ
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: coreógrafa de flamenco
  • Data de nascimento: 23/06/1978

Conteúdo

Bailarina e coreógrafa de dança flamenca desde 2003. De 2003 a 2005 frequentou o curso de Licenciatura em Dança da Faculdade Angel Vianna.

Atua como bailarina solista e como integrante da “Cia de Arte Flamenca” desde 2005. Ministra aulas regulares no Espaço Mosaico, Studio Gesto e no Arte Flamenca Estúdio de Dança.

Apresentou-se em importantes palcos do Rio de Janeiro como Teatro Maison de France, Centro Cultural da Justiça Federal, Teatro Ipanema, Teatro Glória, João Caetano,Teatro das Artes, Teatro Vanucci, Teatro Carlos Gomes, Cacilda Becker, Centro Cultural Carioca, Centro Coreográfico do RJ, além de ter participado de eventos como Festival Tápias, Festival de Inverno SESC, Festival de Flamenco de São José dos Campos, Evento Niterói-Espanha entre outros.

Especializou-se em dança flamenca com os melhores bailaores espanhóis como: Rafaela Carrasco, Sílvia Piñar, Eva Yerbabuena, Antonio Canales, Pol Vaquero, Manuel Liñán, Carmen La Talegona, Domingo Ortega, Inmaculada Ortega, Maria Juncal , David Paniagua, La Truco e Manuel Reyes.

No Brasil, se aperfeiçou com grandes balarinos de flamenco como Simone Abrantes, Tatiana Bittencourt, Maria Thereza Canário, Eliane Carvalho, Yara Castro, Fábio Rodrigues e Arnaldo Triana. Cursou dança flamenca e galega na Casa de Espana do Rio de Janeiro tendo integrado o “Ballet da Escuela de Danza da Casa D’ Espana”.

Links

http://www.facebook.com/ArteFlamencaEstudioDeDanca

Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD 226

Trabalhos

De 2002 a 2004 integrou o grupo amador Sendero sob a direção da coreógrafa e baiarina Simone Abrantes.

Em 2007 participou do espetáculo Conexão Espanha" dirigido por Inmaculada Ortega no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro.

Entre 2008 e 2009, de março a fevereiro, foi convidada pela Fundação Tiempo Iberoamericano, em Fukuoka, Japão, onde ficou responsável pela direção do núcleo de flamenco como coreógrafa e professora de dança, além de atuar como “ bailaora” solista nos eventos promovidos pela Fundação.

Em 2010 participou do espetáculo "Un Poquito por Ortega" dirigido por Domingo e Inmaculada Ortega, no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro e no Teatro da UFES em Vitória, no Espírito Santo

Em 2011 passa a fazer parte também do Grupo Toca Madera, atuando no Circuito SESC e no Teatro Gláucio Gil.

Em 2013 participa do espetáculo "Gesto Flamenco" dirigido pela bailarina Carmen La Talegona"
X