Dança em Rede

Tânia Agra

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: BA
  • Cidade de origem: Itabuna
  • Atividade: Figurinista de dança
  • Data de nascimento: 26/03/1949

Histórico

Ê coreógrafa, professora de balé, jazz e figurinista de dança. Mantém seu ateliê no Rio de Janeiro desde 1989, atendendo a várias Companhias de Dança e Escolas de Ballet do Brasil e do exterior.

Concebeu figurinos para as mais famosas peças de balé clássico: A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Don Quixote, Giselle, Raymonda, La Bayadè re, O Corsário, e também para diversas peças de Dança Contemporânea.

Trabalhou em diversas produções de coreógrafos como Carlos Moraes, Eleonora Oliosi, Regina Sauer, Victor Navarro, Ricardo Scheir, Heron Nobre, Jorge Teixeira, Henrique Talmah, João Wlamir entre outros.

Trabalhos

Em 2003, foi convidada pelo Festival Internacional de Dança de Joinville para apresentar, pela primeira vez no Brasil, um desfile e uma exposição de trajes para Balé de Repertório, resultado de uma pesquisa sobre o figurino na Dança. O mesmo trabalho foi exposto no evento “Tempo de Arte” em Uberlândia, Minas Gerais, a convite do coreógrafo Tíndaro Silvano.

Foi figurinista responsável pelos trajes da exposição de fotografia em Lisboa, do fotógrafo de dança Alceu Bett. Ê a responsável pelos trajes do acervo particular das primeiras bailarinas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo e Áurea Hammerli.

Desde 2005, cria e concebe figurinos exclusivos da Cia Brasileira de Ballet / RJ, para todo seu repertório clássico tradicional bem como para seu repertório contemporâneo.

Realizou palestras sobre o Figurino na Dança no SESI MINAS em Belo Horizonte e no BALLACE Festival de Ballet Clássico em Salvador, Bahia, em 2007.

Em 2008 criou figurino para a Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil.

Em 2011 executa o figurino para a peça “O Lado B” do Grupo de Dança Dissídio Coletivo – DC, sob direção de João Wlamir.

Em 2010, trabalhou junto ao coreógrafo Ben Huys na parte de figurino, durante a remontagem de “Theme and Variations “ de Balanchine e em 2012 executa o figurino do Grand Pas de Deux de “Don Quixote” para a São Paulo Companhia de Dança.

Em 2013 cria os figurinos de Ana Botafogo para montagem do espetáculo “Cisnes” da Studio3 Cia de Dança, dirigido por Anselmo Zolla.

Atualmente é convidada para participar de diversos Festivais de Dança como comentarista de figurinos.

Links

X