Dança em Rede

Silvia Canarim

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Cidade de origem: Porto Alegre
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Coreógrafa
  • Atividade: professora de dança flamenca
  • Data de nascimento: 22/09/1971

Histórico

Bailarina, coreógrafa e professora de dança flamenca. Ê doutoranda do Programa Flamenco: un acercamiento multidisciplinar a su estudio da Universidad de Sevilla. Possui especialização em Dança PUC/RS e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela mesma instituição. Em sua tese doutoral, investiga os novos paradigmas da dança flamenca contemporânea, tendo como principal objeto de estudo o bailaor e coreógrafo sevilhano Israel Galván.

Realizou cursos de formação e aperfeiçoamento em dança flamenca em renomados centros da Espanha, como Centro Internacional Amor de Dios de Madrid e Estudio de Baile Flamenco Abierto Andrés Marín de Sevilla. Entre seus mestres destacam-se La Truco (Madrid), Vicky Barea (Sevilla), Yara Castro (São Paulo), Miguel Alonso (Cuba), Cíntia Ruela (Curitiba), Olga Marcioni “La China” (Argentina), La Tacha (Madrid), Alfonso Losa López (Madrid), Manolo Marín (Sevilla), Amália Moreira ‘La Morita’ (Argentina) e Robson Gambarra (Rio de Janeiro).

Como jornalista, colaborou como correspondente internacional da revista argentina A Contratiempo (especializada em dança espanhola e flamenco), como articulista do site brasileiro Argumento (especializado em cultura e comportamento) e como crítica de dança flamenca do site espanhol Jerez Jondo (especializado em flamenco). Ê editora do site Flamenco y Contemporaneidad, dedicado ao flamenco e suas diversas manifestações no cenário contemporâneo.

Atua como bailarina e coreógrafa independente e dirige o Grupo Silvia Canarim. Compõe a Impuro Cia de Dança ao lado dos bailarinos Iandra Cattani, Maria Albers e Alessandro Rivellino. Como professora de dança ministra aulas regulares na escola Naira Nawroski Centro de Artes Integradas de Porto Alegre e na Escola Livre de Dança vinculada ao Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura.

Colabora com o projeto Circuito Internacional no Brasil do Festival Flamenco de Curtas-Metragens – FFLAC 2013, que em 2013 se realizou no Espaço Itaú de Cinema de Porto Alegre.

Trabalhos

1999 - Flamenco de Hoy y de Ayer
2001 - Lorquianas
2002 - Mosaico - As Múltiplas Faces do Flamenco
2003 - Flamenco Fusión
2003 - Encuentros Andaluces
2007 - Luces y Sombras de España
2008 - Solos y bien acompañaos
2012/2013 - Como montar um baile (2012/2013). Em 2007, realizou o espetáculo A Casa no Centro Cultural IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil, baseado no texto original de Federico García Lorca, A Casa de Bernarda Alba. A obra, financiada pelo Fumproarte da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, obteve oito indicações e recebeu quatro Prêmios Açorianos entre os quais, o de Melhor Espetáculo de Dança e o de Melhor Trilha Sonora.

Bibliografia

CANARIM, Silvia. La danza de la oscuridad: la presencia del butoh em la concepción estética de Israel Galván. La Nueva Alboreá – Revista de la Agencia Andaluza del Flamenco. Sevilla, nº 15, p. 48-51, Julio-Sept 2010.

REZENDE CANARIM, Silvia de. La danza de la oscuridad: la presencia del butoh em la concepción estética de Israel Galván. In: DÍAZ-BAÑEZ, José Miguel; ESCOBAR, Francisco (Orgs.). Investigación y flamenco: I Congreso Interdiciplinar Investigación y Flamenco – INFLA 2009. Sevilla: Signatura Ediciones de Andalucía, 2011.

Livro em que é mencionada:
COSTA, Cadica. Baile Flamenco. Porto Alegre: Libretos, 2011, p. 196-197.

Crítica de seu artigo publicado:
VERGILLOS, Juan. La influencia del Butoh en Israel Galván. Diario de Sevilla, Sevilla, p.41, 13/10/2010

Links

www.silvia-canarim.com.br
www.flamenco-y-contemporaneidad.com



Luciane Silveira Soares/ Pesquisa para SPCD" 448
X