Dança em Rede

Bruna Gaglianone

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: MA
  • Data de nascimento: 26/12/2023

Histórico

Atividade atual: Bailarina do corpo de baile do Bolshoi Ballet
Cidade natal: Caxias - Maranhão (Brasil)
Bruna Gaglianone. Foto: Divulgação
Bruna Gaglianone em pas de deux de Giselle, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação
Bruna Gaglianone em pas de deux de Giselle, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação
Bruna Gaglianone como noiva napolitana, O lago dos cisnes, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação
Bruna Gaglianone como noiva napolitana, O lago dos cisnes, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

Biografia

Bruna Gaglianone nasceu em Caxias, no Maranhão, e bem pequena mudou-se para São Luís, onde começou a fazer aulas de ballet aos 8 anos de idade. Por incentivo de sua professora, prestou audição para entrar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e passou. Aos 13, no seu segundo ano de curso, ganhou o Prêmio Galina Ulanova; além de conhecer o teatro na Rússia, ganhou bolsa integral até o fim dos seus estudos, pois na época a escola não era gratuita a todos os alunos.

Ao se formar, ingressou na Cia Jovem Bolshoi Brasil. Em 2011, participou de uma audição para bailarinos estrangeiros no Teatro Bolshoi, na Rússia. Passou e, desde 2012, é bailarina do corpo de baile da companhia.

Principais trabalhos

No Bolshoi Ballet, alguns de seus trabalhos mais importantes foram Mercedes e amigas de Kitri em Dom Quixote (2016), de Alexei Fadeyechev depois de Marius Petipa (1818-1910) e Alexander Gorsky (1871-1924); Noiva italiana em O Lago dos Cisnes (2001), Henriette em Raymonda (2003) e Boneca Indiana em O Quebra-Nozes (1966), de Yuri Grigorovich; Pas de deux em Giselle (1987), de Yuri Grigorovich depois de Marius Petipa (1818-1910), Jean Coralli (1779-1854) e Jules Perrot (1810-1892); Fada Canário em A Bela Adormecida (2011), de Yuri Grigorovich depois de Marius Petipa (1818-1910); Primeira variação das sombras, Solista de Dança dos Tambores e Gumpe em La Bayadère (2013), Yuri Grigorovich depois de Marius Petipa (1818-1910); Amigas de Julieta em Romeu e Julieta (2011), de Alexei Ratmansky; Papel principal de Esmeraldas em Jewels (1967), de George Balanchine (1904-1983); Couple in Red em Forgotten Land (1981), Jirí Kylián; e 3 Tobacco Girls em Carmen Suite (1967), de Alberto Alonso (1917-2007); Guadalquivir em A filha do Faraó (2000), de Pierre Lacotte depois de Marius Petipa (1818-1910); Amigas de Coppélia em Coppélia (2009), de Sergei Vikharev (1962-2017) depois de Marius Petipa (1818-1910) e Enrico Cecchetti (1850-1928); e Youg Shepherdess em Winter’s Tale (2014), de Christopher Wheeldon.

Na mesma companhia, também dançou Ivan, o terrível (1975), Spartacus (1968) e The Golden Age (1982), de Yuri Grigorovich; Giselle (2019), de Alexei Ratmansky depois de Marius Petipa (1818-1910), Jean Coralli (1779-1854) e Jules Perrot (1810-1892); A Hero of Our Time (2015), de Yuri Possokhov; Ondine (2016), de Vyacheslav Samodurov; A Dama das Camélias (1978), de John Neumeier; Artifact (1984), de William Forsythe; Onegin (1965), de John Cranko (1927-1973); Études (1952), de Harald Lander (1905-1971); e La Sylphide (2003), de Johan Kobborg depois de August Bournonville (1805-1879).
 

Bibliografia

(Cássia Pires | Pesquisa SPCD)

Videografia

Dança napolitana, O Lago dos Cisnes, Bolshoi Ballet
<https://www.youtube.com/watch?v=etZFgzpckRY>

Trecho de Forgotten Land, Bolshoi Ballet
<https://www.youtube.com/watch?v=l5_00D_CZc4>

Pas de deux, Spartacus, Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
<https://www.youtube.com/watch?v=-cERuU8Wx9M>

 

Verbete editado por:

Atualizado (DEZEMBRO 2020)
X