Dança em Rede

Osmar Zampieri

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SC
  • Cidade de origem: Erval Velho
  • Atividade: Artista
  • Atividade: Vídeo produtor
  • Data de nascimento: 19/08/1967

Histórico

Depois de atuar como bailarino profissional em diversas companhias de dança no Brasil e na Europa,Osmar Zampieri desenvolve desde 2003 um trabalho entre movimento e vídeo. Procura aplicar a experiência que tem de dentro do espaço cênico, para ampliar as possibilidades de enquadramentos e movimento de câmera em relação ao corpo e o espaço.

Iniciou sua trajetória profissional como bailarino em 1989 na Cisne Negro Cia. de Dança. Depois, foi integrante das principais companhias de dança do Brasil, com as quais percorreu vários países da América Latina e da Europa. Entre elas estão a Cia. de Dança do Palácio das Artes – Belo Horizonte – MG, Ballet Stagium – São Paulo – SP e Balé da Cidade de São Paulo (BCSP) – SP.

Em 2001, residiu em Paris (França), onde manteve contato com vários artistas da dança contemporânea e realizou aulas e estágios. Também na Europa atuou como artista-bailarino por dois anos no StaatsTheater de Kassel (Alemanha).

Em 2003, iniciou sua pesquisa como intérprete-criador e videomaker, concentrando-se no registro de espetáculos de dança contemporânea e valendo-se de seu conhecimento e experiência de trabalho de corpo/movimento e deslocamento no espaço.

A partir de 2004 até 2009, no Balé da Cidade de São Paulo, registrou todos os espetáculos apresentados pela companhia e acompanhou o processo de criação de diferentes coreógrafos e suas linguagens: Ohad Naharin, Henrique Rodovalho, Cayetano Soto, Angelin Preljocaj, Mário Nascimento e Sandro Borelli. Também desenvolveu pequenos documentários de turnês nacionais e internacionais da companhia e projetos voltados para comunidades da periferia da cidade de São Paulo, incluindo a Favela 7 Campos, o Morro do Piolho, no Capão Redondo, e a Cidade Tiradentes.
Desde 2003, vem estabelecendo parcerias com as seguintes companhias e artistas: Ana Catarina e Ângelo Madureira – SP, Borelli Cia. de Dança – SP, Cia. Nósláemcasa – SP, Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança – SP, Diogo Granato – SP, Gustavo Ciriaco – RJ, Grua – SP, Jorge Garcia – SP, Key Sawao e Ricardo Iazzeta – SP, Marta Soares – SP, Andréia Nhur – SP, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – SC, Cristian Duarte – SP, Projeto DR – SP, Itaú Cultural – SP, Galeria Vermelho – SP, Teatro Municipal de São Paulo – SP, UNESP – SP, Cia Corpos Nômades – SP, Ana Francisca Ponzio – Conectedance – SP, Luiz Ferrron - SP, Cia Nova Dança 4 – SP, Cláudia Müller – RJ, João Andreazzi – SP.

No ano de 2004 participou como protagonista do longa-metragem Tous ont besoin d’amour", do diretor francês Arnold Pasquier.

Em 2005, com o Grupo Grua, desenvolveu trabalhos de videoperformance para projetos de improvisação realizados no Sesi Avenida Paulista e no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal. Também com o Grupo Grua realizou um vídeo-dança intitulado "Corpo de passagem", que foi selecionado para o Dança em Foco 2005. O mesmo foi exibido no Panorama Sesi de Dança – SP, Centro Cultural da Caixa Econômica Federal – SP, Mostra Audiovisual Dança em Pauta do Centro Cultural Banco do Brasil – SP, Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – MG, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – RJ, Curta Cinema – RJ.

Em 2008, foi convidado pelo Sesc para participar do projeto Under-Score de dança e artemídia, com a direção de Armando Menicacci (Itália) e Christian Delécluse (França).
Nesse mesmo ano, foi responsável pela captação de imagens do processo criativo da artista plástica francesa Anne Durez, na mostra “Silêncio”, na Galeria Vermelho – SP.
A partir de 2009, passa a dirigir o Grupo Grua (www.grua.gr), junto com Jorge Garcia e Willy Helm. Através do Grua, realiza várias parcerias do Sesc – SP, além do projeto Caravana Sesc de Artes (2010) onde o Grua se apresentou em 18 cidades do interior de São Paulo. Mesma performance que foi apresentada em Londres – Inglaterra em 2010.

Em 2012, o Grupo Grua foi selecionada para a Mostra Sesc Cariri de Cuturas, que aconteceu em Juazeiro do Norte e Crato – CE. Foram realizadas performances as quais foram gravadas, tornando-se o curta metragem, “Grua Cariri”."

Videografia

Youtube: ozampieri

Trilogia MIRA SOL:
Trabalho de video e movimento, desenlvolvido com o Grupo Grua, gravado em Mirassol, interior de São Paulo,

http://www.youtube.com/watch?v=HZCklH5Qy3E&list=UUiFBf1Q0jGyLmfXgZns4-KQ

http://www.youtube.com/watch?v=pPmMsnlSVuk

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=sW8Lh57J7eY
X