Vanilton Lakka

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: MG
  • Cidade: Uberlândia
  • Atividade: Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa
  • Data de nascimento: 09/02/1977

Conteúdo

Vanilto Alves de Freitas, conhecido como Vanilton Lakka, é criador, coreógrafo, intérprete e professor. Mestre em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, com a pesquisa “Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico”, e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição com o estudo O Processo de Transmissão da Breakdance". Sua formação é marcada pela vivência nos universos da Dança de Rua e da Dança Contemporânea. Em suas criações coreográficas destacam-se questões referentes ao uso de técnicas corporais, a formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes e a exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano.

Entre suas principais criações estão “Dúbbio” (2003), “Você, um Imóvel Corpo Acelerado” (2003), “De&hellip

Links

Vídeos oficiais de seus trabalhos estão disponíveis no site www.lakka.com.br"

Bibliografia

va..gar: últimos capítulos da cultura nacional” (2004), “Interferência inacabada...preste atenção no ruído ao fundo” (2007), “O Corpo é a Mídia da Dança? - Outras Partes” (2005/2007), “Sujeito corpóreo” (2013).

Apresentou-se e realizou oficinas na América Latina, Europa, África, em diversos países, tais como Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai, Venezuela, Equador, México, Costa Rica, Cuba, Portugal, Espanha, França, Holanda, Suécia, Suíça, Alemanha e Cabo Verde.

Lakka mantém carreira solo e desenvolve propostas com artistas colabores independentes. Em 2012, iniciou uma nova criação denominada "Mono-Blocos: Ocupação, Ação e Interação na Praça" com patrocínio da Petrobras. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Viçosa."

Trabalhos

“Dúbbio” (2003), “Você, um Imóvel Corpo Acelerado” (2003), “De…va..gar: últimos capítulos da cultura nacional” (2004), “Interferência inacabada...preste atenção no ruído ao fundo” (2007), “O Corpo é a Mídia da Dança? - Outras Partes” (2005/2007), Sujeito Corporeo" (2013), "Mono-blocos" (2013)."
X