Dança em Rede

Urze Companhia de Dança

  • Categoria: Grupos de dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Carlos
  • Ano de criação: 2006

Histórico

No ano de 2003 teve início o Projeto de Extensão de Dança Contemporânea da UFSCar dirigida pelo coreógrafo Francisco Silva. Deste projeto, alguns integrantes foram convidados a participar/fundar uma companhia de dança, algo que fosse mais compromissado e levasse o nome da UFSCar, representando-a. Três anos depois, em 2006, nasce a URZE Companhia de Dança/UFSCar que contou também com o apoio da Academia Performance, onde os bailarinos ensaiavam aos sábados, domingos e feriados.
A URZE Companhia de Dança é composta por universitários, estudantes de pós-graduação e profissionais que atuam nas mais diversas áreas, sendo a maioria, formados pela UFSCar. A dança é parte fundamental da vida de cada um dos seus integrantes, que procuram administrar o tempo entre aulas, ensaios, trabalho, estudo e demais atividades.
As vivências e experiências pessoais dos próprios bailarinos e de seu coreógrafo costumam ser a inspiração e a base para os trabalhos desenvolvidos pela URZE. Após a estréia com “SINEQUANON”, em 2006, a Companhia levou aos palcos do interior do Estado de São Paulo, de maio a novembro de 2007, os espetáculos “DEJAVÙ”, “DIGITAIS”, “LETITBEATLES” e em parceria com o Grupo de Dança Contemporânea da UFSCar – GDC UFSCar, a versão contemporânea da ópera “CARMEN”. No ano de 2008, também em maio, teve a estréia de “RECÔNDITO” que ficou em cartaz até novembro deste mesmo ano paralelamente com o espetáculo “IN POPULARIS” e em parceria com o GDC UFSCar foi a vez de “KASATO MARU”. Em 2009 estreou “QUIÇÁ” no teatro Florestan Fernandes permanecendo até agosto do mesmo ano e em parceria com o GDC UFSCar, em novembro estreou “E POR FALAR EM SAUDADE”. Em maio de 2010 a URZE estreou “SINA” e paralelamente realizou durante este ano apresentações de enxertos coreográficos do espetáculo “E POR FALAR EM SAUDADE” e de outras coreografias, coroando o final de 2010 com o espetáculo “33 ROTAÇÕES” em parceria com o GDC UFSCar. Em 2011 estreou “ERA UMA VEZ... um conto de fadas reescrito”, além de “AO PÓ” e apresentou nas Tendas Móveis, um projeto cultural da cidade de São Carlos, coreografias dos 5 anos da Urze, terminando este ano com o espetáculo “ESCUTA AQUI”, mais uma parceria com o GDC UFSCar. No final de junho de 2012 estreia o espetáculo “QUÊ LES PUEDO DECIR?”.
Por iniciativa do diretor da URZE Companhia de Dança, nas apresentações no Teatro Florestan Fernandes a entrada é um quilo de alimento. A quantia arrecadada é doada para entidades como a ONG Serviços de Obras Sociais (S.O.S.) Santa Isabel, que administra a Creche Anita Costa e o Albergue Noturno, e a Associação de apoio às pessoas vivendo com HIV/AIDS de São Carlos (EAPA).

Links


Página oficial da Urze: http://www.urzeciadedanca.com.br/

VI Mostra Internacional de Videodança de São Carlos | São Carlos Videodance Festival | VINHETA
http://www.youtube.com/watch?v=Tp5fHZUFHAE&list=UUH_uXg4uGVZPtJhAgiV8MIA&index=1&feature=plcp

V Mostra Internacional de Videodança de São Carlos | São Carlos Videodance Festival | VINHETA
http://www.youtube.com/watch?v=jGNF4hQLgjw&list=UUH_uXg4uGVZPtJhAgiV8MIA&index=3&feature=plcp

You Tube:
IV Mostra Internacional de Videodança de São Carlos | São Carlos Videodance Festival | VINHETA
http://www.youtube.com/watch?v=WSoadJoikYc&list=UUH_uXg4uGVZPtJhAgiV8MIA&index=9&feature=plcp

III Mostra Internacional de Videodança de São Carlos | São Carlos Videodance Festival | VINHETA
http://www.youtube.com/watch?v=Py0kQ_i_rI4&list=UUH_uXg4uGVZPtJhAgiV8MIA&index=10&feature=plcp

