Dança em Rede

Jacy Jambay

  • Data de nascimento: 07/06/1937

Histórico

Jacy Jambay iniciou seus estudos com Lélia Simões, Consuelo Rios e Tatiana Leskova. Foi contemplada com uma bolsa de estudos e passou dois anos em Nova York, estudando no Metrolitan Opera House, sob a direção de Antony Tudor e Margaret Craske. Além destes dois grandes mestres, trabalhou também com MME. Pereyeslavec e Leon Danilien.

Retornando ao Brasil, formou-se pela Escola de Danças do Theatro Municipal e ingressou no Ballet do Rio de Janeiro sob a direção de Dalal Achcar, onde iniciou sua carreira profissional com o balé Giselle, que teve como bailarinos convidados, Margot Fonteyn e Michael Somes.

Com esta companhia, percorreu a Europa em tournè e com um programa inteiramente brasileiro, apresentando-se na Espanha, Portugal, Itália, Escócia e tendo, inclusive, dançado em um espetáculo de gala para a Rainha da Inglaterra.

De volta ao Brasil, ingressou no Corpo de Baile do Theatro Municipal, onde trabalhou sob a direção de Tatiana Leskova, William Dollar, Héctor Zaraspe, George
Skibine e Oscar Araiz.

Trabalhos

No Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a direção de Tatiana Leskova, foi solista nos balés: Coppélia (amigas), Giselle (amigas no 1° ato e duas Willis no 2° ato) e Os Comediantes. Dançou uma série de balés e óperas com coreografias de Dennis Gray.

Sob a direção de William Dollar, apresentou-se como solista nos balés: Constância, Concerto de Mendelssohn e Sebastian. Nesta época, também dançou em balés na televisão e em shows do Copacabana Palace, como por exemplo: SKINDÔ" com coreografia da americana Sônia Shaw e "O TEU CABELO NÃO NEGA", montado por Carlos Machado e coreografado por Juan Carlos Benardi.

Em 1967, convidada por William Dollar, dançou com o Ballet Nacional da Venezuela, os balés Pas de Quatre e Concerto de Mendelssohn.

Novamente no Brasil, ingressou na Companhia Brasileira de Ballet, sob a direção de Arthur Mitchell. No ano de 1969, tendo seu marido Ceme Jambay, sido convidado a dirigir o recém formado Corpo de Baile do Teatro Guaíra em Curitiba, nas funções de Maître,
coreógrafo e Primeiro Bailarino, aceitou o convite para atuar corno sua assistente e Primeira Bailarina, tendo permanecido lá até 1971.

Com esta companhia, dançou os seguintes Pas de Deux, coreografados ou adaptados por Ceme Jambay: Casse-noisette, Grand Pas Classique, Don Quixote, Corsário e Romeu e Julieta.

De volta ao corpo de baile do Theatro Municipal, então sob a direção de Héctor Zaraspe, dançou Pas de Quatre (Lucile Grahn) e Les Sylphides (Valsa).

Sob a direção de George Skibine: Três ninfas em Daphins et Chloé e Princesas, em Pássaro de Fogo. E sob direção de Oscar Araiz, fez o Pas de Trois de Magnificat.

Excursionou pelos estados brasileiros com o corpo de baile, sob a direção de Helba Nogueira, dançando Pas de Quatre, Melodia de Gluck (Pas de Deux) e Bodas de Aurora.

Em 1977, juntamente com Ceme Jambay dirigiu a Escola de Balé do SESI em Brasília, a convite de Dennis Gray. Posteriormente, começa a lecionar em academias do Rio de Janeiro e de Niterói: Academia de BaIlet Theresinha Goulart , Ballet Claudia Araújo e Academia Renée Simon.

Em 1982, convidada por Lydia CostaIlat, ingressa como professora na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, onde desenvolveu um trabalho próprio para técnica de pontas, baseado nos ensinamentos de seu marido Ceme Jambay e adaptados para ponta.

Foi professora da Companhia de Dança Deborah Colker durante oito anos. Atualmente, continua seu ofício como professora dos anos técnicos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, usando o trabalho que desenvolveu em suas aulas de ponta, com a permissão e apoio da atual diretora Maria Luisa Noronha."

Videografia

Vídeo/documentário sobre a trajetória da bailarina e professora Jacy Jambay e sobre a sua metodologia de Técnica de Pontas, fundamental para o fortalecimento de pés e tornozelos das bailarinas.
Realizado e produzido pelas alunas Formandas de 2008 da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa:

PARTE 1:

http://www.youtube.com/watch?v=vd5zo5PdDZ4


PARTE 2:

http://www.youtube.com/watch?v=kOYWXhPIhzk


"

Links












(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa) 312
X