Marina Abib

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: São Paulo
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Coreógrafa
  • Data de nascimento: 29/01/1988

Conteúdo

Aos três anos, começou a estudar balé clássico no Estúdio de Ballet Cisne Negro, em São Paulo. Dois anos depois, sua mãe a matriculou em um curso de Laban para crianças, onde permaneceu por um ano.
Ainda na infância, estudou música e fez aulas de desenho nas férias.

Aos oito anos, passou a treinar ginástica artística, esporte ao qual se dedicou com afinco por quatro anos na Academia Yashi. Em paralelo, jogava handebol na escola. A ginástica a levou novamente ao balé para afinar a postura.

Aos 13 anos, largou o esporte e começou a ter aulas de dança e percussão, em 2002, no Instituto Brincante, na Vila Madalena. Ao mesmo tempo, praticava capoeira no colégio. Esse encontro com a cultura popular brasileira a fascinou.

Aos 16, ingressou em um grupo de formação em danças brasileiras mantido pelo Instituto, com o qual teve contato direto com manifestações como cavalo marinho, caboclinho, frevo, dança afro e improvisação.

A participação rendeu um convite para atuar de uma aula-espetáculo sobre manifestações brasileiras e danças dos orixás. Nesse período, também teve contato com outros trabalhos corporais, como os do método Klauss Vianna, de Eugenio Barba e da arte circense, além de aprender a tocar violão, gaita, pandeiro e percussão.

No momento em que iniciava a faculdade de Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), começava a trabalhar profissionalmente ao lado de Maria Eugenia e de outros colegas egressos do grupo de formação na concepção do espetáculo Passo", de Antonio Nóbrega, que estreou em 2008.

No mesmo ano, fundou com a amiga a Cia. Soma, dedicada à investigação de uma linguagem de dança com base nas culturas populares brasileiras.

Entre 2009 e 2010, atuou ainda como bailarina do espetáculo "Naturalmente - Teoria e Jogo de uma Dança Brasileira", de Antonio Nóbrega, e, em 2011, conduziu ao lado de outros profissionais o processo de formação do elenco de dançarinos que participam das coreografias do longa "Brincante", de Nóbrega, com direção de Walter Carvalho.

Em 2012, embarcou para sua primeira turnê internacional com a Cia. Soma, passando sete meses na Europa ministrando cursos, fazendo aulas e se apresentando na Inglaterra, Dinamarca, França, Espanha e Itália. No ano seguinte, retornou à Europa para nova turnê por Portugal, Itália e França e participou da concepção e execução do espetáculo "A Última Estrada", primeira experiência de construção cênica narrativa da companhia."

Links

Site da Cia. Soma

(por Amanda Queirós | Pesquisa SPCD)" 610

Trabalhos

A Última Estrada (2013)

"Mira" (2010)

"Festim" (2009)

"Do Papo ao Passo" (2009)"
X