(por Carolina Romano de Andrade | Pesquisa SPCD)

Bibliografia

• TÍTULO: TRAJETÓRIA DA URZE COMPANHIA DE DANÇA: MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA DE SÃO CARLOS. AUTORES: Yara Couto – UFSCar; Francisco Silva – UFSCar; Paulo Henrique Zicarelli de Oliveira – UFSCar; Telma Cristiane Gaspari – UFSCar; Patrícia Russo Leite Ribeiro – UFSCar; Marina Silveira Arruda – PUC-SP. Apresentado no VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIII Simpósio Paulista de Educação Física, na UNESP campus de Rio Claro, em 27/05/2011. Tema: Coordenação e Controle de Atividades Motoras e Métodos de Análise Biomecânica.
• TÍTULO: SINA: TRILHANDO OS CAMINHOS DA URZE CIA. DE DANÇA. AUTORES: Telma Gaspari* – Doutoranda (PPGCM/UNESP/Rio Claro); Francisco Silva - Diretor e Coreógrafo (Urze Cia. de Dança/São Carlos); Yara Couto – Doutora (DEFMH/UFSCar); Paulo Zicarelli de Oliveira* – Graduado (Urze Cia. de Dança/São Carlos); Ricardo Angélico* - Doutorando (EESC/USP – São Carlos); Patrícia Russo Leite Ribeiro* – Mestre (GEIC – FEF/UNICAMP); Hélio Márcio Pajeú* – Mestrando (PPGL/UFSCar); *Bailarinos da Urze Cia. de Dança. Apresentado no II Seminário Internacional de Educação Estética, no Auditório da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) / Unicamp
e Salas da Faculdade de Educação, em 25/08/2010.

Videografia

Desde 2007, Francisco Silva vem introduzindo no município de São Carlos outra linguagem da dança bastante atual e ainda pouco divulgada: a videodança. Seus bailarinos fizeram oficinas e desenvolveram alguns estudos nesta área subsidiados por profissionais da mais alta competência. A divulgação desta linguagem ocorre paralelamente aos espetáculos da Companhia no teatro Florestan Fernandes e imediações da biblioteca da UFSCar, SESC São Carlos e CDCC/USP e no ano de 2010 e 2011 também se estendeu para outros municípios: Taquaritinga e Bebedouro. Alguns trabalhos desta natureza dirigidos por Francisco Silva foram premiados. Segue abaixo a relação dos vídeos produzidos:
1. “Las amigas”, versão satírica de trecho coreográfico de Francisco Silva, com orientação para captação de imagem e som e edição de vídeo. Produção coletiva. 2007.
2. “As carneiras”, versão satírica de trecho coreográfico de Francisco Silva e Arilton Assunção, com orientação para captação de imagem e som e edição de vídeo. Produção coletiva. 2007.
3. “Feixe”, laboratório de improvisação orientada para a captação de imagem e som e edição. Produção coletiva. 2007.
4. “Du. O”, laboratório de improvisação orientada para a captação de imagens e som e edição. Produção coletiva. 2007.
5. “Caminhos”, roteiro orientado e direção de Francisco Silva. 2007.
6. “De pés postos”, roteiro orientado e direção de Francisco Silva. 2007. Videodança selecionado e exibido no IV International Dance Film Festival 2008, em Yokohama/Japão e no Videofestival do SESC-São Carlos, 2008.
7. “Lilium”, direção e coreografia de Francisco Silva. 2008. Videodança selecionado e exibido no Videofestival do SESC-São Carlos, 2008 e no Dança em Foco, 2009.
8. “Meia-estação”, direção e coreografia de Francisco Silva, interpretado pela URZE Companhia de Dança. 2010. Vídeo selecionado para o Napolidanza 2010.

Trabalhos

2012: “Qué les puedo decir?”

2011: “Era uma vez”, “Ao Pó”, “Escuta Aqui!”

2010: “Sina”, “33 Rotações”

2009: “Quiçá”, “E por falar em saudade”

2008: “Kasatu Maru”, “In Popularis” e “Recôndito”

2007: “Carmen”, “Digitais”, “Déjà Vu” e “LetItBeatles”

2006: “Sinequanon” - ESTREIA DA CIA
X