Dança em Rede

Barak Marshall

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: EUA
  • Atividade: Coreógrafo
  • Ano de criação: 2020

Histórico

Foto: USC Glorya Kaufman School of Dance

 

Barak Marshall é coreógrafo e um profissional considerado inovador na dança israelense. Filho da bailarina e musicista Margalit Oved, ele nasceu e cresceu em Los Angeles e se formou em Ciências Sociais e Filosofia em Harvard. Em 1995, ele produziu seu primeiro trabalho no mundo da dança, “Aunt Leah”, e ganhou o primeiro prêmio no concurso Shades of Dance Choreography do Suzanne Dellal Centre.

Em 1998, com “Emma Goldman’ wedding”, Barak foi premiado no Paris Bagnolet Competition, antes de sair em turnê pela Europa com sua própria companhia. Com ela, o coreógrafo teve suas performances apresentadas na Lyon’s Bienale de la Danse, Paris, no Theatre de la Bastille e na Berlin’s Haus der Kulturen der Welt.

No ano seguinte, ele foi o primeiro coreógrafo residente da Batsheva Dance Company, convidado por Ohad Naharin, diretor artístico da cia. de dança israelense. Até 2001, realizou coreografias para as duas companhias, a dele e a de Israel. Mas, nesse mesmo ano, ele teve sua carreira interrompida após quebrar a perna.

Sete anos depois do acontecido, em 2008, o centro de dança de Israel Suzanne Dellal Centre fez uma parceria com Marshall, esta, por sua vez, dura até os dias de hoje. Os três últimos trabalhos do coreógrafo, “Monger”, “Rooster” e “Wonderland”, foram agraciados pelas críticas e apresentados mais de 200 vezes. Estiveram presentes em festivais de dança como: Festival de Dança de Montpellier, Dance Umbrella de Londres, Jacob’s Pillow, Royce Hall da UCLA, Festival STEPS da Suiça, Holanda Festival de Dança, Maison de la Danse de Lyon. Além disso, suas produções foram reproduzidas em países como: China, Espanha, Romênia, Itália, Iugoslávia, Croácia, Ucrânia, Azerbaijão e Coréia do Sul.

PRÊMIOS

  • Ganhou com “Aunt Leah” o primeiro prêmio no concurso Shades of Dance Choreography do Suzanne Dellal Centre;
  • Com “Emma Goldman’ wedding” ganhou o Prêmio Prix d’Auteur, o Prêmio Bonnie Byrd de Nova Coreografia e o Prêmio Nacional ADAMI;
  • Ganhou o Prêmio Lester Horton de Coreografia de Destaque;
  • Com “Symphony of Tin Cans” recebeu o The Creative Capital em Nova Iorque;
  • Recebeu o primeiro prêmio no Joyce Foudation’s Award Show.

Trabalhos

“Aunt Leah”, “Emma Goldman’ wedding”, “Symphony of Tin Cans”, “Monger”, “Rooster” e “Wonderland”.

Bibliografia

https://www.cisnenegro.com.br/?people=barak-marshall

https://www.hollywoodbowl.com/musicdb/artists/3397/barak-marshall

https://pt-br.facebook.com/notes/1922188347813741/

https://en.wikipedia.org/wiki/Barak_Marshall

X