Sirah Badiola

  • Categoria: Profissionais da dança
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Instrutora de Feldenkrais

Conteúdo

Sirah Badiola - espanhola, psicóloga formada em Barcelona, mestre em Saúde Mental e Clínica Social. Atualmente trabalha em Belo Horizonte - em seu espaço próprio, Lugaritmo - como professora de dança e instrutora do Método Feldenkrais autorizada pela Feldenkrais Guild of North America. Formou-se em dança e explorou algumas técnicas somáticas articulando sempre seu interesse na saúde e na arte.

Trabalhou em um centro psiquiátrico com pacientes com transtornos mentais severos e começou a observar o movimento nestas pessoas. O movimento desorganizado, descoordenado, rígido, disafuncional é evidente em pessoas muito doentes, mas até nas pessoas mais saudáveis podemos identificar padrões de movimento que dificultam a vida e o desenvolvimento de habilidades. O método Feldenkrais lhe abriu a possibilidade de trabalhar com o aprimoramento das capacidades das pessoas para transformar o sofrimento e a dificuldade em caminhos de aprendizagem através do movimento.

Assim, Sirah fundou o Lugaritmo espaço no qual ministra aulas para um público diverso que vai de bailarinos interessados no aperfeiçoamento de seus movimentos até pessoas idosas ou que buscam soluções para dores crônicas.

Como bailarina, em Belo Horizonte, foi integrante do grupo Camaleão e participou da performance De Cujus" junto ao Coletivo Movasse.
"

Links

http://www.lugaritmo.org

(Por Graziela Corrêa de Andrade| Pesquisa SPCD)" 690
X