Semana D da Dança – Festival Nacional de Dança do Cariri

  • Categoria: Festivais
  • País: Brasil
  • UF: CE
  • Cidade: Juazeiro do Norte
  • Ano: 2008
  • Diretor: Alysson Amâncio
  • Ocorrência: abril
  • Voltado à: amadores/profissionais

Conteúdo

A Semana D da Dança" surgiu em 2008, no Cariri cearense, para suprir uma carência local de práticas de difusão e troca de experiências em dança. A região do Cariri (que contempla, entre outras, as cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha) é conhecida por suas manifestações tradicionais da cultura popular como reisados, lapinhas e bandas cabaçais, mas demanda também extrema força criativa em outras linguagens contemporâneas.
Em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio) de Juazeiro do Norte e promovido pela Associação Dança Cariri, a primeira edição do evento foi uma mostra alusiva às comemorações do Dia Internacional da Dança (29 de abril). A repercussão entre os artistas locais e de cidades vizinhas, bem como de outros estados brasileiros, levou o público local a legitimar a “Semana D da Dança” como o principal evento de dança da Região do Cariri. A partir de 2011 (na quarta edição), a Semana D da Dança passa também a abrigar o Festival Nacional de Dança do Cariri, estendendo parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste.
A programação do evento é composta por espetáculos, oficinas, palestras, debates, cortejos e mostras de vídeos e busca ampliar as provocações e reflexões sobre o fazer artístico, discutir as relações entre a cena e o ensino, entender como se entrelaça a pesquisa entre os artistas e professores convidados. Todas as atividades são gratuitas.
A mostra abrange diversas linguagens da dança cênica (dança contemporânea, balé clássico, dança de rua, dança popular, entre outras), reunindo espetáculos locais e nacionais. O festival já recebeu espetáculos de Ana Vitória Dança Contemporânea, Esther Weitzman Cia de Dança, Cia da Idéia, Cia Dita, Irmãos Aniceto, Dakini Cia de Dança, Alysson Amâncio Companhia de Dança, Cia da Arte Andanças. Já palestraram no evento, pesquisadores e professores de dança como Thereza Rocha, Milena Codeço, Edney D Conti, Rosa Primo e Wilemara Barros."

Links

http://semanadquartaedicao.blogspot.com.br/

http://www.funarte.gov.br/danca/semana-d-da-danca-cariri-movimenta-juazeiro-do-norte-ce/

http://semanaddadancacariri.wordpress.com/2013/04/20/v-semana-d-da-danca-cariri-danca-e-contemporaneidade/

Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=DWBluEREdVw

http://www.youtube.com/watch?v=_2vNfckks_Y

por Elisa Parente | SPCD Pesquisa 34
X