Dança em Rede

Anselmo Zolla

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: Bebedouro
  • Atividade: Coreógrafo
  • Atividade: professor

Histórico

Começa a dançar com o professor Mauro Pena em sua cidade natal, Bebedouro, a 381 km de São Paulo, e, posteriormente, tem aulas com Patty Brown e Luciana Junqueira.

Aos 16 anos, muda-se para São Paulo e, em 1987, passa estudar no Ballet Stagium, onde se torna professor após conquistar formação em balé clássico, dança moderna e Jazz.

Começa a carreira de bailarino na Dançarte Cia de Dança, de Ribeirão Preto, para a qual idealiza sua primeira coreografia, Essa Mulher", em 1989.

Em 1991, muda-se para a Suíça, e, depois, para a Alemanha, onde atua como bailarino do Teatro de Kaiserslautern e do Teatro de Wiesbaden.

Nos oito anos em que permanece no exterior, Zolla cria obras não apenas para sua própria companhia, a Azet Dance Company, como também para o Teatro de Heidelberg, Teatro de Manheimem e Teatro de Kaiserslautern.

De volta ao Brasil, em 1999, assume os cargos de diretor-adjunto do Balé da Cidade de São Paulo e de diretor artístico assistente da Quasar Cia de Dança, em Goiás, além de também atuar como assistente de direção e coreografia na Cia. de Dança Deborah Colker.

Em 2004, ao lado de Vera Lafer, funda a Cia. Sociedade Masculina, da qual é diretor artístico até hoje. A partir de 2006, ocupa a mesma função na Studio 3 Cia. de Dança.

Entre outros trabalhos, foi convidado para coreografar para Cia de Danças de Diadema, Balé do Estado de Goiás, Cia de Danças Lina Penteado, Distrito Cia de Dança, Staccato SP Cia de Dança, Cia de Dança do Amazonase Balé da Cidade de São Paulo.

Em paralelo à carreira de coreógrafo e diretor, também dá aulas no Studio 3 e atua como jurado e professor de dança contemporânea em vários festivais de dança em todo o Brasil e também no exterior."

Trabalhos

Stoned (1999)

"Dalida" (2004)

"Valsa" (2005)

"Voo Branco" (2005)

"Quinteto" e "Quarteto" (2005)

"Soneto para um" (2006)

"Villa" (2009)

"Para Todo o Sempre" (2009)

"Samba (Suor Brasileiro)" (2010)

"Martha Graham - Memórias" (2010)

"Os Cisnes" (2010)

"Teu Corpo Ê Meu Texto" (2012)"

Links

Site pessoal de Anselmo Zolla

(por Amanda Queirós | Pesquisa SPCD)" 668
X