Dança em Rede
Marika Gidali
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Hungria
- Cidade de origem: Budapeste
- Atividade: Bailarina
- Atividade: Coreógrafa
- Data de nascimento: 29/04/1937
Histórico
Em 1954, ingressa no Balé do IV Centenário, de São Paulo, onde trabalhou com Aurell Millos. Em 1956, vai para o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde dançou obras de Vaslav Veltchek, Leonide Massine, Tatiana Leskova, Denis Gray e Igor Schetzof.
Em 1957, retorna à São Paulo e ingressa no Balé do Teatro Cultura Artística. Em 1961, funda sua primeira escola de balé. Em 1964, participa do Festival de Dança da Cidade de Colônia, na Alemanha. De 1960 a 1970, dança na inauguração dos principais canais de TV do Estado de São Paulo, em musicais e em programas de TV do Rio de Janeiro. Funda e dirige vários grupos independentes de balé em São Paulo. Dança e realiza coreografias para vários filmes musicais nacionais.
Em 1969, funda o Balé Afirmação, com Ismael Guiser e Ady Addor. Em 1971, realiza, junto com Décio Otero, uma programação semanal de dança didática na TV Cultura com a participação de diversos coreógrafos. No mesmo ano funda, com Otero, o Balé Stagium.
Participou de diversos festivais internacionais, em Paris, México, Espanha, Hungria, Itália, Suíça, Cuba, Chile, Taiwan e na América do Norte.
Em 1984, presidiu a Comissão Estudal de Dança de São Paulo. Ganhou diversos prêmios, como os da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Governador do Estado, Pirandello, Unesco, dentre outros.Participa de várias conferências e palestras em universidades, escolas, agremiações e unidades do Sesc de todo o País.
Em 1994, realiza o Projeto Escola Stagium, levando mais de 80 mil crianças e adolescentes das escolas periféricas a seus espetáculos. Em 1999, é convidada pelo governador Mário Covas, a coordenar todas as atividades de dança nas unidades da Febem. Em 2000 ganha o prêmio Sócio-Educando (Ilanud – Unicef). Funda o projeto Joaninha, utilizando a dança como integração social.
Em 2004, participa do Fórum Mundial de Educação – São Paulo, dirigindo o espetáculo Como se Fora Brincadeira de Roda, no Sambódromo de São Paulo.
Trabalhos
Trabalhou como coreógrafa e assistente de direção de diversas peças, como Oh! Que Delícia de Guerra, Hair, Marat-Sade, O Burguês Fidalgo, Lulu, Missa Leiga, Mahagony, América Hurra! Voltaire, Deus me Livre e Guarde, entre outros.