Maercio Maia

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: São Paulo
  • Atividade: Bailarino
  • Atividade: educador corporal
  • Data de nascimento: 12/05/1989

Conteúdo

Bailarino formado pela Escola Paulista de Dança/SP (2009), possui a técnica clássica e a dança contemporânea como bases de seus estudos. Inicia sua formação como ator em Diadema/SP, no ano de 2002, com Alberto Chagas e aprofunda seus estudos como aluno do N.P.T - Núcleo de Pesquisa Temática/W. Shakespeare também em Diadema, sob a direção do brasileiro radicado na Alemanha Francisco Azzinni. Inicia neste mesmo ano seus estudos em Dança com Ana Bottosso e Eloy Rodrigues.

Desde então somou em sua trajetória de formação, aulas com importantes professores e coreógrafos como: Ricardo Sheir, Neide Rossi, Luis Arrieta, Sônia Motta, Ismael Guiser, Miriam Druwe, Mário Nascimento, Valéria Mattos e Andrea Pivatto.
Estudou técnicas de Improvisação com Toshiko Oiwa, Colleen Thomas e entre 2009-2012 obteve um aprofundamento nos estudos da técnica, sob a orientação de Lilia Shaw. Desenvolve, atualmente, uma pesquisa em improvisação e aulas do método RP2 de flexibilidade aplicada à dança.

Atuou profissionalmente no Grupo DanceAto de Diadema/SP, de 2005 a 2008, sob a direção de Ana Bottosso, atuando como bailarino e professor de dança contemporânea em cursos e workshops. Volta ao grupo, sob convite da direção, em 2010/2011 como remontador/ensaiador convidado e professor de dança contemporânea.

Foi bailarino da Cia Fragmento de Dança de 2008 a 2010, sob a direção de Vanessa Macedo e Angela Nolf. Integrou por 3 anos a Companhia de Danças de Diadema, interpretando obras de coreógrafos como Ana Bottosso, Luis Arrieta, Cláudia Palma, Nielson Soares e Denise Namura; também atuou como professor de dança contemporânea da companhia desenvolvendo um trabalho de pesquisa e prática em dança contemporânea, improvisação e técnicas somáticas. Nesta companhia, desenvolveu um trabalho como artista-orientador no projeto de difusão e formação em dança oferecido ao município e durante este período, trabalhou com crianças, adolescentes, adultos e Terceira idade com atividades de sensibilização e formação de platéia em ações diretas com a comunidade local.

Compõe há 4 anos o elenco do grupo DivinaDança, sob a direção de Andrea Pivatto, atuando em obras de coreógrafos como: Carlos dos Santos Jr, Alex Soares, Gleidson Vigne, Liliane de Grammont, entre outros.
Atualmente além de desenvolver sua pesquisa como bailarino é professor convidado de balé clássico, dança contemporânea e improvisação.

Links

https://www.facebook.com/maercio.maia.9

Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD)" 587

Trabalhos

Companhia de Danças de Diadema, Grupo Divinadança e Companhia Fragmento de Dança.
X