Dança em Rede

Ana Cristina Carvalho Pereira

    Histórico

    Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Dança e do curso Pedagogia do Movimento, ambos da Escola de Belas Artes - UFMG. Bailarina e maitre de dança. Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, mestrado em Educação Tecnológica (Linguagem e Cognição) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2005) e doutora pela UFMG, com foco em Processamento da Linguagem (gesto e cognição| 2010).

    Ê membro da Associação Brasileira de Pesquisa, pós-graduada em Artes Cênicas e assessora das Proposições Curriculares da Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte. Coordena na Escola de Belas Artes - UFMG o Programa de Extensão Artes Cênicas: Ações Formativas e os projetos de Extensão Linguagem Corporal na Educação Infantil e Profissionalização da Dança. Mantém o site GESTOLab, desde 2013. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, linguagem corporal e cognição, ensino de dança e educação infantil.

    Bibliografia

    ARTIGOS PUBLICADOS:
    PEREIRA, A. C. C. . Gesto. WIKI Psicolinguística, v. 1, p. 1-4, 2010.
    Citações: 1
    PEREIRA, A. C. C. . Memória, identidade e formação do profissional de dança. Caderno de Encenação, v. 2, p. 101-105, 2009.
    PEREIRA, A. C. C. . Analogias e metáforas como mediação cognitiva na aprendizagem do balé: uma releitura com base na teoria de redes de integração conceitual. Intercâmbio (CD-ROM), v. XVI, p. 1-16, 2007.
    PEREIRA, A. C. C. ; CARVALHO, E. M. . Aprendizagem significativa e o uso de metáforas no ensino de balé. Indivisa, Boletín de Estudios e Investigación, v. VIII, p. 167-177, 2007.
    PEREIRA, A. C. C. . Ontem e Hoje: escola, corpo e dança. Educação em Foco (Juiz de Fora), Belo Horizonte, v. 1, n.2, p. 7-13, 2006.
    PEREIRA, A. C. C. ; NAGEM, R. L. ; CARVALHO, E. M. . Linguagem e cognição: analogias e metáforas no ensino da dança clássica. Educação & Tecnologia, v. 9, p. 54-54, 2004.
    PEREIRA, A. C. C. . Da mitologia grega aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a arte da dança e sua importância no processo da formação humana. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 09, p. 58-63, 2003.
    PEREIRA, A. C. C. . Na escola também se dança. AMAE Educando, Belo Horizonte, v. 318, p. 46-46, 2003.
    FERREIRA, M. L. ; PEREIRA, A. C. C. ; SILVA, V. C. A. . Reflexos da modernidade nas políticas de Educação Superior: o caso brasileiro. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 08, p. 68-80, 2002.
    PEREIRA, A. C. C. . Oficinas de arte: quem não gosta. AMAE Educando, Belo Horizonte, v. 312, p. 18-19, 2002.
    PEREIRA, A. C. C. . Dança: uma nova linguagem na escola. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 07, p. 09-13, 2001.
    LIVRO:
    PEREIRA, A. C. C. (Org.) . Dança: cartografia do sensível: corpos em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: PIBID/FAE/UFMG, 2013. v. 1. 52p .

    Links

    Coordenadora do GestoLab:
    http://dancaufmg.wix.com/gestolab

    O laboratório de Estudos do Gesto e Cognição (GESTOLab), criado 20/06/2013 e coordenado pela Professora Ana Cristina C. Pereira, na Escola de Belas Artes da UFMG, busca dar condições aos seus integrantes de vivenciarem um espaço catalisador de processo de construção de conhecimento na área de arte a partir da experimentação, discussão e reflexão de investigações sobre as relações entre gesto e embodied cognition.


    (Por Graziela Corrêa de Adrade| Pesquisa SPCD)" 679
    X