Dança em Rede

Flávio Sampaio

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: CE
  • Cidade de origem: Paracuru
  • Atividade: Coordenador da Área de Dança da Escola Porto Iracema das Artes
  • Atividade: diretor da Paracuru Cia de Dança
  • Atividade: professor
  • Data de nascimento: 05/08/1955

Histórico

Flávio Sampaio é natural de Paracuru, cidade do litoral oeste cearense. Fundador da Escola de Dança de Paracuru e criador do Colégio de Dança do Ceará, Flávio é ex-bailarino e maitre do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da escola do Balé Bolshoi em Joinville, tendo passado ainda por diversos centros de dança em cidades como Paris e Varsóvia.

Flávio começou a dançar aos 6 anos, nas areias da praia de Paracuru. Já adolescente, em 1974, foi aluno da Escola de Danças Clássicas do SESI, em Fortaleza, sendo orientado por mestres como Dennis Gray e Jane Blauth.

Flávio nunca havia tido contato com o ensino formal da dança, mas conseguiu formar-se no ano seguinte, reconhecido como melhor aluno. Foi premiado com um mês de workshops no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi ainda professor no Balé Teatro Guaíra, de Curitiba, aluno e maitre do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde permaneceu por 20 anos. Professor convidado de diversas companhias no Brasil e exterior, foi um dos autores da reestruturação da Faculdade de Dança da UniverCidade-RJ.

Em 2000, após longo período na Europa e no sudeste do país, ele retornou à cidade natal para fortalecer suas raízes. Conheceu um grupo de jovens que queriam ser orientados nos passos de forró e sugeriu que os garotos conhecessem um pouco do balé clássico. Surgiu então a Paracuru Cia. de Dança, que já foi coreografada por artistas como Cláudio Bernardo e Henrique Rodovalho. Hoje, os bailarinos da Companhia compõem o corpo docente da Escola de Dança de Paracuru, projeto social desenvolvido desde 2003, que oferece curso de formação de bailarinos, arte-educadores e coreógrafos.

Com a estada prolongada no Ceará, Flávio fundou a Faculdade de Dança da Universidade Gama Filho e foi diretor artístico da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Atualmente coordena o Projeto Dançar Paracuru, que reúne a Escola, a Companhia e a Mostra de Dança. Convidado do Governo do Estado de São Paulo para o projeto “Notáveis da Dança”, recebeu da Fundação Itaú Cultural o Prêmio “Rumos Educação” 2011/2012.

Flávio é ainda autor dos livros Ballet Essencial (1991) e Balé Passo a Passo (2013), resultado de sua constante pesquisa sobre a terminologia da dança clássica.

Bibliografia

SAMPAIO, Flávio Ballet Essencial. Editora Sprint. Rio de Janeiro, 1996.

SAMPAIO, Flávio. Balé Passo a Passo – História , Técnica e Terminologia. Editora xxx, 2013.

Videografia

Documentário sobre o professor Flávio Sampaio, no projeto Memória Viva:
http://www.youtube.com/watch?v=vRRZOksy43E

1º programa da série: Brasileiros, da TV Globo:
http://www.youtube.com/watch?v=vHOAipplF0g"
X