Dança em Rede

Ivonice Satie

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: Bilac
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Coreógrafa
  • Data de nascimento: 17/11/1950
  • Data de falecimento: 12/08/2008

Histórico

Nascida em 1950, Ivonice Satie iniciou sua formação na Escola Municipal de Bailados de São Paulo aos 9 anos.

De 1968 a 1981 participou do Corpo de Baile Municipal, atual Balé da Cidade de São Paulo, como bailarina, assistente de coreógrafo e diretora artística assistente. Em 1977 recebeu os prêmios APCA e Governador do Estado, como melhor bailarina do ano. Em 1983 a 1989 integrou o Balé do Grand Theatre de Genebra quando excursionou por vários países como França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Argentina, Brasil, Itália e outros. Ainda em 1983 conquistou o 1º prêmio no 7º Concurso Internacional de Coreografia de Nyon, com a sua coreografia Shogun.

Foi Diretora Artística do Balé da Cidade de São Paulo de 1993 a 1996. Em 1995 criou a Companhia de Danças de Diadema, em projeto que abrange, além da ampla formação artística dos bailarinos, o trabalho de integração na comunidade através das múltiplas oficinas que ministra. Em 1996, com Shogun, ganhou o 2º lugar no Concurso Internacional de Varna, na Bulgária, o Grand Prix Brasil de Dança pela Promodança, e o prêmio Aplauso, pelo Sindicato dos Artistas de São Paulo.

Foi coreógrafa convidada no Jeune Ballet de France, no Teatro da Cidade de Wiesbaden, na Alemanha, no Croatia National Ballet, em Zagreb, na Croácia, no Genè ve Junior Ballet, na Suíça, no San Francisco Ballet e na Maximum Dance Company, nos EUA, e no Brasil, nas companhias de Dança Cisne Negro, Fernando Bujones, Terra Nova, Lina Penteado, Balé da Cidade de São Paulo, Cia. de Danças de Diadema, e Roda Viva - Cia de Danças Sobre Rodas.

De julho de 1999 a fevereiro de 2001 foi Diretora Artística do Balé da Cidade de São Paulo pela segunda vez, quando criou a Cia 2 do BCSP e promoveu a 1ª Mostra de Dança do Teatro Municipal. Em 2000 ganhou a Medalha do Mérito Artístico da Dança, conferida pelo Conseil International de la Danse, da UNESCO. Foi Diretora Artística do CDA - Companhia de Dança do Amazonas (2002-2003), Membro do Conselho Consultivo do Festival de Joinville e, até sua morte, era co-diretora artística do Studio3 – Espaço de Dança e da Cia. Sociedade Masculina.

Em 2008 foi uma das personalidades retradas no documentário da série Figuras da Dança, com direção de Inês Bogéa e Antônio Carlos Rebesco. O download do texto biografico, escrito por Inês Bogéa, pode ser feito aqui: http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/folhetos_figuras_da_danca.php




Trabalhos

Obras:

Shogun
Valsa Sem Nome
Retrato
Criação/Kronos
Yin
Grito Verde
Saga
Conjunção
Tomiko
Soneto Para Um
O Cisne







Bibliografia

Documentário Ivonice Satie - Figuras da Dança | Direção Inês Bogéa e Antônio Carlos Rebesco | São Paulo Companhia de Dança, SP, 2008

Links

http://www.ivonicesatie.com/

(Pesquisa SPCD)

" 17
X