Pássaro Azul Academia de Ballet

  • Categoria: Escolas
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: São Paulo
  • Tipo de Escola: Particular
  • Ano: 1979
  • Formato de escola: livre/profissionalizante
  • Bolsa de escola: nao
  • Processo seletivo: Nossa escola é credenciada pela Royal Academy of Dance e submete seus alunos todos os anos a estes exames. Os exames são realizados em maio de cada ano, devendo as alunas selecionadas frequentar as aulas preparatórias especificamente para o exame em horário/dia diferente de seu horário de aula normal.





  • Contato: Sonia Glöe
  • Telefone: (11) 5612-2329
  • Endereco: Rua Orlando Pinto Ribeiro, 457
  • Bairro: Vila Campo Grande
  • E-mail: contato@academiapassaroazul.com.br 486

Conteúdo

A Academia de Ballet Pássaro Azul foi fundada em 1979 por Sônia Glöe e Alda Glöe, oferecendo cursos de Ballet Clássico e Jazz.

A escola iniciou suas atividades nos aposentos da casa da Sra. Alda Glöe e Sr. Geraldo Glöe, pais de Sonia Glöe. Com o rápido crescimento e desenvolvimento das atividades, logo houve a necessidade de um local mais apropriado. O terreno grande possibilitou então, a construção da Academia com salas mais apropriadas e uma secretaria adequada para o recebimento das alunas.

Ao longo dos anos, devido ao número de interessados, oferecemos outros cursos, como: Ballet Moderno, Street dance, Dança de Salão, Dança do Ventre e Ballet Contemporâneo.

O corpo docente da academia conta ainda com o profissionalismo de Elisabeth Glöe Mendes (irmã de Sônia Glöe) como professora de Ballet clássico.

Durante o crescimento da Academia foi criado o Grupo de Dança Pássaro Azul para participações em grandes festivais dentro e fora da capital de São Paulo.
O Grupo de Dança Pássaro Azul foi criado em 1988 sob a direção de Sonia Glöe e, desde então, vem se apresentando em importantes festivais e encontros de dança.

Em 1989 a coreógrafa Noêmia Edelman e sua auxiliar Nádia Sarinho foram convidadas para desenvolver com o grupo um trabalho dentro da modalidade Danças a Carácter. Este trabalho proporcionou ao grupo, em seu primeiro ano de atividades, os seguintes prêmios:
Primeiro Lugar no Festival de Joinville em 1989
Segundo Lugar no ENDA Brasil em 1989
Primeiro Lugar no Festival de Diadema em 1989
Em 1990 este trabalho teve continuidade tendo já sido obtido o primeiro lugar no VIII Festival de Joinville com a coreografia Ruskaya Suite". Esta coreografia obteve as maiores notas dentre todos os grupos que se apresentaram no festival, merecendo por isso o Troféu Transitório. Troféu Transitório é um troféu que permanece na academia durante o ano em que foi conquistado sendo depois devolvido ao Festival de Joinville.
Pretende-se com estas participações desenvolver a maturidade do grupo através do contato direto com o público, incentivar os alunos a melhorar a qualidade de seu trabalho além de divulgar o trabalho da Academia. Por se tratar de um grupo amador a premiação é feita através de troféus.
O grupo estendeu o seu trabalho dentro da linha de Ballet Moderno, Clássico, Clássico de Repertório e Estilo Livre, recebendo igualmente belíssimas premiações.
Nos anos de 1993 e 1994 obtivemos o Primeiro Lugar no ENDA (o festival mais importante da cidade de São Paulo), com as coreografias russas “Russian Dance” e “Gorodovskaya”, resultado que muito nos orgulhou, pois foi obtido com Louvor (nota 10 de todos os jurados).
Deve ser mencionado que a escola e as alunas provêm os meios financeiros para a contratação dos profissionais necessários ao desenvolvimento de coreografias criadas especialmente para apresentação em festivais.
A partir daí, mantivemos o mesmo nível de sucesso, tendo obtido premiações em diversos eventos, citando entre outros os festivais Promodança, RV Promoções, Proart, Bravos Promoções e Eventos, Passo de Arte, Seminário Internacional de Dança de Brasília, YAGP, entre outros.
O reconhecimento que temos recebido pelo nosso trabalho nos incentiva a continuá-lo, procurando sempre nos superar, para o aperfeiçoamento de todos os elementos do Grupo.
A Academia sente-se muito orgulhosa com os prêmios obtidos pelo Grupo de Dança Pássaro Azul ao longo dos treze anos de sua existência, que representam o reconhecimento pela qualidade do trabalho que desenvolvemos.

SOBRE O MÊTODO:

Na Academia de Ballet Pássaro Azul, aceitam-se alunas a partir de quatro (4) anos de idade que irão frequentar as aulas de Baby Class e Pré.
Após os cursos preparatórios tem início o curso de ballet clássico com duração de nove anos.
Na academia adotam-se os métodos de ensino Vaganova desenvolvido por Agrippina Vaganova, e o método da Royal Academy of Dance.
Agrippina Vaganova criou um programa de estudos para melhor ensinar a arte do Ballet Clássico. Suas origens são derivadas de métodos de ensino dos instrutores do Imperial Ballet School. Como professora, Vaganova planejou seu próprio método de formação de ballet clássico, fundindo elementos dos métodos francês, italiano e outras, bem como as influências de outros bailarinos russos e professores. Este método tornou-se conhecido mundialmente como o método Vaganova formando alguns dos bailarinos mais famosos da história.
O método desenvolvido pela Royal Academy of Dance, de Londres, que conta com uma equipe altamente qualificada composta por professores de dança, música, história da arte e teatro, psicólogos, médicos ortopedistas, fisiatras, neurologistas e pediatras estruturaram esse método de ensino para crianças e jovens.
O método busca o equilíbrio entre a estética dos movimentos e os requisitos físicos necessários para um desenvolvimento harmonioso do corpo, respeitando sempre o grau de maturidade psicológica do sujeito. Todas as considerações apresentadas pelas especialidades acima foram aproveitadas para a elaboração e aperfeiçoamento do método de ensino da Royal Academy of Dance.
Os resultados obtidos vieram a comprovar a excelência do método. Os alunos e alunas passaram a apresentar uma maior consciência tanto de seu físico como da parte artística, além de uma compreensão mais completa dos princípios teóricos subjacentes.
Pouco a pouco escolas especializadas em todo o mundo passaram a adotar seu método de “Ballet” na Educação, sendo hoje um dos mais conhecidos e utilizados em todos os continentes.
Todo o ano a Royal Academy envia membros de seu corpo docente ao redor do mundo para aplicar exames sobre seu método de ensino. Este exame é efetuado em vários níveis e o aluno aprovado recebe um diploma reconhecido no mundo inteiro.






















"

Cursos

Balé Infantil
Balé Intermediário / Avançado
Balé adulto Iniciante
Balé Repertório
Balé Contemporâneo
Balé Caracter
Aulas Preparatórias dos exames da Royal Academy

Professores

Alda Glöe
Sonia Glöe
Elisabeth Glöe Mendes
Noêmia Edelman
Nádia Sarinho
Além dos professores acima citados, contamos com a participação de grandes mestres que contribuíram para o aprimoramento das alunas. Entre eles, Aracy Evans, Toshie Kobayashi, Jorcyr Rodrigues, Jorge Costa, Klênio Guto Casarin, Ilson Helvécio, Vânia Greibus e Marco Sanches.


X